Sendo 11.090 para a graduação e 7.010 para pós-graduação, além de 25 novos polos de apoio presencial do programa
O governador Elmano de Freitas (PT) divulgou a abertura de 18.430 novas vagas de educação à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo 11.090 para a graduação e 7.010 para pós-graduação, além de 25 novos polos de apoio presencial do programa. A solenidade de anúncio do programa aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio da Abolição.
As vagas serão ofertadas em cursos de licenciatura pelas instituições: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
VEJA A DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR UNIVERSIDADE:
Uece - 6.560 vagas;
UVA - 3.210 vagas;
Urca - 1.530 vagas;
IFCE - 2.700 vagas;
UFCA - 2.300 vagas;
Unilab - 2.130 vagas.
Os municípios contemplados com o lançamento dos 25 novos polos são: Acopiara, Aquiraz, Aracati, Assaré, Baturité, Cascavel, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Parambu, Pires Ferreira, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
Com o lançamento, o Ceará passará a contar com 65 polos da UAB. As unidades estão vinculadas e sob supervisão geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em âmbito estadual. Os polos oferecem cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) voltados, principalmente, à formação de professores e agentes públicos.
As aulas ministradas serão divididas entre as modalidades síncronas e assíncronas, a depender da metodologia de cada curso, e 30% da carga horária ocorrerá em modo presencial.
EDITAIS EM AGOSTO
Segundo o governador, os editais para seleção dos novos alunos devem ser lançados pelas respectivas universidades até agosto. O processo seletivo será aberto para qualquer brasileiro apto a ingressar no ensino superior.
Ainda conforme Elmano, os cursos a serem ofertados por cada polo serão definidos em negociação com os municípios.
"Não é uma definição nossa e, sim, a partir de estudo de carência profissional, porque o Universidade Aberta tem como sentido a formação para a gestão pública. Então, à medida que isso seja dialogado, [ocorra] um diagnóstico que a própria universidade faz para a região onde ela vai atender, ela faz uma negociação com o prefeito", explicou.
As novas vagas e os novos polos são resultado do Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que visa ampliar as vagas em cursos do programa UAB no País.
Os cursos funcionam a partir de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, envolvendo, ainda, instituições de educação superior públicas, em polos de apoio presencial localizados nas cidades. Atualmente, no Ceará, já existem polos UAB nos municípios de:
Acaraú
Amontada
Aracoiaba
Barbalha
Beberibe
Boa Viagem
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Canindé
Caucaia
Crateús
Fortaleza
Icó
Iguatu
Ipueiras
Itapipoca
Itarema
Jaguaribe
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Maracanaú
Maranguape
Mauriti
Missão Velha
Meruoca
Orós
Pedra Branca
Piquet Carneiro
Quiterianópolis
Quixadá
Quixeramobim
Redenção
Russas
Santa Quitéria
São Gonçalo do Amarante
Sobral
Tauá
Ubajara
(Com informações do Diário do Nordeste)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_07_2024
PORQUE NÃO ESTÁ VIRTUALMENTE DEFINIDO QUEM VAI GANHAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024, EM MARACANAÚ? QUE A POPULAÇÃO, PARA SE LIVRAR DO GRUPO QUE ESTÁ HÁ DUAS DÉCADAS NO PODER, PARECE QUE NÃO VAI CAIR NO GOLPE ARQUITETADO PARA QUEM ESTÁ DESDE 2005 NA PREFEITURA PERMANEÇA E CHEGUE A CERCA DE 1/4 DE UM SÉCULO NA GESTÃO MUNICIPAL; POIS CADA VEZ MAIS PIORA OS SERVIÇOS PÚBLICOS, VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DENTRE OUTRAS COISAS
Quando um ciclo político está se aproximando do final, percebe-se que quem está muito tempo no poder faz de tudo que é “jogada política” para ganhar sobrevida por mais alguns anos. Na maior “cara de pau” resolve se aliar com quem um dia desse era adversário ferrenho. Para poder ludibriar o eleitorado e ganhar mais uma eleição. Contudo, pode não conseguir. Já que o eleitorado, quando há décadas está vivenciando um mesmo grupo gerindo a sua esfera pública (Município, Estado e País), e a Saúde, Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, etc deixando cada vez mais a desejar, não tem quem evite a mudança. Às vezes sendo uma grande surpresa a chegada de um novo ciclo já que a estrutura do grupo continuísta era perfeita para mais uma reeleição, devido o arranjo eleitoral, parecido com um golpe, realizado há meses antes da eleição. Porque a população pode ser enganada em muitas eleições, mas nunca eternamente. Mesmo que quem quer se perpetuar faça as negociatas mais sacanas possíveis. Isso porque o eleitorado já estar bem entendido que não adianta mais dar mais um mandato a um grupo político que há décadas no poder, parece não ter aprendido a governar da forma devida. Então o eleitorado se separa mesmo desta união tóxica. Por mais que o grupo, meses antes de uma eleição, queira demonstrar que no próximo mandato vai ser diferente. Pois agora estar aliado com quem era adversário político há pouco tempo. E também porque agora está se aliando ao Governo do Estado, que durante décadas, enquanto o grupo desgastado esteve frente a uma Prefeitura não se aliou um minuto. O POVO DA CIDADE PREFERE É QUE EM UM NOVO CICLO, O NOVO MAIOR LÍDER POLÍTICO CAMINHE JUNTO COM O GOVERNO DO ESTADO, AO INVÉS DE CONTINUAR SENDO ENGANADO POR UM EGOCÊNTRICO MILIONÁRIO QUE NEM NA CIDADE MORA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário