Quando me levanto, fico fraco e tonto; o que pode ser?

Para evitar que esses sintomas sejam ainda mais perigosos e possam provocar quedas, quando você estiver sentindo fraqueza ou tontura, as orientações básicas são:


Quando nos levantamos após um longo período deitados, especialmente se essa ação for feita de forma rápida, o corpo precisa, também de forma ágil, levar sangue até o cérebro. Porém, em alguns casos, ele não consegue fazer esse transporte na velocidade ideal, o que causa os sintomas de fraqueza, tontura e até desmaios.


Essa dificuldade de levar o sangue também pode estar relacionada a alguma condição cardiovascular, como queda da pressão arterial, arritmias ou perda da regulação do sistema nervoso autônomo (aquele que regula a pressão e a frequência cardíaca), principalmente se junto com esses sintomas surgir visão escura, palidez, suor frio e sensação de desfalecimento.


Por isso, o ideal é buscar ajuda médica, para que o profissional possa pedir todos os exames cabíveis para chegar a uma conclusão e indicar o melhor tratamento.


Para evitar que esses sintomas sejam ainda mais perigosos e possam provocar quedas, quando você estiver sentindo fraqueza ou tontura, as orientações básicas são:


▪︎ Levante-se aos poucos, da posição deitada para sentada e da sentada para em pé, aguardando alguns segundos para concluir cada etapa.


▪︎ Se a tontura ocorrer, retorne para posição anterior e peça ajuda.


▪︎ Caso tenha sensação de desmaio, deite-se imediatamente e eleve as pernas. Isso pode prevenir que a o desmaio com perda de consciência ocorra.


▪︎ Além disso, no dia a dia também é importante manter uma boa hidratação e evitar jejum prolongado.


Vale ressaltar que, embora a tontura ao se levantar seja algo comum, não deve ser considerada como normal. Por isso, mais uma vez, é muito importante procurar uma ajuda profissional para o correto diagnóstico e prevenção de complicações mais sérias. 


Fontes: Alex Baeta, neurologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Eduardo Melo, neurologista do HC-UFPE (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, ligado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares); Natan Chehter, clínico geral e geriatra do Hospital Estadual Mário Covas, em São Paulo.


(Com informações do UOL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_07_2024

PORQUE NÃO ESTÁ VIRTUALMENTE DEFINIDO QUEM VAI GANHAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS  2024, EM MARACANAÚ? QUE A POPULAÇÃO, PARA SE LIVRAR DO GRUPO QUE ESTÁ HÁ DUAS DÉCADAS NO PODER, PARECE QUE NÃO VAI CAIR NO GOLPE ARQUITETADO PARA  QUEM ESTÁ DESDE 2005 NA PREFEITURA PERMANEÇA E CHEGUE A CERCA DE 1/4 DE UM SÉCULO NA GESTÃO MUNICIPAL; POIS  CADA VEZ MAIS PIORA OS SERVIÇOS PÚBLICOS, VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DENTRE OUTRAS COISAS 

Quando um ciclo político está se aproximando do final, percebe-se que quem está muito tempo no poder faz de tudo que é “jogada política” para ganhar sobrevida por mais alguns anos. Na maior “cara de pau” resolve se aliar com quem um dia desse era adversário ferrenho. Para poder ludibriar o eleitorado e ganhar mais uma eleição. Contudo, pode não conseguir. Já que o eleitorado, quando há décadas está vivenciando um mesmo grupo gerindo a sua esfera pública (Município, Estado e País), e a Saúde, Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, etc deixando cada vez mais a desejar, não tem quem evite a mudança. Às vezes sendo uma grande surpresa a chegada de um novo ciclo já que a estrutura do grupo continuísta era perfeita para mais uma reeleição, devido o arranjo eleitoral, parecido com um golpe, realizado há meses antes da eleição. Porque a população pode ser enganada em muitas eleições, mas nunca eternamente. Mesmo que quem quer se perpetuar faça as negociatas mais sacanas possíveis. Isso porque o eleitorado já estar bem entendido que não adianta mais dar mais um mandato a um grupo político que há décadas no poder, parece não ter aprendido a governar da forma devida. Então o eleitorado se separa mesmo desta união tóxica. Por mais que o grupo, meses antes de uma eleição, queira demonstrar que no próximo mandato vai ser diferente. Pois agora estar aliado com quem era adversário político há pouco tempo. E também porque agora está se aliando ao Governo do Estado, que durante décadas, enquanto o grupo desgastado esteve frente a uma Prefeitura não se aliou um minuto. O POVO DA CIDADE PREFERE É QUE EM UM NOVO CICLO, O NOVO MAIOR LÍDER POLÍTICO CAMINHE JUNTO COM O GOVERNO DO ESTADO, AO INVÉS DE CONTINUAR SENDO ENGANADO POR UM EGOCÊNTRICO MILIONÁRIO QUE NEM NA CIDADE MORA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.















Comentários