Covid tem impacto no cérebro semelhante à esquizofrenia, diz estudo

A pesquisa mostrou que ambas as doenças aceleram o envelhecimento cerebral e aumentam o risco de diabetes


Um estudo chefiado por brasileiros aponta que a Covid-19 ataca o cérebro de forma muito semelhante à esquizofrenia. A pesquisa mostrou que ambas as doenças aceleram o envelhecimento cerebral e aumentam o risco de diabetes.


A investigação foi conduzida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto D’Or e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) e publicada nesta sexta-feira (19/7) na revista European Archives of Psychiatry.

A ciência já havia observado que pessoas com esquizofrenia tinham risco maior de apresentar a forma grave da Covid-19. Foi justamente para entender essa correlação que os pesquisadores iniciaram o estudo e acabaram descobrindo várias semelhanças entre elas.

Os pesquisadores compararam cérebros de pessoas que morreram de Covid-19 com os de indivíduos que tinham esquizofrenia. Eles identificaram as proteínas presentes nos órgãos dos voluntários, tanto nos de óbitos causados pela doença respiratória como nos de pacientes que tinham o transtorno.

“Nós esperávamos encontrar mais diferenças do que semelhanças, já que uma das condições é uma infecção viral aguda e a outra é uma doença que acontece desde o neurodesenvolvimento, com base genética, mas observamos o contrário”, afirma o pesquisador Daniel Martins-de-Souza, da Unicamp, autor principal do estudo, em entrevista à Agência Bori.

Impactos semelhantes das doenças no cérebro

O pesquisador destaca que ambas as doenças criam estados inflamatórios que aceleram o envelhecimento cerebral e modificam os processos de comunicação do cérebro com o organismo. A longo prazo, essa combinação pode contribuir para deficiências cognitivas e sintomas psiquiátricos.

“A infecção do vírus mostra um potencial de dessintonizar a maquinaria cerebral, deixando a pessoa mais propensa a eventos psiquiátricos e, aparentemente, também aos neurodegenerativos”, completa o autor.

Uma preocupação de Martins-de-Souza é que, em pessoas com esquizofrenia, esses efeitos demoram 20 ou 30 anos para causar os sintomas mais graves de confusão mental, mas a Covid-19 pode fazer isso ocorrer ainda mais rápido. Por isso, os pesquisadores pedem que mais investigações sejam feitas.

O estudo também descobriu que a Covid-19 e a esquizofrenia podem aumentar, de forma semelhante, o risco de diabetes. Elas alteram a forma como o corpo processa os carboidratos, especialmente a glicose, atrapalhando a forma como o organismo controla o quanto de açúcar circula.

(Com informações do Metrópoles)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_07_2024

PORQUE NÃO ESTÁ VIRTUALMENTE DEFINIDO QUEM VAI GANHAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS  2024, EM MARACANAÚ? QUE A POPULAÇÃO, PARA SE LIVRAR DO GRUPO QUE ESTÁ HÁ DUAS DÉCADAS NO PODER, PARECE QUE NÃO VAI CAIR NO GOLPE ARQUITETADO PARA  QUEM ESTÁ DESDE 2005 NA PREFEITURA PERMANEÇA E CHEGUE A CERCA DE 1/4 DE UM SÉCULO NA GESTÃO MUNICIPAL; POIS  CADA VEZ MAIS PIORA OS SERVIÇOS PÚBLICOS, VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DENTRE OUTRAS COISAS 

Quando um ciclo político está se aproximando do final, percebe-se que quem está muito tempo no poder faz de tudo que é “jogada política” para ganhar sobrevida por mais alguns anos. Na maior “cara de pau” resolve se aliar com quem um dia desse era adversário ferrenho. Para poder ludibriar o eleitorado e ganhar mais uma eleição. Contudo, pode não conseguir. Já que o eleitorado, quando há décadas está vivenciando um mesmo grupo gerindo a sua esfera pública (Município, Estado e País), e a Saúde, Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, etc deixando cada vez mais a desejar, não tem quem evite a mudança. Às vezes sendo uma grande surpresa a chegada de um novo ciclo já que a estrutura do grupo continuísta era perfeita para mais uma reeleição, devido o arranjo eleitoral, parecido com um golpe, realizado há meses antes da eleição. Porque a população pode ser enganada em muitas eleições, mas nunca eternamente. Mesmo que quem quer se perpetuar faça as negociatas mais sacanas possíveis. Isso porque o eleitorado já estar bem entendido que não adianta mais dar mais um mandato a um grupo político que há décadas no poder, parece não ter aprendido a governar da forma devida. Então o eleitorado se separa mesmo desta união tóxica. Por mais que o grupo, meses antes de uma eleição, queira demonstrar que no próximo mandato vai ser diferente. Pois agora estar aliado com quem era adversário político há pouco tempo. E também porque agora está se aliando ao Governo do Estado, que durante décadas, enquanto o grupo desgastado esteve frente a uma Prefeitura não se aliou um minuto. O POVO DA CIDADE PREFERE É QUE EM UM NOVO CICLO, O NOVO MAIOR LÍDER POLÍTICO CAMINHE JUNTO COM O GOVERNO DO ESTADO, AO INVÉS DE CONTINUAR SENDO ENGANADO POR UM EGOCÊNTRICO MILIONÁRIO QUE NEM NA CIDADE MORA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários