Segundo nutricionista, o grande vilão da bebida é a oxidação de seus óleos essenciais que começa após os 20 minutos de preparo
Com a correria do dia a dia é difícil fazer um café gostoso e se sentar para beber logo após o preparo, mas tomar o café apenas 60 minutos depois de pronto pode não ser bom para a saúde.
Isso porque a bebida, uma das mais queridas do brasileiro, extrai de seu líquido alguns óleos essenciais que conferem aroma, sabor e cor característicos dela. Essas substâncias assim que entram em contato com o oxigênio, começam um processo chamado de oxidação, que acontece extremamente rápido, e que pode ser acelerado se a a bebida estiver quente e adocicada.
— Segundo estudos, a oxidação começa após os 20 minutos e após uma hora todos esses óleos essenciais já estão oxidados liberando uma gordura que faz mal ao organismo. Podendo dar azia, dor de estômago, tontura e dor de cabeça. Além de atrapalhar o sabor e o gosto da bebida — explica a nutricionista e colunista do GLOBO, Priscilla Primi.
Segundo a especialista, não há estudos dizendo especificamente sobre o armazenamento do café em garrafas térmicas, porém, o ideal é que a bebida seja feita em poucas quantidades e consumida em até 20 minutos após o seu preparo.
Além da oxidação, também há a degradação da cafeína que ajuda a prejudicar os benefícios da bebida.
Estima-se que o processo de oxidação ocorre de forma diferente para cada etapa do café. Ele começa, por exemplo, no começo que o grão é moído, pois a matéria orgânica presente nele entra em contato com o oxigênio, o que pode mudar os nutrientes do café.
Consequentemente, o café empacotado e moído nas gôndolas dos supermercados não tem a mesma qualidade justamente porque o que sobra dele são os hidrossolúveis, como a cafeína, por exemplo. O processo de oxidação ainda pode ser maior após o pacote ser aberto dentro de casa.
— Uma vez que você abre o café embalado à vácuo, solúvel ou o de saquinho, quando tem a presença do ar, a oxidação desses óleos, dessas gorduras, elas acontecem de forma mais rápida. O que garantem um sabor ruim ao pó. É importante ressaltar, porém, que o café é um produto que não desenvolve facilmente qualquer tipo de mofo ou atrai microrganismos que podem ser prejudiciais para o organismo — explica Primi.
(Com informações do O Globo)
#Artigo_Semanal_em_22_07_2024
POR QUE QUASE DUAS DÉCADAS SE PASSARAM E BAIRROS PERIFÉRICOS DE MARACANAÚ CONTINUAM COM A MAIORIA DAS RUAS, SUJAS, ESBURACADAS, SEM ASFALTO E MUITAS NEM CALÇAMENTO TEM?
Numa Cidade Polo Industrial que mais arrecada em um Estado, que é destaque na Economia Nacional, isso não é suficiente para atender a população que mais necessita dos serviços públicos básicos, que tem direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. Pode existir uma super arrecadação, mas se um grupo político não for capaz para administrar um Município, a população vai continuar sofrendo muito enquanto não vim um novo ciclo na gestão municipal. Percebe-se que o grupo mesmo não fazendo por merecer, diante desse contexto, só demora muito tempo no poder quando age de forma para não perder uma eleição tão cedo. Que as pessoas sabem o que acontecem. Indignadas começam a se unirem para um dia realizar a grande mudança. Encerrando um ciclo que dura cerca de 20 anos. Não tem justificativa o tratamento desumano que uma Prefeitura dar aos residentes nos bairros periféricos. Por que a gestão tem que priorizar quem mais necessita o básico para viver dignamente. Quem vive onde as ruas não são asfaltadas e limpas se deparam com muitos problemas, no cotidiano. Pois a população adoece constantemente e vai sofrer muito mais, devido a saúde municipal também ser um caos. A população também vai ter dificuldade na sua mobilidade diária. Mais ainda quando o transporte público não circula em muitas ruas evitando ter muitos problemas nos veículos. A população não vai ter a devida iluminação pública, que reduz a insegurança, que nessas ruas a Companhia Elétrica não ilumina da mesma forma como nas ruas bem estruturadas. A população juvenil não terá um espaço digno para as sensacionais brincadeiras de rua, tão importante para o seu desenvolvimento físico, psíquico e sua socialização. A população idosa não poderá circular da forma devida e nem manter a tradição de estar muito bem no bate papo das calçadas que tudo isso faz muito bem para a saúde. Acaba sofrendo muito mais, ao adoeceram mais rápido e nem os remédios básicos gratuitos conseguem receber o tanto que precisa, nas Unidades de Saúde. ENFIM, EM MARACANAÚ, A GESTÃO QUE SE PERPÉTUA HÁ CERCA DE 20 ANOS NA PREFEITURA MERECE FICAR MAIS QUANTOS ANOS NO PODER PARA VER SE AINDA APRENDE A GOVERNAR UMA CIDADE?
MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário