15 de julho: O que é comemorado no Dia do Homem?

Segundo o criador da data, o objetivo da data é: “promoção de modelos positivos


Se você navegou pela internet no dia de hoje e se deparou com uma data comemorativa um tanto diferente, esse texto é para você. Nesta segunda-feira (15/7) é comemorado o Dia do Homem. Mas, afinal, para que serve essa data?


Primeiro, é importante ressaltar que essa data é nacional. Então, sim, existe um Dia Internacional do Homem, que é comemorado em 19 de novembro. A data foi criada em 1999 em Trinidad e Tobago pelo historiador Dr. Jerome Teelucksingh, professor da Universidade das Índias Ocidentais (UWI), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).


Segundo o historiador, o objetivo da data é: “promoção de modelos positivos, melhoria das relações de gênero, celebração das contribuições positivas dos homens e criação de um mundo mais seguro e pacífico”.


Criador da data, o professor Teelucksingh afirmou que o dia foi escolhido em homenagem ao aniversário do pai dele. Outro motivo foi a derrota da seleção do país dele, Trinidad e Tobago, para os Estados Unidos nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Ele explica que, embora o país tenha perdido, a emoção em torno do esporte gerou um sentimento de unidade que “transcendeu barreiras de classe, gênero, etnia, religião, sexualidade e localização geográfica”. “Eu queria preservar aquele momento em 1989, quando um país estava unido, e usá-lo como uma ilustração para que os homens em todo o mundo também vissem o potencial da união”, afirmou em entrevista.


No Brasil, a data foi criada pela Ordem Nacional dos Escritores. Não existe justificativa oficial do porquê a ação passou para 15 de julho. Mas ambas as comemorações, nacional e internacional, se concentram no mesmo objetivo: conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar da própria saúde.


O câncer de próstata é o segundo câncer mais recorrente entre brasileiros e o com mais incidência entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A estimativa para o triênio de 2023 a 2025, é de que sejam registrados 71.730 novos casos, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens. Parte das campanhas de prevenção passam pela conscientização do público masculino sobre a necessidade de fazer exames periódicos e ter atenção à saúde física e mental.


(Com informações do Correio Braziliense)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_07_2024

PORQUE NÃO ESTÁ VIRTUALMENTE DEFINIDO QUEM VAI GANHAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS  2024, EM MARACANAÚ? QUE A POPULAÇÃO, PARA SE LIVRAR DO GRUPO QUE ESTÁ HÁ DUAS DÉCADAS NO PODER, PARECE QUE NÃO VAI CAIR NO GOLPE ARQUITETADO PARA  QUEM ESTÁ DESDE 2005 NA PREFEITURA PERMANEÇA E CHEGUE A CERCA DE 1/4 DE UM SÉCULO NA GESTÃO MUNICIPAL; POIS  CADA VEZ MAIS PIORA OS SERVIÇOS PÚBLICOS, VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS, DENTRE OUTRAS COISAS 

Quando um ciclo político está se aproximando do final, percebe-se que quem está muito tempo no poder faz de tudo que é “jogada política” para ganhar sobrevida por mais alguns anos. Na maior “cara de pau” resolve se aliar com quem um dia desse era adversário ferrenho. Para poder ludibriar o eleitorado e ganhar mais uma eleição. Contudo, pode não conseguir. Já que o eleitorado, quando há décadas está vivenciando um mesmo grupo gerindo a sua esfera pública (Município, Estado e País), e a Saúde, Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico, etc deixando cada vez mais a desejar, não tem quem evite a mudança. Às vezes sendo uma grande surpresa a chegada de um novo ciclo já que a estrutura do grupo continuísta era perfeita para mais uma reeleição, devido o arranjo eleitoral, parecido com um golpe, realizado há meses antes da eleição. Porque a população pode ser enganada em muitas eleições, mas nunca eternamente. Mesmo que quem quer se perpetuar faça as negociatas mais sacanas possíveis. Isso porque o eleitorado já estar bem entendido que não adianta mais dar mais um mandato a um grupo político que há décadas no poder, parece não ter aprendido a governar da forma devida. Então o eleitorado se separa mesmo desta união tóxica. Por mais que o grupo, meses antes de uma eleição, queira demonstrar que no próximo mandato vai ser diferente. Pois agora estar aliado com quem era adversário político há pouco tempo. E também porque agora está se aliando ao Governo do Estado, que durante décadas, enquanto o grupo desgastado esteve frente a uma Prefeitura não se aliou um minuto. O POVO DA CIDADE PREFERE É QUE EM UM NOVO CICLO, O NOVO MAIOR LÍDER POLÍTICO CAMINHE JUNTO COM O GOVERNO DO ESTADO, AO INVÉS DE CONTINUAR SENDO ENGANADO POR UM EGOCÊNTRICO MILIONÁRIO QUE NEM NA CIDADE MORA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários