Diversos fatores podem explicar déficits de memória, incluindo deficiências de vitaminas; entenda
Já aconteceu de você esquecer o que ia falar? Essa perda de memória repentina pode estar relacionada a diferentes causas, como idade avançada, deficiência de vitaminas específicas e até doenças neurológicas.
Até mesmo as novas tecnologias podem influenciar, sabia? De acordo com Pedro Melo Barbosa, neurologista da Saúde Digital do Grupo Fleury, a velocidade com que temos acesso a tudo, em especial na internet, pode influenciar.
“Para a memória funcionar bem é importante manter atenção nas coisas e hoje em dia nós somos bombardeados o tempo inteiro por informações, qualquer coisa tira a atenção do que se está fazendo”, fala
Um clássico exemplo são as notificações do celular. “Essa constante interrupção é bem prejudicial para fixar alguma coisa que se está lendo, estudando ou escutando, por exemplo”, fala o médico.
O que pode causar perda de memória?
Dentre as possíveis causas da falha de memória, que podem afetar de jovens a pessoas idosas, o neurologista lista:
1 - Depressão
A depressão pé um transtorno que pode afetar a memória de várias formas. Isso porque as alterações químicas no cérebro causadas pela depressão podem prejudicar a eficiência das células cerebrais, especialmente nas áreas responsáveis pela memória, como o hipocampo.
“Em casos de depressão, as dificuldades de memória são conhecidas no meio médico como ‘comprometimento de memória por depressão de pseudo demência’. Neste contexto, especialmente na população mais idosa, a análise para o diagnóstico precisa ser feita com bastante atenção, visto que os sintomas são bem semelhantes aos de doenças neurológicas”.
2 - Má qualidade do sono
A má qualidade do sono pode afetar a memória de forma significativa. Isso acontece porque, durante o sono, o cérebro fixa as informações e experiências do dia, tornando-as em memórias de longo prazo. Quando o sono é interrompido ou não é suficiente, esse processo é prejudicado.
3 - Excesso de estresse
Em situações de estresse intenso, o corpo tende a liberar cortisol em níveis elevados. Esse hormônio pode prejudicar a comunicação entre as células do cérebro e afetar, de forma negativa, a formação de novas memórias, bem como dificultar as lembranças já armazenadas.
4 - Transtorno de ansiedade
O transtorno de ansiedade também é um dos maiores responsáveis por falhas repentinas de memória. Quando alguém está constantemente ansioso, seu cérebro costuma ficar sobrecarregado devido à ativação excessiva de áreas relacionadas ao medo e à preocupação.
5 - Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta a memória, em especial, de pessoas idosas. Ainda nos estágios iniciais, a doença causa alterações no cérebro que podem afetar a capacidade de formar novas memórias, especialmente as relacionadas a acontecimentos recentes.
6 - Falta de vitamina B12
A deficiência de vitamina B12 também pode afetar a memória porque essa vitamina exerce um papel fundamental na saúde do sistema nervoso, incluindo as células cerebrais — responsáveis pela formação de memória.
7 - Apneia do sono
A apneia do sono é uma das grandes responsáveis pelos lapsos de memória. Durante o quadro, a respiração é interrompida de forma repentina enquanto a pessoa dorme. Isso faz com que ocorra uma diminuição nos níveis de oxigênio no sangue e afeta, negativamente, o padrão normal do sono, especialmente as fases mais profundas (REM), que são essenciais para a consolidação da memória.
8 - Abuso de álcool
O álcool é uma substância que pode prejudicar as funções cerebrais, principalmente, quando consumido em excesso. Ele afeta a comunicação entre os neurônios, prejudicando a formação e recuperação de memórias. Como resultado, pessoas que abusam do álcool apresentam sintomas como lapsos de memórias e até perda de memórias importantes.
9 - Síndrome de burnout
A síndrome de burnout é caracterizada pelo esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho. A condição, que tem como principal sintoma o estresse crônico, pode levar uma pessoa a ter uma série de problemas cognitivos, incluindo dificuldades de memória.
10 - Hipotiroidismo
O hipotireoidismo é uma condição que ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes para o bom funcionamento do corpo. Quando há deficiência desses hormônios, algumas funções do cérebro são afetadas, incluindo a memória.
Quais os sinais de que a falha de memória pode ser grave?
Pedro Melo Barbosa explica que a perda de memória sempre é preocupante quando ocorre o comprometimento funcional, ou seja, quando os esquecimentos repentinos estão gerando problemas na vida pessoal e profissional. Os indícios de gravidade são:
Perda de compromissos importantes
Incapacidade de reconhecer pessoas
Dificuldade de lembrar hábitos de rotina, como tomar medicamento ou pagar contas
Perda de objetos pessoais (inclusive de alto valor)
Como prevenir problemas de memória?
A melhor forma de prevenir problemas de memória é investindo em um estilo de vida saudável, que envolve uma alimentação balanceada somada a atividades físicas regulares, boas noites de sono e ausência de vícios (especialmente em álcool e outras drogas).
Exercícios para o cérebro também são excelentes meios de trabalhar a memória e a concentração. Dentre as opções comuns, estão os quebra-cabeças e os jogos de tabuleiro, como xadrez e dama.
Em caso de falhas de memória, mesmo que leves, é importante marcar uma consulta médica para entender a origem do problema e assim, poder tratá-la da melhor forma.
(Com informações do Site minhavida.com.br)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_03_06_2024
EM TEMPO DE SÃO JOÃO DE MARACANAÚ, PREFEITURA CRIA UM "APARTHEID" EM MARACANAÚ; DE UM LADO O QUE SÓ VISITANTES PODEM VER: AVENIDAS RECÉM CONSTRUÍDAS E OS SETORES PRIVILEGIADOS DO EVENTO; DO OUTRO LADO, RUAS SUJAS E INTRAFEGÁVEIS EM TODOS OS BAIRROS, E MUITO ASSALTOS, EXPLORAÇÃO DA MAIORIA DO PESSOAL, QUE ESTÃO INDO PARA O SÃO JOÃO, COM BEBIDAS E COMIDAS COM PREÇOS ELEVADÍSSIMOS, ATÉ PARECENDO EVENTO PARTICULAR
Cada vez mais a população se depara com a falta de competência e interesse da gestão municipal em fazer o que é mais necessário e desejável, em Maracanaú. Ao mesmo tempo realizando mais só o que a elite da Prefeitura e seus amigos querem, como também o empresariado, em particular o do Distrito Industrial. A disponibilizar R$ dezenas de milhões para construção de avenidas e o evento do São João de Maracanaú cada vez mais caro. O TIME PROFISSIONAL DA CIDADE TAMBÉM QUE SÓ EM 2024, TEM PATROCÍNIO DA PREFEITURA NO VALOR DE MAIS DE R$ 2 MILHÕES, VALOR MAIOR QUE OS TIMES DO CEARÁ E FORTALEZA TIVERAM, DE PATROCÍNIO, DA PREFEITURA DE FORTALEZA. Muito dinheiro que está fazendo falta na infraestrutura de todos os bairros. Nestes locais, a população está sofrendo muito com ruas esburacadas, sujas que complicam cada vez mais o dia-a-dia de todo mundo. Não só ao trafegar nas ruas, mas também sendo afetadas com mais doenças, em um tempo em que a Prefeitura de Maracanaú não disponibiliza mais os medicamentos essenciais, nas Unidades de Saúde. Sem contar também com a continuidade da desvalorização dos funcionários públicos do Programa Qualifica que ainda continuam recebendo salários atrasados. Ainda não conseguiram ter todos seus direitos trabalhistas. Mesmo muitos que estejam neste programa são ligados a políticos. Estes conseguem que seus amigos e apoiadores consigam se dar bem no processo de seleção do Qualifica. Conseguindo ser aprovado mesmo não tendo muita qualificação, como denuncia os participantes do último processo seletivo. AGORA NA REDE SOCIAL DA PREFEITURA O QUE SE VER É UMA CIDADE FANTASIA E CADA VEZ MAIS TÊM COMENTÁRIOS DE REPROVAÇÃO, DA POPULAÇÃO QUE NÃO QUER MAIS DAR MAIS CHANCE AO GRUPO QUE AÍ ESTAR, TRABALHAR DIREITO, AO PERCEBER QUE NÃO SERVE MAIS, JÁ QUE SÓ PIORA OS SERVIÇOS PÚBLICOS MARACANAUENSES. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário