Especialistas reforçam a importância de o líder navegar entre diferentes estilos conforme o contexto, o momento da empresa e a equipe
Se você está em um cargo de liderança, seja como iniciante ou veterano, provavelmente já se perguntou qual abordagem deve predominar no trabalho. Segundo especialistas, o jeito de liderar depende do contexto e da equipe. Por exemplo, você pode ser mais coercitivo em momentos de crise para garantir que as tarefas sejam cumpridas de forma imediata, ou mais democrático quando busca novas ideias da equipe. O ideal é manter-se adaptado conforme a situação e as pessoas para garantir uma eficiência a longo prazo.
"Liderança é personalidade, cada um tem a sua. O líder pode ter um estilo mais predominante, mas não deve ficar somente nele o tempo todo. É preciso saber navegar em outros estilos para conduzir equipes", orienta Daniela Bertoldo, especialista em liderança e autora do livro "Mulheres que Lideram Jogam Juntas".
Ela acrescenta que um estilo específico pode ser eficaz por um tempo. No entanto, a depender do momento e da organização acaba retardando os resultados da equipe. Por isso, defende que as pessoas adotem diferentes abordagens simultaneamente.
5. Treinadora (coach)
Foco no desenvolvimento, observando os potenciais e pontos de fraqueza do liderado para, em seguida, direcionar a pessoa de forma construtiva.
Ponto positivo: Foca no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, proporcionando orientação e feedback construtivo.
Ponto negativo: A equipe corre o risco de ficar sem direção clara se não for capaz de fornecer instruções específicas quando necessário.
6. Modeladora
Do tipo que gosta de dar exemplo, acredita que time bom é aquele que faz tudo igual aos seus comandos. Se fizer diferente, não funciona. Perfil interessante para pessoas que desejam alavancar a carreira a partir de um modelo de líder.
Ponto positivo: Gosta de dar exemplo para a equipe, incentivando-os a seguir um modelo de sucesso comprovado.
Ponto negativo: Pode desmotivar colaboradores que possuem perspectivas e estilos de trabalho diferentes ou que buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Como aplicar os estilos de liderança no dia a dia
Um líder que se destaca é aquele que tem autoconhecimento, que sabe suas forças, fraquezas e entende a importância de adaptar-se conforme a situação, aponta Daniela Bertoldo. É preciso navegar entre diversos estilos para ter resultados, complementa.
Para descobrir quais estilos de liderança combinam com a sua personalidade, comece pelo básico:
1°. Observe o contexto da empresa em que trabalha atualmente;
2°. Verifique o que precisa entregar;
3°. Conheça cada integrante da sua equipe;
4°. Busque entender o que será preciso para extrair os melhores resultados de cada pessoa.
A partir daí, torna-se mais simples mapear as abordagens adequadas para o momento e para a equipe. É crucial lembrar que os estilos devem mudar conforme as necessidades variam. Não é recomendado manter um único estilo de liderança a longo prazo.
(Com informações do Terra.com)
#Artigo_Semanal_em_27_05_2024
INACEITÁVEL! GESTOR MUNICIPAL CHAMAR, DE ABESTADOS, OS EMPREENDEDORES DURANTE UMA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE DA PREFEITURA DEPOIS QUE FORAM ENGANADOS, NA COMPRA DE LOJAS NO MEGASHOP, QUE AS OBRAS ESTÃO PARALISADAS HÁ MUITO TEMPO; INCAPACIDADE E FALTA DE EMPATIA DO GESTOR MUNICIPAL POIS COMO AGIU COMO GAROTO PROPAGANDA, NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DE VENDAS DAS LOJAS AINDA NA PLANTA, ELE TEM MUITO QUE SE EXPLICAR
Um gestor público que não aceita que a população questione seus atos errados não pode administrar uma cidade por muito tempo. A população deve se manifestar sempre quando for enganada por uma ação errada de quem ocupa o poder executivo. Principalmente quando, este, age como um falastrão. A viver se propagandeando, que fez ou fará isso e aquilo. Contudo, quando isso dá errado, falta com a hombridade de assumir os seus erros. Um gestor que já agiu de forma parecida em outra ocasião, numa manifestação dos professores que uma manifestante teve seu cartaz rasgado por esse mesmo gestor. Ou seja, demonstra que isso é uma prática dele, para buscar abafar uma crise, como se tivesse numa empresa e não em uma Prefeitura. SE QUEM PAGOU, UM VALOR ALTO, NÃO RECEBEU SUAS LOJAS NO MEGASHOP, NO PRAZO DETERMINADO, NÃO CONSEGUE UMA SOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DESSE EMPREENDIMENTO COMERCIAL, CLARO QUE TINHA QUE SABER DO GESTOR MUNICIPAL QUE PASSOU GARANTIA DE UM BOM NEGÓCIO, E GERARIA MUITOS LUCROS E EMPREGOS. Pois é! O gestor municipal, em vez de agir com estupidez com os manifestantes, deveria ter realizado uma reunião com representantes da manifestação, e ter apontado um encaminhamento do que esse gestor que agiu, como garoto propaganda, iria fazer para buscar resolver essa situação. Entende-se, que esse gestor poderá conseguir uma solução. Como a devolução do dinheiro para os empreendedores que não querem mais aceitar a quebra de contrato, deste negócio do Megashop. Isso está sendo considerado como o maior golpe em Maracanaú, nos últimos tempos. Entretanto, o gestor municipal aumentou ainda mais a indignação e o problema do montão de empreendedores enrolados. Já que agora sabem que não pode contar com o gestor municipal. Depois de confiar muito nele, e que estaria fazendo um grande investimento na vida. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário