Casos de ansiedade em crianças são superiores aos de adultos

Uso excessivo de celulares, autodiagnostico e até mesmo mudanças climáticas e sociais são motivos do aumento de casos entre crianças e adolescentes



As crianças e os jovens brasileiros estão sofrendo mais com ansiedade do que adultos. É o que apontam os registros da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS  entre 2013 e 2023.

A quantidade de pacientes diagnosticados com o transtorno cresce a cada ano. Segundo a Folha, 125,8 a cada 100 mil pacientes de dez a 14 anos são atendidos com casos de ansiedade. Entre os adolescentes, a taxa sobe para 157 a cada 100 mil. Já entre adultos acima dos 20 anos de idade, são 112,5 casos a cada 100 mil.

Não é possível determinar uma única razão para o aumento de casos de ansiedade entre crianças e jovens, entretanto, diversos estudos sobre o tema apontam que crises econômicas e climáticas e o uso excessivo de celulares e jogos são as principais causas.

Segundo o psiquiatra da infância e professor da Faculdade de Medicina da USP Guilherme Polanczyk, estudos apontam que mudanças culturais e sociais que aconteceram na última década, muitas ligadas às mídias sociais, e também a pandemia, contribuíram para o quadro.

O professor ainda acredita que o amplo acesso à informação e influenciadores debatendo o tema de forma simplificada, acaba incentivando o auto diagnóstico e causando distorções: “Influenciadores têm simplificado esses transtornos cada vez mais nas redes sociais. Ansiedade é uma emoção que faz parte do repertório humano, todos nós sentiremos em algum nível, assim como a tristeza, que não significa depressão”, declarou à Folha.

Nos Estados Unidos, pensando em reduzir os casos de ansiedade entre crianças e jovens, já existe uma lei no Estado da Flórida que proíbe o uso de redes sociais antes dos 14 anos. No Brasil, já existem leis que proíbem celulares nas escolas, como é o caso das escolas municipais do Rio de Janeiro, por exemplo.

(Com informações do iG)


#Artigo_Semanal_em_27_05_2024

INACEITÁVEL! GESTOR MUNICIPAL CHAMAR, DE ABESTADOS, OS EMPREENDEDORES DURANTE UMA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE DA PREFEITURA  DEPOIS QUE FORAM ENGANADOS,  NA COMPRA DE LOJAS NO MEGASHOP, QUE AS OBRAS ESTÃO PARALISADAS HÁ MUITO TEMPO; INCAPACIDADE E FALTA DE EMPATIA DO GESTOR MUNICIPAL POIS COMO AGIU COMO GAROTO PROPAGANDA, NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DE VENDAS DAS LOJAS AINDA NA PLANTA, ELE TEM MUITO QUE SE EXPLICAR

Um gestor público que não aceita que a população questione seus atos errados não pode administrar uma cidade por muito tempo. A população deve se manifestar sempre quando for enganada por uma ação errada de quem ocupa o poder executivo. Principalmente quando, este, age como um falastrão. A viver se propagandeando, que fez ou fará isso e aquilo. Contudo, quando isso dá errado, falta com a hombridade de assumir os seus erros. Um gestor que já agiu de forma parecida em outra ocasião, numa manifestação dos professores que uma manifestante teve seu cartaz rasgado por esse mesmo gestor.  Ou seja, demonstra que isso é uma prática dele, para buscar abafar uma crise, como se tivesse numa empresa e não em uma Prefeitura. SE QUEM PAGOU, UM VALOR ALTO, NÃO RECEBEU SUAS LOJAS NO MEGASHOP, NO PRAZO DETERMINADO, NÃO CONSEGUE UMA SOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DESSE EMPREENDIMENTO COMERCIAL, CLARO QUE TINHA QUE SABER DO GESTOR MUNICIPAL QUE PASSOU GARANTIA DE UM BOM NEGÓCIO, E GERARIA MUITOS LUCROS E EMPREGOS. Pois é! O gestor municipal, em vez de agir com estupidez com os manifestantes, deveria ter realizado uma reunião com representantes da manifestação, e ter apontado um encaminhamento do que esse gestor que agiu, como garoto propaganda, iria fazer para buscar resolver essa situação. Entende-se, que esse gestor poderá conseguir uma solução. Como a devolução do dinheiro para os empreendedores que não querem mais aceitar a quebra de contrato, deste negócio do Megashop. Isso está sendo considerado como o maior golpe em Maracanaú, nos últimos tempos. Entretanto, o gestor municipal aumentou ainda mais a indignação e o problema do montão de empreendedores enrolados. Já que agora sabem que não pode contar com o gestor municipal. Depois de confiar muito nele, e que estaria fazendo um grande investimento na vida. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários