'Bipolaridade não é loucura, com tratamento, leva-se vida normal'

O transtorno bipolar é alvo de muito preconceito. Mas há ações no sentido de lutar contra a discriminação e em favor do conhecimento e aceitação da doença



Conhecido também como psicose maníaco-depressiva ou doença maníaco-depressiva, o transtorno bipolar é alvo de muito preconceito. Mas há ações no sentido de lutar contra a discriminação e em favor do conhecimento e aceitação da doença.


Um exemplo é a escolha de 30 de março como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Nesse dia nasceu o pintor Vincent Van Gogh. Após sua morte, concluiu-se que ele provavelmente sofria da doença que o levou a vários episódios de instabilidade mental e internações. A luta contra o preconceito também foi abraçada por mulheres diagnosticadas com o transtorno. A seguir, a história de três delas:


"Bipolaridade não é loucura, leva-se vida normal" 


"Minha irmã tem sintomas de transtorno bipolar desde os 14 anos e sofreu até receber o diagnóstico, aos 30. Para ajudá-la, estudei a doença e me vi em alguns dos sintomas. Busquei um psiquiatra e também fui diagnosticada, mas de forma mais sutil que o da minha irmã, que tem mania. Na hipomania, meu caso, a intensidade é menor.


Tinha muita impulsividade de gastar, comer e o sono alterado. Acordava mal-humorada, com pensamentos acelerados, dificuldade de concentração. Era obstinada com trabalho, estudos, tatuagens. Me especializei em transtorno bipolar porque ajudaria de forma dupla os pacientes: com experiência pessoal e como profissional.


Atendo cinco por dia, é o meu limite para ser produtiva. Tomo estabilizador de humor, faço musculação, durmo e acordo no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Sono desregulado é solo fértil para se irritar ou deprimir. 


Terapia é fundamental. Ajuda a modular o estresse, entender os sintomas da nossa bipolaridade. Compartilho minhas experiências, mostro que existe o sofrimento, o tratamento e que a gente pode ficar bem. Os sintomas vão embora, você se estabiliza e leva uma vida normal, como pessoas sem transtorno. Não é loucura e, com o tratamento correto, leva-se vida normal." (Marcela Mello, 35, psicóloga especialista em neuropsicologia, fala sobre o tema no Instagram)

(Com informações do UOL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_03_06_2024

EM TEMPO DE SÃO JOÃO DE MARACANAÚ, PREFEITURA CRIA UM "APARTHEID" EM MARACANAÚ; DE UM LADO O QUE SÓ VISITANTES PODEM VER: AVENIDAS RECÉM CONSTRUÍDAS E OS SETORES PRIVILEGIADOS DO EVENTO; DO OUTRO LADO, RUAS  SUJAS E INTRAFEGÁVEIS EM TODOS OS BAIRROS, E MUITO ASSALTOS, EXPLORAÇÃO DA MAIORIA DO PESSOAL, QUE ESTÃO INDO PARA O SÃO JOÃO, COM BEBIDAS E COMIDAS COM PREÇOS ELEVADÍSSIMOS, ATÉ PARECENDO EVENTO PARTICULAR

Cada vez mais a população se depara com a falta de competência e interesse da gestão municipal em fazer o que é mais necessário e desejável, em Maracanaú. Ao mesmo tempo realizando mais só o que a elite da Prefeitura e seus amigos querem, como também o empresariado, em particular o do Distrito Industrial. A disponibilizar R$ dezenas de milhões para construção de avenidas e o evento do São João de Maracanaú cada vez mais caro. O TIME PROFISSIONAL DA CIDADE TAMBÉM QUE SÓ EM 2024, TEM PATROCÍNIO DA PREFEITURA NO VALOR DE MAIS DE R$ 2 MILHÕES, VALOR MAIOR QUE OS TIMES DO CEARÁ E FORTALEZA TIVERAM, DE PATROCÍNIO, DA PREFEITURA DE FORTALEZA. Muito dinheiro que está fazendo falta na infraestrutura de todos os bairros. Nestes locais, a população está sofrendo muito com ruas esburacadas, sujas que complicam cada vez mais o dia-a-dia de todo mundo. Não só ao trafegar nas ruas, mas também sendo afetadas com mais  doenças, em um tempo em que a Prefeitura de Maracanaú não disponibiliza mais os medicamentos essenciais, nas Unidades de Saúde. Sem contar também com a continuidade da desvalorização dos funcionários públicos do Programa Qualifica que ainda continuam recebendo salários atrasados. Ainda não conseguiram ter todos seus direitos trabalhistas. Mesmo muitos que estejam neste programa são ligados a políticos.  Estes conseguem que seus amigos e apoiadores consigam se dar bem no processo de seleção do Qualifica. Conseguindo ser aprovado mesmo não tendo muita qualificação, como denuncia os participantes do último processo seletivo. AGORA NA REDE SOCIAL DA PREFEITURA O QUE SE VER É UMA CIDADE FANTASIA E CADA VEZ MAIS TÊM COMENTÁRIOS DE REPROVAÇÃO, DA POPULAÇÃO QUE NÃO QUER MAIS DAR MAIS CHANCE AO GRUPO QUE AÍ ESTAR, TRABALHAR DIREITO, AO PERCEBER QUE NÃO SERVE MAIS, JÁ QUE SÓ PIORA OS SERVIÇOS PÚBLICOS MARACANAUENSES. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários