Seu gato vive se escondendo? Entenda os motivos por trás disso

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa


Os gatos adoram procurar refúgio em locais fechados e se esconder, seja dentro de caixas ou até mesmo debaixo da cama. Esse comportamento natural da espécie é utilizado para descansar, brincar, ou até mesmo para trazer conforto perante a novas situações.


Porém, o seu pet está passando mais tempo do que o habitual nos esconderijos? Esse pode ser um sinal de que ele está lidando com uma situação estressante, como alterações na rotina ou até mesmo a mudança para um novo lar.


Desta forma, entender os motivos por trás do comportamento é essencial para proporcionar mais conforto e segurança. Abaixo, a médica veterinária gerente de produto da unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal, Marina Tiba, listou cinco razões pelas quais o gato pode estar se escondendo. Confira!

Personalidade tímida

Alguns gatos têm uma inclinação natural para serem tímidos. Eles preferem espaços calmos e privados para se sentirem à vontade. Respeitar o tempo e o espaço do pet é essencial e deve-se oferecer opções de esconderijos seguros, como caixas ou caminhas aconchegantes.

Estresse

Se o gato está se escondendo mais do que o habitual, isso pode ser sinal de que algo o está incomodando. O tutor deve observar fatores que podem estar gerando estresse, como alterações na rotina, a chegada de um novo membro, ou até mesmo a mudança para uma nova casa. Neste caso, o animal poderá apresentar outros sinais de estresse, como arranhaduras em locais inadequados ou marcação urinária.

Adaptação à nova casa

Mudar de ambiente pode ser desafiador para os gatos. Eles precisam de tempo para se acostumar. Se esse for o caso, permita que o pet se esconda, fornecendo espaços seguros e familiares, isso fará com que o pet se sinta confortável e comece, aos poucos, a explorar e interagir com o novo lar.

Sensibilidade a barulhos

Gatos são sensíveis a sons altos. Barulhos repentinos, como equipamentos de manutenção, aspiradores de pó e até mesmo sons fora do habitual podem assustá-los, levando-os a se esconder.

Alterações no ambiente

Os gatos gostam de previsibilidade, sendo assim, quando algo muda em seu ambiente é natural que ele se esconda para lidar com o desafio. Portanto, procure criar uma atmosfera positiva, calma e tranquila para diminuir o estresse do animal. 

Como lidar com o gato que se esconde?

Adicionalmente, o tutor pode investir em medidas simples, como investir no enriquecimento ambiental, com arranhadores, brinquedos e quebra-cabeça com petiscos, desta forma o animal ficará entretido e terá menos tempo para ficar no esconderijo.

Além disso, o uso de feromônios pode auxiliar no controle do problema. Quando sente este odor característico, o gato interpreta que aquele ambiente em que ele está é seguro e que não existe necessidade de se preocupar com perigos ou ameaças, fazendo com que ele se sinta no controle da situação.

Observar e compreender os hábitos dos gatos é essencial para garantir seu bem-estar. Enquanto é normal que eles se escondam ocasionalmente, um comportamento excessivo pode ser um sinal de estresse ou desconforto. Mas com paciência é possível ajudar os felinos a se sentirem seguros e acolhidos.

(Com informações do Terra.com)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_20_05,_2024

NEM TRAZENDO REPRESENTANTES DA SAMSUNG E DE PAÍS EUROPEU QUE SEDIARÁ AS OLIMPÍADAS 2026, PARA ESTES FALAREM BEM DE MARACANAÚ AO REDOR DO MUNDO, PREFEITURA SE LIVRA DE SER MUITO CRITICADA, EM SUAS REDES SOCIAIS, DEVIDO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DA POPULAÇÃO SEREM CADA VEZ MAIS SÃO NEGADAS

Se não for fazer muito mais hora com a cara do povo, parece muito. Enquanto a reclamação da população é cada vez maior, gestão municipal de Maracanaú parece querer iludir os/as cidadãos/ãs, ao trazer representantes da Samsung e do Governo da França para darem a impressão que Maracanaú é bem governada. Esses representantes, percebe-se, são induzidos a mostrarem que Maracanaú tem boa gestão municipal. Só que a população de Maracanaú está enfurecida com isso. E está enchendo os comentários das publicações nas redes sociais, da Prefeitura, com muito mais críticas e cobranças. Diante do caos nos postos de saúde, a imensidão de buracos nas ruas, o desprezo dos funcionários do Programa Qualifica, lanche de péssima qualidade nas escolas, etc. ISSO MOSTRA QUE AGORA A POPULAÇÃO TEM O NÚMERO NECESSÁRIO DE PESSOAS PARA MUDAR O COMANDO DA CIDADE, A PARTIR DE 2025? Nota-se que sim. Pois o número de pessoas que defendem a atual gestão municipal diminui a cada dia, de forma considerável. Também diminui o número de lideranças políticas, que tenha grande admiração da população, defendendo a atual gestão. Daí, parece, que o poder executivo municipal está apelando para trazer, para a cidade, pessoas importantes de fora  em troca de parcerias que envolve dinheiro público, para fazerem a média com a população, querendo passar que lá fora Maracanaú aos olhos de uma empresa, e de um país, renomados mundialmente, Maracanaú é destaque. Só que a população maracanauense está indignada com a sensação de que cada vez mais está sendo enganada. Pois, as famílias maracanauenses não vão ter um cotidiano melhor com a compra de lousa digital Samsung e tão pouco com o São João de Maracanaú sendo divulgado nas Olimpíadas 2026 na França. O QUE ADIANTA ESTE EVENTO SER DIVULGADO INTERNACIONALMENTE SE OS/AS MARACANAUENSES CADA VEZ MAIS NÃO TEM REMÉDIOS, NÃO TEM A DEVIDA MANUTENÇÃO DAS RUAS, NÃO É VALORIZADO/A NO FUNCIONALISMO PÚBLICO E NÃO TEM GUARDA MUNICIPAL BEM EQUIPADA E COM GRANDE EFETIVO?

Diante de tudo isso, pode acontecer da população de Maracanaú não dar mais quatro anos ao grupo que está na Prefeitura, há duas décadas. A sinalização é a imensidão de pessoas insatisfeitas. Porque chama muita atenção o grande aumento da revolta do povo, e a redução de quem ousava defender esse grupo, até há alguns anos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários