A azia é uma sensação de queimação na região do peito ou do esôfago, podendo chegar até a garganta. algumas soluções caseiras citadas podem ajudar no alívio
A azia é uma sensação de queimação na região do peito ou do esôfago, podendo chegar até a garganta. Um dos principais sintomas é o refluxo gastroesofágico. Nesse momento, é comum procurarmos remédios caseiros, mas existe algum que realmente funciona?
É importante ressaltar que, na persistência desses e outros sintomas, como enjoo, vômito, mal-estar e estufamento, procure orientação médica. Além disso, é fundamental não se automedicar. Mesmo assim, algumas soluções caseiras citadas abaixo podem ajudar no alívio.
Remédios caseiros podem aliviar a azia?
Mudanças de hábito são mais eficazes para evitar a azia. Alguns alimentos e chás com propriedades calmantes e digestivas podem auxiliar no alívio de sintomas.
São eles: os chás de boldo, espinheira-santa, camomila, vinagre de maçã e suco de pera ou melão.
Sugestões naturais para melhorar a sensação de azia
Outra sugestão ainda comer uma maçã ou pera sem casca, beber chá de funcho ou gengibre, além de três sucos:
Suco de batata crua: por ser um tubérculo alcalino, ele neutraliza a acidez do estômago e diminui o desconforto. Funciona como uma espécie de antiácido. Para preparar, descasque uma batata grande, corte em fatias ou rale; depois, esprema até sair o líquido. Beba em jejum ou cerca de 30 minutos antes das refeições principais.
Suco de couve e maçã: a fruta tem uma ação cicatrizante e ajuda no alívio da queimação, além de ser rica em fibras. Já a couve tem propriedades antiulcerosas e, ao contribuir para a cicatrização de possíveis úlceras, alivia a azia e a dor de estômago. Para preparar, use três folhas de couve-manteiga cruas, uma maçã madura e 1/2 copo de água. Bata tudo no liquificador e beba logo em seguida.
Suco de mamão e linhaça: devido ao alto teor de fibras existente nessa combinação, é possível melhorar o pH estomacal. As enzimas digestivas presentes também agem como propriedade anti-inflamatória. Prepare batendo os ingredientes com água no liquidificador e use mel para adoçar.
Quais as principais causas da azia?
Entre as principais causas da azia estão: tabagismo, álcool, consumo de bebidas com cafeína (café, refrigerantes, energéticos, chá verde e preto), refeições copiosas (em grandes quantidades, gordurosas e condimentadas), com excesso de pimenta, chocolates e a ingestão de alguns medicamentos como anti-inflamatórios.
Existem hábitos que podem melhorar a azia?
Uma alimentação saudável é o mais importante para prevenir ou melhorar os sintomas da azia.
Escolher alimentos naturais que não tenham conservantes, corantes, produtos químicos e sejam preparados de forma simples, evitar frituras e não ingerir líquidos simultaneamente podem ajudar. Outros hábitos contribuem para prevenir e amenizar a situação:
▪︎ Evitar bebidas durante as refeições: o estômago se dilata e isso faz com que o esfíncter do esôfago fique aberto, favorecendo o retorno do líquido ácido do estômago para o esôfago;
▪︎ Controlar o excesso de peso: o aumento da circunferência abdominal também faz com que o esfíncter inferior do esôfago se mantenha mais relaxado;
▪︎ Evitar se deitar logo após de comer: nesta posição, o estômago gera uma pressão maior no esfíncter e provoca o retorno do suco gástrico;
▪︎ Mastigar bem os alimentos;
▪︎ Evitar distrações enquanto se alimenta e não comer tarde da noite;
▪︎ Elevar a cabeceira da cama: isso faz com que o suco gástrico não volte;
▪︎ Fazer pequenas refeições ao longo do dia, sem grandes quantidades de uma só vez;
▪︎ Evitar fazer exercícios isométricos em momentos de crise, como a prancha abdominal e os abdominais comuns;
▪︎ Fugir de situações de estresse;
▪︎ Manter-se sempre presente no ato de comer, pois isso ajuda a acalmar, melhorar a digestão e reduzir os sintomas e problemas digestivos.
Fontes: Natália Lima, homeopata e terapeuta holística do Espaço Tatva; Luana Luz, gastroenterologista; Roberto Debski, homeopata.
(Com informações do UOL)
#Artigo_Semanal_em_13_05_2024
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ DETONA PREFEITURA, QUE NEM ENTREGOU AINDA OS TABLETs DOS PROFESSORES E ESTUDANTES, AGORA ANUNCIA COMPRAS DE LOUSAS DIGITAIS, SE A CONEXÃO DE INTERNET DEIXA MUITO A DESEJAR NAS ESCOLAS; OUTRA, SÓ PORQUE FOI REALIZADA MANUTENÇÃO PERIÓDICA EM POSTOS DE SAÚDE, MAS CONTINUA A GRANDE FALTA DE REMÉDIOS, E UM ATENDIMENTO PRECÁRIO, PREFEITURA DIZ NA REDE SOCIAL QUE SAÚDE MUNICIPAL É EXCELENTE; O GRUPO DEPOIS DE 20 ANOS NO PODER, PRECISA DE QUANTO MAIS TEMPO PARA FAZER O QUE DEVERIA?
A gestão municipal cada vez mais estar sendo rebatida pela população, que mais capacitada para analisar os fatos e cansada de tantas mentiras de grupo político que parece ter se profissionalizado em ludibriar os cidadãos, contudo estão "quebrando a cara", pois a população indignada estar se manifestando muito, nas redes sociais. Com isso uma gestão municipal incompetente, está se desgastando muito. Isso por não ter as soluções que as pessoas mais necessitam e desejam. A Prefeitura de Maracanaú, enquanto a população estar indignada com o desempenho fraco nas áreas de saúde e educação, ultimamente veio com mais mentiras, parece zombar muito dos cidadãos. Quando estes se depararam com as notícias de que é uma excelência a educação e a saúde municipal, porque foi comprado lousas digitais para as escolas e os postos de saúde receberam a manutenção que é normal acontecer de anos em anos. ISSO ESTÁ LONGE DE SER O QUE A POPULAÇÃO MAIS PRECISA. A população está certíssima quando comenta nas redes sociais que quer os Tablets sendo entregues aos estudantes e professores. Seja cumprido o que foi anunciado em um evento no ano passado. Com isso, pode melhorar o aprendizado, se for colocada uma boa conexão de Internet também. A lousa digital seria um complemento. A reforma dos postos de saúde não serve para muita coisa, se ainda existe uma grande falta de medicamento. Como também, a falta de um bom atendimento, mais médicos e dentistas. Que os atendentes necessitam de melhores condições de trabalho para oferecer um bom serviço público. Os maracanauenses querem saber porque o grupo que está há cerca de 20 anos no poder, ainda não faz uma gestão municipal condizente com a boa condição econômica de Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário