Pesquisadores desenvolvem gel que combate efeitos do álcool

Produto decompõe a substância antes de chegar na corrente sanguínea

Pesquisadores desenvolveram um gel que auxilia a decomposição do álcool antes da chegada na corrente sanguínea, o que pode diminuir os danos e os sintomas nocivos que a substância causa no corpo.


O gel é feito de proteína do soro do leite — o famoso whey —, ouro e ferro. A tecnologia já foi testada em ratos e os resultados mostraram que seu uso pode auxiliar a curto e longo prazo, promovendo uma menor perda de peso, menos danos e melhora no metabolismo de gordura no fígado, entre outros efeitos.


Em um estudo publicado na Nature Nanotechnology, os cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique demonstraram que o gel decompõe o álcool no trato gastrointestinal convertendo-o em ácido acético, substância que causa menos danos. “Ao contrário de quando é metabolizado no fígado, [com o uso do gel] nenhum acetaldeído prejudicial é produzido como produto intermediário”, disse o professor Raffaele Mezzenga, que participou da pesquisa.


A substância deve ser tomada antes ou durante o consumo de álcool, já que só funciona quando a bebida ainda está no sistema digestivo — onde é absorvida através das mucosas. Depois que entra na corrente sanguínea, quando acontece a intoxicação alcoólica, seus malefícios não são mais combatidos pelo gel.

Para sua produção, a proteína de soro de leite — muito utilizada nos suplementos de proteína — é fervida por várias horas e, com adição de sal e água, forma um gel. Esse formato de apresentação foi escolhido pois tem a vantagem de ser digerido muito lentamente no organismo. Ainda, como catalisadores, são adicionados átomos de ferro, glicose e ouro. O metal precioso foi escolhido porque não é absorvido pelo corpo e, por isso, permanece eficaz por mais tempo no trato digestivo.

Diminuição do dano em ratos

No estudo, o gel foi testado em ratos separados em dois grupos: um que recebeu álcool apenas uma vez e outro que bebeu por dez dias. Nos testes dos primeiros, meia hora depois de ingerir a substância, o gel reduziu o nível de álcool no sangue em 40%. Após cinco horas, em até 56% comparando com o grupo de controle.

Nos que receberam por mais tempo, foi reportada uma menor perda de peso, menos danos ao fígado e, portanto, melhor metabolismo de gordura no órgão, bem como melhores indicadores sanguíneos. Outros órgãos, como o baço ou o intestino, assim como os tecidos dos ratos, também mostraram menos danos causados pelo álcool.

O grupo de pesquisadores já solicitou a patente do gel e, agora, começarão os testes clínicos para o uso em humanos ser autorizado.

(Com informações do CNN Brasil)

#Artigo_Semanal_em_13_05_2024

POPULAÇÃO DE MARACANAÚ DETONA PREFEITURA, QUE NEM ENTREGOU AINDA OS TABLETs DOS PROFESSORES E ESTUDANTES, AGORA ANUNCIA COMPRAS DE LOUSAS DIGITAIS, SE A CONEXÃO DE INTERNET DEIXA MUITO A DESEJAR NAS ESCOLAS; OUTRA, SÓ PORQUE FOI REALIZADA MANUTENÇÃO PERIÓDICA EM POSTOS DE SAÚDE, MAS CONTINUA A GRANDE FALTA DE REMÉDIOS, E UM ATENDIMENTO PRECÁRIO,  PREFEITURA DIZ NA REDE SOCIAL QUE SAÚDE MUNICIPAL É EXCELENTE; O GRUPO DEPOIS DE 20 ANOS NO PODER, PRECISA DE QUANTO MAIS TEMPO PARA FAZER O QUE DEVERIA?

A gestão municipal cada vez mais estar sendo rebatida pela população, que mais capacitada para analisar os fatos e cansada de tantas mentiras de grupo político que parece ter se profissionalizado em ludibriar os cidadãos, contudo estão "quebrando a cara", pois a população indignada estar se manifestando muito, nas redes sociais. Com isso uma gestão municipal incompetente, está se desgastando muito. Isso por não ter as soluções que as pessoas mais  necessitam e desejam. A Prefeitura de Maracanaú, enquanto a população estar indignada com o desempenho fraco nas áreas de saúde e educação,  ultimamente veio com mais mentiras, parece zombar muito dos cidadãos. Quando estes se depararam com as notícias de que é uma excelência a educação e a saúde municipal, porque foi comprado lousas digitais para as escolas e os postos de saúde receberam a manutenção que é normal acontecer de anos em anos. ISSO ESTÁ LONGE DE SER O QUE A POPULAÇÃO MAIS PRECISA. A população está certíssima quando comenta nas redes sociais que quer os Tablets sendo entregues aos estudantes e professores. Seja cumprido o que foi anunciado em um evento no ano passado. Com isso, pode melhorar o aprendizado, se for colocada uma boa conexão de Internet também.  A lousa digital seria um complemento. A reforma dos postos de saúde não serve para muita coisa, se ainda existe uma grande falta de medicamento. Como também, a falta de um bom atendimento, mais médicos e dentistas. Que os atendentes necessitam de melhores condições de trabalho para oferecer um bom serviço público. Os maracanauenses querem saber porque o grupo que está há cerca de 20 anos no poder, ainda não faz uma gestão municipal condizente com a boa condição econômica de Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.







Comentários