Passa horas nas redes? Uso pode aumentar desejo de intervenções estética

Segundo os autores, embora a decisão de se submeter a um procedimento desse tipo seja complexa, há uma relação entre o uso das redes, a autoestima e a maior aceitação dessas técnicas


Passar horas nas mídias sociais, seguir perfis de celebridades e lançar mão de filtros para melhorar fotos são fatores que estão associados ao maior desejo de passar por intervenções estéticas e ao aumento da procura por esse tipo de consulta, mostra um estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology. Segundo os autores, embora a decisão de se submeter a um procedimento desse tipo seja complexa, há uma relação entre o uso das redes, a autoestima e a maior aceitação dessas técnicas.


"Esse é um fenômeno que tem sido observado na prática. Temos notado o aumento significativo no número de pacientes que buscam procedimentos para alcançar um padrão de beleza muitas vezes idealizado. Eles estão constantemente em busca de pele sem poros, sem rugas nem olheiras, corpo perfeito, sem celulite, flacidez e com o abdômen definido. Além disso, com o uso crescente de plataformas de videoconferência, as pessoas se veem constantemente na câmera, o que intensifica a autocrítica em relação à própria aparência", observa a dermatologista Barbara Miguel, do Hospital Israelita Albert Einstein.


Os autores chegaram a essa conclusão após avaliar os resultados de um questionário aplicado em 175 pacientes, que passaram por um ambulatório de dermatologia com diversas queixas - não só estéticas. As questões incluíam o número de horas em aplicativos, como Instagram e Snapchat, os perfis seguidos e a intenção de fazer procedimentos, além de perguntas sobre ter conversado com familiares, amigos e médicos a respeito dessas questões. 


Metade dos entrevistados (50,9%) passava mais de uma hora por dia nas redes e 24% ficavam entre duas e quatro horas diárias navegando pelos apps. A maioria (72%) seguia celebridades e influencers e 40% acompanhavam contas de dermatologistas e cirurgiões que apresentavam os resultados de procedimentos. Após cruzar os dados, esses três fatores - bem como o uso de editores de imagem - foram correlacionados a uma maior suscetibilidade a passar por intervenções.


O artigo frisa que, embora não sejam a causa direta desse desejo, as redes sociais podem estimular aqueles mais suscetíveis, pois elas bastante eficientes em disseminar essa informação e fazer propaganda, transformando os usuários em pacientes potenciais.


"Muitos adolescentes e pré-adolescentes buscam procedimentos para ficar parecidos com seus ídolos, conforme padrões que a sociedade e as redes mostram. Mas, é importante diferenciar quando é um desejo legítimo, se há a real necessidade de fazer a correção de algo estético", diz a psicóloga Caroline Nóbrega, do Hospital Israelita Albert Einstein. 


“Essa tendência levanta questões sobre o impacto das mídias sociais nas nossas percepções de beleza e autoimagem. Embora as redes sociais nos conectem, também podem criar expectativas irreais e pressões sociais sobre a nossa aparência”

Caroline Nóbrega, psicóloga


Para a psicóloga, vale um alerta se a pessoa nunca teve essa preocupação e, de repente, ela passa a ser excessiva. "É preciso avaliar a motivação, se está trazendo prejuízo funcional à vida da pessoa, se está impactando a qualidade de vida", orienta Nóbrega, que reforça: "Devemos lembrar que as redes mostram o que querem mostrar, que o que serve para um pode não servir para quem está olhando", diz a especialista.


Alguns fatores ajudam a identificar as razões que podem justificar um desconforto estético. "A idade da pessoa, suas queixas, se está afetando sua autoestima e o convívio social, se está sofrendo bullying, ou se o problema pode trazer risco de sequelas futuras, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, como as cicatrizes de acne", explica a dermatologista. 

(Com informações do UOL)


#Artigo_Semanal_em_27_05_2024

INACEITÁVEL! GESTOR MUNICIPAL CHAMAR, DE ABESTADOS, OS EMPREENDEDORES DURANTE UMA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE DA PREFEITURA  DEPOIS QUE FORAM ENGANADOS,  NA COMPRA DE LOJAS NO MEGASHOP, QUE AS OBRAS ESTÃO PARALISADAS HÁ MUITO TEMPO; INCAPACIDADE E FALTA DE EMPATIA DO GESTOR MUNICIPAL POIS COMO AGIU COMO GAROTO PROPAGANDA, NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DE VENDAS DAS LOJAS AINDA NA PLANTA, ELE TEM MUITO QUE SE EXPLICAR

Um gestor público que não aceita que a população questione seus atos errados não pode administrar uma cidade por muito tempo. A população deve se manifestar sempre quando for enganada por uma ação errada de quem ocupa o poder executivo. Principalmente quando, este, age como um falastrão. A viver se propagandeando, que fez ou fará isso e aquilo. Contudo, quando isso dá errado, falta com a hombridade de assumir os seus erros. Um gestor que já agiu de forma parecida em outra ocasião, numa manifestação dos professores que uma manifestante teve seu cartaz rasgado por esse mesmo gestor.  Ou seja, demonstra que isso é uma prática dele, para buscar abafar uma crise, como se tivesse numa empresa e não em uma Prefeitura. SE QUEM PAGOU, UM VALOR ALTO, NÃO RECEBEU SUAS LOJAS NO MEGASHOP, NO PRAZO DETERMINADO, NÃO CONSEGUE UMA SOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DESSE EMPREENDIMENTO COMERCIAL, CLARO QUE TINHA QUE SABER DO GESTOR MUNICIPAL QUE PASSOU GARANTIA DE UM BOM NEGÓCIO, E GERARIA MUITOS LUCROS E EMPREGOS. Pois é! O gestor municipal, em vez de agir com estupidez com os manifestantes, deveria ter realizado uma reunião com representantes da manifestação, e ter apontado um encaminhamento do que esse gestor que agiu, como garoto propaganda, iria fazer para buscar resolver essa situação. Entende-se, que esse gestor poderá conseguir uma solução. Como a devolução do dinheiro para os empreendedores que não querem mais aceitar a quebra de contrato, deste negócio do Megashop. Isso está sendo considerado como o maior golpe em Maracanaú, nos últimos tempos. Entretanto, o gestor municipal aumentou ainda mais a indignação e o problema do montão de empreendedores enrolados. Já que agora sabem que não pode contar com o gestor municipal. Depois de confiar muito nele, e que estaria fazendo um grande investimento na vida. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 




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