A médica veterinária com especialização em dermatologia e otologia explica que, na teoria, os animais não deveriam tomar banho. Entenda!
A frequência de banho dos animais de estimação é um tema que gera muitas dúvidas nos tutores. Enquanto alguns acreditam que banhos frequentes são essenciais para a saúde e higiene de seus pets, outros temem que a prática excessiva possa causar problemas de pele e estresse nos animais.
A médica veterinária com especialização em dermatologia e otologia Camila Molan Botton explica que, na teoria, os animais não deveriam tomar banho: “O que eu sempre explico para os tutores quando eles vêm ao meu consultório é que cachorros não têm necessidade de tomar banho com frequência. Na verdade, quando o cachorro tem a pele saudável, ele não precisa tomar banho nunca. Isso não quer dizer que ele não possa tomar banho.”
A especialista explica que o banho em cães se torna imprescindível apenas em casos de tratamento dermatológico, como infecção fúngica, infecção bacteriana ou ressecamento da pele. Nesses casos, a higienização da pele do cão torna-se obrigatória para que não surjam problemas maiores.
Nos casos em que o tutor opta por dar banho sem a obrigatoriedade médica, Camila explica que devem ser tomados alguns cuidados para que a saúde do animal não seja afetada: “Deve-se evitar produtos que não sejam especializados para pets, pois os produtos feitos para pets têm o pH adequado para a pele deles e não contêm ingredientes que possam prejudicá-los. Eu recomendo usar sempre um shampoo hidratante, pois ajuda a hidratar a pele, restaurar a barreira cutânea e proteger contra a perda de água transepidérmica e penetração de alérgenos. O uso de condicionador também é importante, pois assim como nós precisamos de shampoo e condicionador para ter cabelos hidratados, o pelo e a pele do cachorro também se beneficiam desse cuidado”.
O uso de produtos inadequados pode acarretar diversos problemas na pele do animal. Caso tutores desavisados utilizem sabão de lavar roupa ou detergente de cozinha para lavar a pele do animal, isso pode causar uma reação alérgica grave, como uma reação urticariforme, sensibilizando a pele
Camila também explica algumas questões com outros animais, como gatos, que devem ser levados em conta quando o tutor pensar em estabelecer uma frequência de banhos: “Especialmente no caso de gatos, é importante considerar que o gato pode estressar-se e até desenvolver alguma doença devido ao banho forçado”.
O mais adequado, segundo a especialista, é o acompanhamento clínico para saber se os produtos utilizados podem afetar a pele do animal e, assim, evitar irritações e alergias nos pets.
Já sobre frequência, o comprimento da pelagem e o estilo de vida podem ser determinantes. Geralmente, seguindo as orientações veterinárias, recomenda-se dar banho no animal a cada 15 dias. No entanto, o excesso de banho pode levar a consequências graves para o cão, como a remoção da oleosidade natural da pele, que funciona como uma proteção contra fungos e bactérias, tornando-o mais suscetível a alergias e doenças dermatológicas.
Outro ponto é o acúmulo de umidade entre os pelos, que pode favorecer a proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde. O banho também pode diminuir a imunidade do animal, pois remove as bactérias benéficas que auxiliam na proteção do organismo e da pele. Banhos em dias frios e mudanças bruscas de temperatura corporal também podem contribuir para a redução da imunidade.
(Com informações do iG)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_20_05,_2024
NEM TRAZENDO REPRESENTANTES DA SAMSUNG E DE PAÍS EUROPEU QUE SEDIARÁ AS OLIMPÍADAS 2026, PARA ESTES FALAREM BEM DE MARACANAÚ AO REDOR DO MUNDO, PREFEITURA SE LIVRA DE SER MUITO CRITICADA, EM SUAS REDES SOCIAIS, DEVIDO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DA POPULAÇÃO SEREM CADA VEZ MAIS SÃO NEGADAS
Se não for fazer muito mais hora com a cara do povo, parece muito. Enquanto a reclamação da população é cada vez maior, gestão municipal de Maracanaú parece querer iludir os/as cidadãos/ãs, ao trazer representantes da Samsung e do Governo da França para darem a impressão que Maracanaú é bem governada. Esses representantes, percebe-se, são induzidos a mostrarem que Maracanaú tem boa gestão municipal. Só que a população de Maracanaú está enfurecida com isso. E está enchendo os comentários das publicações nas redes sociais, da Prefeitura, com muito mais críticas e cobranças. Diante do caos nos postos de saúde, a imensidão de buracos nas ruas, o desprezo dos funcionários do Programa Qualifica, lanche de péssima qualidade nas escolas, etc. ISSO MOSTRA QUE AGORA A POPULAÇÃO TEM O NÚMERO NECESSÁRIO DE PESSOAS PARA MUDAR O COMANDO DA CIDADE, A PARTIR DE 2025? Nota-se que sim. Pois o número de pessoas que defendem a atual gestão municipal diminui a cada dia, de forma considerável. Também diminui o número de lideranças políticas, que tenha grande admiração da população, defendendo a atual gestão. Daí, parece, que o poder executivo municipal está apelando para trazer, para a cidade, pessoas importantes de fora em troca de parcerias que envolve dinheiro público, para fazerem a média com a população, querendo passar que lá fora Maracanaú aos olhos de uma empresa, e de um país, renomados mundialmente, Maracanaú é destaque. Só que a população maracanauense está indignada com a sensação de que cada vez mais está sendo enganada. Pois, as famílias maracanauenses não vão ter um cotidiano melhor com a compra de lousa digital Samsung e tão pouco com o São João de Maracanaú sendo divulgado nas Olimpíadas 2026 na França. O QUE ADIANTA ESTE EVENTO SER DIVULGADO INTERNACIONALMENTE SE OS/AS MARACANAUENSES CADA VEZ MAIS NÃO TEM REMÉDIOS, NÃO TEM A DEVIDA MANUTENÇÃO DAS RUAS, NÃO É VALORIZADO/A NO FUNCIONALISMO PÚBLICO E NÃO TEM GUARDA MUNICIPAL BEM EQUIPADA E COM GRANDE EFETIVO?
Diante de tudo isso, pode acontecer da população de Maracanaú não dar mais quatro anos ao grupo que está na Prefeitura, há duas décadas. A sinalização é a imensidão de pessoas insatisfeitas. Porque chama muita atenção o grande aumento da revolta do povo, e a redução de quem ousava defender esse grupo, até há alguns anos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário