Café dá mais energia para pessoas com rotinas sobrecarregadas

Presente no café, a cafeína influencia o metabolismo, função cardíaca e liberação de neurotransmissores


Para muitas pessoas, principalmente mulheres na faixa dos 30+, uma das maiores dificuldades é lidar com as tarefas do dia a dia. Durante essa fase da vida, é comum que elas enfrentem diversas demandas familiares ao mesmo tempo em que precisam lidar com questões profissionais. E o que se tornou um dos maiores aliados para conseguir ter mais energia para dar conta de tudo e todos? O café!


Prova disso foi uma pesquisa realizada em 2023 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) que apontou que 61% dos participantes tomam café para melhorar o humor e a disposição. O estudo ainda exaltou que 29% dos consumidores ingerem mais de seis xícaras de 50 ml de café diariamente, enquanto 46% consomem entre três e cinco. Esses valores, segundo os pesquisadores, mostram que culturalmente o brasileiro já tem uma pré-disposição maior de inserir quantidades altas de cafeína no dia a dia.


Benefícios do café para ter mais energia

Vanessa Costa, nutricionista especializada na saúde da mulher e criadora do Método Reset, explica que a cafeína presente no café atua como antagonista dos receptores de adenosina no sistema nervoso central, bloqueando os efeitos relaxantes, proporcionando aumento significativo em alerta e energia. Além disso, ela exerce influência sobre o metabolismo, função cardíaca e liberação de neurotransmissores. "Seus efeitos fisiológicos vão muito além da simples xícara de café, impactando desde o processo metabólico até o desempenho cognitivo", afirma ela.


Um estudo recente da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), que investigou os benefícios do café no treinamento, sugere que a dosagem ideal seja de duas a quatro xícaras de café, consumidas aproximadamente 60 minutos antes de praticar alguma atividade.


"É importante ressaltar que muitas mulheres que se sentem sobrecarregadas com suas demandas familiares e profissionais, no momento de praticar exercícios acabam desistindo pelo cansaço. É nessa hora que o café entra como um grande aliado para dar um gás necessário e tornar o momento de autocuidado presente na rotina", conta Vanessa.


Cuidado para não exagerar

A nutricionista ressalta que, para cada fase da vida, existe uma quantidade adequada de consumo de cafeína, mas isso varia principalmente de acordo com o estado de saúde de cada pessoa.


"Vale destacar também que, apesar de ser um aliado valioso, a literatura ainda carece de estudos específicos sobre os efeitos ergogênicos e de recuperação do café", afirma a profissional.


E ressalta: "Baseando-se na capacidade individual de absorção e metabolização da cafeína, torna-se necessário o acompanhamento profissional".


Sendo assim, ela diz que o importante é manter as consultas médicas em dia e encontrar no café uma forma de impulsionar a ter mais momentos voltados para sua saúde física e mental.

(Com informações do Terra.com)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_20_05,_2024

NEM TRAZENDO REPRESENTANTES DA SAMSUNG E DE PAÍS EUROPEU QUE SEDIARÁ AS OLIMPÍADAS 2026, PARA ESTES FALAREM BEM DE MARACANAÚ AO REDOR DO MUNDO, PREFEITURA SE LIVRA DE SER MUITO CRITICADA, EM SUAS REDES SOCIAIS, DEVIDO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DA POPULAÇÃO SEREM CADA VEZ MAIS SÃO NEGADAS

Se não for fazer muito mais hora com a cara do povo, parece muito. Enquanto a reclamação da população é cada vez maior, gestão municipal de Maracanaú parece querer iludir os/as cidadãos/ãs, ao trazer representantes da Samsung e do Governo da França para darem a impressão que Maracanaú é bem governada. Esses representantes, percebe-se, são induzidos a mostrarem que Maracanaú tem boa gestão municipal. Só que a população de Maracanaú está enfurecida com isso. E está enchendo os comentários das publicações nas redes sociais, da Prefeitura, com muito mais críticas e cobranças. Diante do caos nos postos de saúde, a imensidão de buracos nas ruas, o desprezo dos funcionários do Programa Qualifica, lanche de péssima qualidade nas escolas, etc. ISSO MOSTRA QUE AGORA A POPULAÇÃO TEM O NÚMERO NECESSÁRIO DE PESSOAS PARA MUDAR O COMANDO DA CIDADE, A PARTIR DE 2025? Nota-se que sim. Pois o número de pessoas que defendem a atual gestão municipal diminui a cada dia, de forma considerável. Também diminui o número de lideranças políticas, que tenha grande admiração da população, defendendo a atual gestão. Daí, parece, que o poder executivo municipal está apelando para trazer, para a cidade, pessoas importantes de fora  em troca de parcerias que envolve dinheiro público, para fazerem a média com a população, querendo passar que lá fora Maracanaú aos olhos de uma empresa, e de um país, renomados mundialmente, Maracanaú é destaque. Só que a população maracanauense está indignada com a sensação de que cada vez mais está sendo enganada. Pois, as famílias maracanauenses não vão ter um cotidiano melhor com a compra de lousa digital Samsung e tão pouco com o São João de Maracanaú sendo divulgado nas Olimpíadas 2026 na França. O QUE ADIANTA ESTE EVENTO SER DIVULGADO INTERNACIONALMENTE SE OS/AS MARACANAUENSES CADA VEZ MAIS NÃO TEM REMÉDIOS, NÃO TEM A DEVIDA MANUTENÇÃO DAS RUAS, NÃO É VALORIZADO/A NO FUNCIONALISMO PÚBLICO E NÃO TEM GUARDA MUNICIPAL BEM EQUIPADA E COM GRANDE EFETIVO?

Diante de tudo isso, pode acontecer da população de Maracanaú não dar mais quatro anos ao grupo que está na Prefeitura, há duas décadas. A sinalização é a imensidão de pessoas insatisfeitas. Porque chama muita atenção o grande aumento da revolta do povo, e a redução de quem ousava defender esse grupo, até há alguns anos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários