Médica-veterinária lista alimentos perigosos para cães e gatos e explica os sintomas de intoxicação em pets
Atualmente, no mundo, estima-se que 46,1% dos lares possuem um ou mais cães e 19,3% ao menos um gato. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das intoxicações com os pets ocorrem no ambiente onde residem, já que ainda de forma acidental, muitos acabam expostos a substâncias tóxicas.
Para a médica veterinária e responsável clínica do Hospital Veterinário da Universidade Santo Amaro (HOVET), Andressa Kotleski, há muito desconhecimento em relação aos alimentos comuns na dieta dos tutores que são tóxicos para os pets. "A maioria dos casos de intoxicação poderia ser evitada com o esclarecimento da população", reforça a coordenadora do Hospital Veterinário da Unisa.
Por isso, é importante que os tutores tenham uma maior compreensão sobre os cuidados preventivos em relação ao ambiente, ao armazenamento de produtos de limpeza, medicamentos e pesticidas, e aos alimentos oferecidos aos animais de estimação.
"A falta de informação sobre os alimentos que causam intoxicação pode comprometer a saúde e bem-estar dos pets", ressalta a médica-veterinária. Entre os alimentos que causam intoxicação estão frutas, como o abacate e a uva, chocolate, e vegetais utilizados no preparo das refeições, como o alho, alho-poró, cebolinha e a cebola.
Alimentos tóxicos para os pets
Frutas como o abacate possuem no fruto e folhas uma substância chamada persina, que é tóxica para cães e gatos e leva a alterações nas células. Além disso, a ingestão de alta quantidade de abacate pode levar à pancreatite, uma inflamação no pâncreas, pelo fato de o fruto ser rico em gordura.
Por conta do tamanho e rigidez da fruta, existe também o risco de engasgo com o caroço. No caso da uva a ingestão pode evoluir para uma insuficiência renal aguda. Acredita-se que um dos motivos dessa reação seja a alta concentração de açúcar e até o excesso de vitamina D.
Vegetais como o alho, o alho-poró, a cebolinha e a cebola são da família Allium. Na composição desses alimentos existe uma substância chamada sulfureto de n-propil, que reduz a atividade de uma enzima na célula sanguínea, causando a destruição das células do sangue dos animais.
Já no caso do chocolate pode conter cafeína, teofilina e teobromina, que estimula o sistema nervoso central dos animais, o que causa aumento dos batimentos cardíacos. Além disso, cães e gatos são mais sensíveis a elas, pois a eliminação dessas substâncias no sistema digestório é mais lenta.
Sintomas de intoxicação
Ainda segundo a médica-veterinária, alguns sintomas podem indicar um quadro de intoxicação: vômito, diarréia, desconforto respiratório e abdominal, falta de ar, excesso de urina, fraqueza e desidratação.
De acordo com a especialista, os sintomas podem aparecer, dependendo do alimento ingerido, entre 6 e 24 horas. Por isso, os tutores devem estar atentos caso o animal apresente algum desses sinais.
(Com informações do Terra.com)
#Artigo_Semanal_em_27_05_2024
INACEITÁVEL! GESTOR MUNICIPAL CHAMAR, DE ABESTADOS, OS EMPREENDEDORES DURANTE UMA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE DA PREFEITURA DEPOIS QUE FORAM ENGANADOS, NA COMPRA DE LOJAS NO MEGASHOP, QUE AS OBRAS ESTÃO PARALISADAS HÁ MUITO TEMPO; INCAPACIDADE E FALTA DE EMPATIA DO GESTOR MUNICIPAL POIS COMO AGIU COMO GAROTO PROPAGANDA, NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DE VENDAS DAS LOJAS AINDA NA PLANTA, ELE TEM MUITO QUE SE EXPLICAR
Um gestor público que não aceita que a população questione seus atos errados não pode administrar uma cidade por muito tempo. A população deve se manifestar sempre quando for enganada por uma ação errada de quem ocupa o poder executivo. Principalmente quando, este, age como um falastrão. A viver se propagandeando, que fez ou fará isso e aquilo. Contudo, quando isso dá errado, falta com a hombridade de assumir os seus erros. Um gestor que já agiu de forma parecida em outra ocasião, numa manifestação dos professores que uma manifestante teve seu cartaz rasgado por esse mesmo gestor. Ou seja, demonstra que isso é uma prática dele, para buscar abafar uma crise, como se tivesse numa empresa e não em uma Prefeitura. SE QUEM PAGOU, UM VALOR ALTO, NÃO RECEBEU SUAS LOJAS NO MEGASHOP, NO PRAZO DETERMINADO, NÃO CONSEGUE UMA SOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DESSE EMPREENDIMENTO COMERCIAL, CLARO QUE TINHA QUE SABER DO GESTOR MUNICIPAL QUE PASSOU GARANTIA DE UM BOM NEGÓCIO, E GERARIA MUITOS LUCROS E EMPREGOS. Pois é! O gestor municipal, em vez de agir com estupidez com os manifestantes, deveria ter realizado uma reunião com representantes da manifestação, e ter apontado um encaminhamento do que esse gestor que agiu, como garoto propaganda, iria fazer para buscar resolver essa situação. Entende-se, que esse gestor poderá conseguir uma solução. Como a devolução do dinheiro para os empreendedores que não querem mais aceitar a quebra de contrato, deste negócio do Megashop. Isso está sendo considerado como o maior golpe em Maracanaú, nos últimos tempos. Entretanto, o gestor municipal aumentou ainda mais a indignação e o problema do montão de empreendedores enrolados. Já que agora sabem que não pode contar com o gestor municipal. Depois de confiar muito nele, e que estaria fazendo um grande investimento na vida. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário