Veja como esse tipo de treinamento melhora o comportamento do animal. Alguns comandos são importantes para garantir que o cachorro se comporte bem
Os cachorros são animais inteligentes, capazes de compreender e responder a uma variedade de comandos, o que demonstra sua capacidade de aprendizagem e adaptação. Isso permite que sejam treinados para obedecer a comandos básicos, como “senta”, “deita” e “fica” e “vem”, fundamentais para uma convivência harmoniosa com os humanos.
O adestramento é um processo educacional que visa melhorar a comunicação entre o cão e o tutor. Segundo Manara Martins, adestradora e fundadora da Alternativa Pet Adestramento, são utilizadas técnicas que ensinam o animal a “associar comandos, gestos e marcadores pelos comportamentos que desejamos modelar e executar”.
Se você tem vontade de ensinar alguns comandos básicos para o seu animal, saiba que é possível. De acordo com Manara Martins, no início é importante “o cão estar interessado na recompensa e focado no que o tutor tem a oferecer”. Por isso, ela explica que é fundamental conhecer o animal e entender o que funciona para ele como recompensa, pois é algo que o deixará motivado.
Para alguns cães, segundo a adestradora, utilizar reforços ou recompensas positivas, como petiscos ou porção da ração, funciona muito bem no início para obter comportamentos desejados. No caso de cães mais agitados que gostam de brincar, é indicado “recompensar com um brinquedo, jogar a bolinha ou sacudir a corda do cabo de guerra”.
Nesse contexto, a seguir, confira 6 comandos básicos para ensinar ao seu cachorro!
1. Senta
O comando “senta” é importante para estabelecer a obediência básica. Um cachorro que sabe “sentar” está mais preparado para seguir outros comandos e se comportar de maneira mais controlada.
Para ensinar ao animal esse comando, segure um petisco próximo ao nariz do cão e mova-o lentamente para cima, fazendo com que ele levante a cabeça e, naturalmente, sente-se. Assim que ele se sentar, diga “senta” e ofereça o petisco como recompensa.
2. Deita
O comando “deita” serve para acalmar um cachorro quando ele está muito agitado e para situações em que você precisa que ele permaneça em um lugar por um período. Para ensinar, primeiro, peça para o cachorro sentar e, depois, segure um petisco próximo ao chão e mova-o para frente, fazendo com que ele siga o petisco até se deitar. Diga “deita” enquanto ele se deita e recompense-o imediatamente.
3. Fica
O comando “fica” é importante para a segurança do cachorro , impedindo que ele corra em situações perigosas e ajudando a controlar seu comportamento em ambientes públicos.
Para isso, com o cachorro sentado ou deitado, diga “fica” e dê um passo para trás. Se ele permanecer no lugar, recompense com um carinho ou petisco, por exemplo. Aumente gradualmente a distância e a duração antes de recompensá-lo novamente.
4. Vem
O comando “vem” é interessante para garantir que seu cachorro venha até você quando chamado, especialmente em situações ao ar livre ou quando há distrações. Para isso, em ambiente calmo, diga “vem” com uma voz animada, enquanto dá para trás alguns passos. Recompense o cachorro quando ele vier até você.
5. Solta
O comando “solta” é simples, mas importante para evitar que o cachorro engula algo perigoso ou destrua um item que não deve. Para ensinar, quando o cão estiver segurando um brinquedo ou objeto, segure um petisco próximo ao nariz dele e diga “solta”. Assim que ele liberar o objeto, ofereça o petisco e elogie.
6. Junto
O comando “junto” é especialmente interessante para passeios ao ar livre. Isso porque ele ajuda a evitar que o cachorro puxe a guia ou saia correndo, se comportando de maneira indisciplinada.
Para isso, com o cachorro na guia, comece a caminhar e mantenha uma recompensa ao seu lado. Diga “junto” e recompense o pet sempre que ele estiver próximo a você. Pratique isso em diferentes ambientes para reforçar o comportamento.
(Com informações do iG)
#Artigo_Semanal_em_27_05_2024
INACEITÁVEL! GESTOR MUNICIPAL CHAMAR, DE ABESTADOS, OS EMPREENDEDORES DURANTE UMA MANIFESTAÇÃO EM FRENTE DA PREFEITURA DEPOIS QUE FORAM ENGANADOS, NA COMPRA DE LOJAS NO MEGASHOP, QUE AS OBRAS ESTÃO PARALISADAS HÁ MUITO TEMPO; INCAPACIDADE E FALTA DE EMPATIA DO GESTOR MUNICIPAL POIS COMO AGIU COMO GAROTO PROPAGANDA, NA OCASIÃO DO LANÇAMENTO DE VENDAS DAS LOJAS AINDA NA PLANTA, ELE TEM MUITO QUE SE EXPLICAR
Um gestor público que não aceita que a população questione seus atos errados não pode administrar uma cidade por muito tempo. A população deve se manifestar sempre quando for enganada por uma ação errada de quem ocupa o poder executivo. Principalmente quando, este, age como um falastrão. A viver se propagandeando, que fez ou fará isso e aquilo. Contudo, quando isso dá errado, falta com a hombridade de assumir os seus erros. Um gestor que já agiu de forma parecida em outra ocasião, numa manifestação dos professores que uma manifestante teve seu cartaz rasgado por esse mesmo gestor. Ou seja, demonstra que isso é uma prática dele, para buscar abafar uma crise, como se tivesse numa empresa e não em uma Prefeitura. SE QUEM PAGOU, UM VALOR ALTO, NÃO RECEBEU SUAS LOJAS NO MEGASHOP, NO PRAZO DETERMINADO, NÃO CONSEGUE UMA SOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DESSE EMPREENDIMENTO COMERCIAL, CLARO QUE TINHA QUE SABER DO GESTOR MUNICIPAL QUE PASSOU GARANTIA DE UM BOM NEGÓCIO, E GERARIA MUITOS LUCROS E EMPREGOS. Pois é! O gestor municipal, em vez de agir com estupidez com os manifestantes, deveria ter realizado uma reunião com representantes da manifestação, e ter apontado um encaminhamento do que esse gestor que agiu, como garoto propaganda, iria fazer para buscar resolver essa situação. Entende-se, que esse gestor poderá conseguir uma solução. Como a devolução do dinheiro para os empreendedores que não querem mais aceitar a quebra de contrato, deste negócio do Megashop. Isso está sendo considerado como o maior golpe em Maracanaú, nos últimos tempos. Entretanto, o gestor municipal aumentou ainda mais a indignação e o problema do montão de empreendedores enrolados. Já que agora sabem que não pode contar com o gestor municipal. Depois de confiar muito nele, e que estaria fazendo um grande investimento na vida. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário