Cães: existe diferença entre agressividade e reatividade? Entenda

Explorar a personalidade dos cães, especialmente quando se trata de li⁹dar com agressividade e reatividade, é importante para garantir o bem-estar dos animais e de toda a família


Compreender os segredos do comportamento dos animais de estimação é fundamental para uma convivência harmoniosa e o alicerce que ajuda a fortalecer os vínculos entre pet e tutor. Explorar a personalidade dos cães, especialmente quando se trata de lidar com agressividade e reatividade, é importante para garantir o bem-estar dos animais e de toda a família.

A veterinária comportamental Marina Meireles explica que, na verdade, não há uma grande diferença entre os dois termos. Sendo a reatividade uma reação exacerbada a estímulos que normalmente o animal não reagiria, e a agressividade é uma dessas reações, que pode começar como um simples desconforto e escalar para uma reação mais agressiva.

Marina afirma que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a agressividade em um cão não é apenas morder e demonstra seus efeitos muito antes de uma mordida de fato. 

“Esses comportamentos podem surgir por diversas razões e compreender seus gatilhos é o que nos permite abordar as questões de maneira resolutiva”, diz a especialista do Nouvet.

Marina aponta que medo, estresse, dor ou mesmo a falta de socialização adequada podem desencadear esse tipo de comportamento em cães.

Observar sinais de alerta, como rosnados, postura corporal tensa, orelhas abaixadas, latidos excessivos, pulos ou tentativas de fuga, ajuda a compreender as razões por trás desse comportamento. Entender as situações que desencadeiam essas reações permite criar um plano para encontrar soluções e criar um ambiente mais seguro e confortável ao pet, reduzindo o risco de incidentes.

Ela reforça que lidar com reações agressivas demanda paciência e muita observação. É comum que tutores procurem ajuda profissional de adestradores para corrigirem certos tipos de comportamento, no entanto, um primeiro passo importante é levar o animal ao veterinário para ter um diagnóstico diferencial de alguma causa clínica. Muitas vezes esses comportamentos se devem a uma alteração clínica, podendo ser dor física ou alteração hormonal.

"Qualquer problema de saúde física pode causar alterações comportamentais. Algumas das causas clínicas mais comuns para comportamentos agressivos incluem dores ortopédicas (discoespondilite ou displasia coxofemoral), alterações gastrointestinais (doença inflamatória intestinal) ou doenças endócrinas (hiperadrenocorticismo)", exemplifica.

“O período de puberdade leva a um aumento nos níveis dos  hormônios sexuais em machos e fêmeas, principalmente a testosterona, comumente associada a comportamentos agressivos. Portanto, podem ocorrer comportamentos reativos/agressivos nessa fase, de forma transitória, e que devem ser abordados e redirecionados de forma correta.”

No entanto, ela ressalta, “os comportamentos agressivos relacionados à variação hormonal ocorrem com mais intensidade no caso de doenças endócrinas, como o  hiperadrenocorticismo (aumento nos níveis de cortisol),  diabetes (aumento no apetite, causando irritabilidade), hipotireoidismo , entre outras". 

A intervenção especializada garante um ambiente seguro e harmonioso para o cão e seus cuidadores. Mas, além dele, criar um ambiente enriquecedor também apoia a estabilidade emocional dos pets. Isso envolve fornecer estímulos adequados, como brinquedos interativos, desafios cognitivos e atividades físicas que atendam às necessidades específicas de cada raça.

Marina lista alguns exemplos de enriquecimentos ambientais para cães: 

  • Disponibilizar itens de roer, como mordedores de nylon, orelha bovina desidratada, legumes e frutas crus com textura mais firme (ex: maçã, cenoura, pepino) 

  • Brinquedos e itens que proporcionem o comportamento natural de forragear em busca de comida, como os tapetes de faro (ou "snuffle mats") 

  • Oferecer o alimento em brinquedos e comedouros interativos

  • Passeios em que o cão possa farejar bastante, se possível, em locais com grama/em meio à natureza

“Algumas raças foram geneticamente selecionadas para alguns propósitos, como Border Collies para pastoreio ou Dachshunds para caça. Por isso, podem ter maior aptidão para determinadas atividades. É importante que o tutor conheça o comportamento normal da raça do seu cão, de modo a satisfazer melhor suas necessidades comportamentais”, acrescenta a especialista.

O equilíbrio emocional dos pets depende, ainda, das oportunidades de socialização . A interação positiva com outros animais de estimação, pessoas e novos ambientes contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e a redução do estresse.

(Com informações do IG.com)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_04_2024

SE NÃO BASTASSE DISPONIBILIZAR FARDAMENTO SÓ EM ANO DE ELEIÇÃO, PREFEITURA DE MARACANAÚ PARECE ACHAR POUCO A HUMILHAÇÃO E NÃO ENTREGA O TAMANHO CERTO, E NEM DUAS UNIDADES DE CADA PEÇA; CHEFES DE FAMÍLIAS COM MUITA INDIGNAÇÃO PORQUE ESTUDANTES VÃO TER QUE TODOS OS DIAS, DURANTE ANOS, USAREM UMA MESMA PEÇA DE ROUPA DETONAM A GESTÃO MUNICIPAL, NAS REDES SOCIAIS

Quando a gestão pública não tem o compromisso devido com a população, essa é capaz de mesmo tendo uma grande condição de realizar um serviço público razoável acaba é por deixar muito a desejar e a população indignada, principalmente quando esta passa anos esperando por uma ação da gestão pública, que deveria ser todos os anos. Tem grupo político que mesmo passando muito tempo no poder nunca faz as coisas da forma devida, até mesmo quando uma prefeitura é uma das que mais arrecadam no Estado, por exemplo. Uma má gestão municipal ela é capaz de não está nem aí até com uma área que é um dos pilares da gestão pública, como está acontecendo na educação pública municipal em Maracanaú. ALÉM DAS ESCOLAS E CRECHES COM INFRAESTRUTURA, CONDIÇÕES DE ENSINO E MERENDA ESCOLAR QUE DEIXAM MUITO A DESEJAR, ESTUDANTES NÃO ESTÃO TENDO O SEU DIREITO DE SE VESTIR DIGNAMENTE? Pois é! A prefeitura que parece que comprou fardamento praticamente com tamanho único, e as mães, nas redes sociais, dizem que seus filhos estão se sujeitando a vestirem peças de roupas enormes, e tem casos também que o fardamento fica apertado demais. É muita falta de compromisso, empatia e respeito com a população, pois é possível disponibilizar esse fardamento da forma correta, basta saber dos estudantes e seus responsáveis o tamanho que vestem, bastando  realizar um levantamento durante alguns dias. Para só depois a prefeitura realizar a compra. Era para todos anos ter novo fardamento para estudantes da Rede Pública Municipal, em Maracanaú. O que motivaria mais os estudantes irem para a escola todos os dias. É um absurdo esses já saírem de casa frustrados com um fardamento que devem vestir só porque é obrigatório. Para chegar na escola e não ter as devidas condições para estudarem: infraestrutura, condições de ensino e merenda escolar precárias, isso tudo acontece numa cidade que arrecada uma imensidão. Por isso Maracanaú, vergonhosamente, não se destaca na educação pública. Desta forma, o grupo político que está há duas décadas na prefeitura de Maracanaú continua tirando um bom futuro de dezenas de milhares de maracanauenses, que não tiveram e nem estão tendo a formação escolar digna de uma cidade Polo Industrial. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários