Vício? Espinha? Qual o melhor chocolate? Confira mitos e verdades sobre o doce para um Páscoa sem neuras

Especialista tira as principais dúvidas sobre chocolate, principal doce na Páscoa


A Páscoa chegou e, com ela, os inúmeros ovos de chocolate. O doce, cultural e socialmente enraizado como um presente que demonstra afeto e carinho, pode ser benéfico para a saúde. Sobre o chocolate amargo, por exemplo, há inúmeros estudos que comprovam seu benefício no controle do colesterol e até mesmo na prevenção de doenças cardiovasculares.


O chocolate tem substâncias antioxidantes em sua composição, além de estimular a liberação de serotonina, neurotransmissor ligado ao prazer e ao bem-estar. Porém, no outro extremo, seu excesso pode estar relacionado a aumento de gordura no sangue, elevação da glicemia e, consequentemente, diabetes e obesidade.


Um ovo de Páscoa médio costuma ter entre 200 e 300 gramas de chocolate — ou seja, supera bastante os 25g a 30g recomendados por dia. Se for classificado como chocolate ao leite, significa que tem massa de cacau e mais gordura. Nesse caso, pode alcançar 550 calorias a cada 100g, sem considerar recheios e aditivos. Isso equivale a algo entre 15% e 30% da energia de que um adulto precisa ao longo do dia.


Cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, explicaram o que acontece com o chocolate na boca para justificar seu apelo quase irresistível. Segundo os pesquisadores, há um processo físico que ocorre no momento da ingestão: ele deixa de ser sólido e se transforma em uma emulsão suave, uma textura muito agradável para os sentidos. De acordo com o estudo, publicado na revista “ACS Applied Materials & Interfaces”, a sensação surge pela forma como o chocolate é lubrificado, seja por seus ingredientes, pela saliva ou por uma combinação dos dois.


A pedido da nossa reportagem, o endocrinologista pediátrico Miguel Liberato, do Hospital São Camilo, de São Paulo, listou 11 mitos e verdades sobre o chocolate, incluindo se o alimento causa dores de cabeça, acnes, se ele vicia e até mesmo se ele pode auxiliar a diminuir os sintomas da depressão. Será? Confira a seguir!


Chocolate branco é chocolate de verdade?

Mito. O chocolate branco não vem da massa de cacau. Os benefícios encontrados, particularmente no chocolate amargo, ou seja, acima dos 70%, estão associados à semente do cacau. A partir dela, temos a massa do cacau, que nada mais é do que o chocolate 100%. Todas as fibras, os antioxidantes e as substâncias que fazem bem ao nosso corpo são tiradas dessa massa. O chocolate branco é feito a partir da manteiga do cacau, que é rica em gordura e açúcar, sem benefícios expressivos.


O chocolate amargo é melhor para a saúde?

Verdade. Quanto mais amargo, maior a porcentagem da massa de chocolate, ou seja, maior é a quantidade de cacau e benefícios, e menor é a quantidade de gordura. Um chocolate 70% tem 70% de massa de cacau e 30% de gordura. Um chocolate ao leite tem menos porcentagem de massa de cacau, mas tem mais gordura e leite. Por isso, gera um produto final mais doce. Quanto mais amargo o chocolate for, maior será o efeito antioxidante. Uma pesquisa publicada no periódico científico “European Journal of Preventive Cardiology” concluiu que comer chocolate amargo ou meio amargo ao menos uma vez por semana reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas. Além disso, tem menos açúcares e gorduras saturadas, fatores de risco para obesidade e doenças cardiovasculares.


Chocolate diet emagrece?

Mito. Todos os alimentos diet são voltados para o público com diabetes. Eles são alimentos sem açúcar, porém, para se tornarem mais palatáveis, acabam sendo mais ricos em gordura, o que os deixa com muitas calorias. Assim como todos os demais tipos de chocolate, quando são consumidos em grandes quantidades, eles contribuem para o aumento de peso. Cerca de 25 gramas por dia é o recomendado e o suficiente para fornecer aproximadamente cem calorias.


O  açúcar do chocolate é mais nocivo que a gordura?

Mito. Mas a junção dos dois é perigosa. A gordura do chocolate potencializa o açúcar. O consumo dele em quantidades adequadas é seguro. A nutricionista Priscilla Primi, colunista do jornal O Globo, contou em entrevista que prefere indicar que o consumo aconteça logo após a refeição, já que, dessa forma, “não temos pico de glicose no sangue”.


Comer chocolate todos os dias causa diabetes?

Mito. Ele sozinho não causa diabetes, porém o consumo excessivo do açúcar na dieta como um todo, a longo prazo, pode ser um risco para desenvolver a doença crônica. O chocolate é rico em açúcar e favorece a obesidade. Uma das grandes armadilhas desse alimento é nossa dificuldade de pôr em prática a moderação.


Pessoas com diabetes não podem comer chocolate?

Parcialmente verdade. Para essas pessoas, o ideal é consumir o chocolate diet. Porque, apesar de ter um índice grande de gordura, essa versão tem baixa quantidade de açúcar, que é o que realmente importa para esse grupo.


Chocolate previne colesterol alto?

Verdade. Porém, apenas nas versões acima dos 70% de cacau e em pequenas quantidades. Esse tipo de chocolate tem um efeito protetor a longo prazo, porque a massa do cacau ajuda no controle de colesterol, com o benefício adicional dos efeitos antioxidantes. No entanto, quando se reduz o cacau e aumenta a quantidade de gordura, ele acaba não tendo o mesmo efeito. Pelo contrário: no geral, as marcas comerciais, que têm muita adição de gordura e açúcar, favorecem a elevação do colesterol.


Consumir chocolate causa acne?

Parcialmente mito. Alguns alimentos que têm alto índice glicêmico podem favorecer o surgimento de acne, pois os picos de insulina estimulam a produção de secreção pelas glândulas sebáceas. O chocolate é um desses itens, porém não há estudos científicos suficientes que demonstrem essa associação.


Chocolate pode viciar?

Mito. O consumo do chocolate provoca a estimulação de serotonina, substância ligada a prazer e bem-estar, porém o excesso do consumo está ligado a algo cultural e social. Ele traz prazer, mas não suficiente para gerar uma dependência.


Chocolate causa dores de cabeça?

Verdade em alguns casos. Por conta das substâncias estimulantes e excitatórias na composição, pessoas com predisposição para enxaqueca podem ter o quadro iniciado ou agravado.


Chocolate é bom para quem tem depressão?

Verdade. Além da liberação de serotonina, substância ligada a prazer e bem-estar, os chocolates amargos, ou seja, acima dos 70%, têm em sua composição o magnésio, nutriente capaz de diminuir os sintomas.

(Com informações do Extra Online)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_25_03_2024

QUE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE MARACANAÚ É ESSA? SÓ TEM FARDAMENTO PARA ESTUDANTES EM ANO DE ELEIÇÃO; NA MERENDA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL TAMBÉM PRATICAMENTE É SÓ BOLACHA COM SUCO E A REFEIÇÃO NÃO TEM VARIEDADE; DEMONSTRANDO A FALTA DE EMPATIA E A INCAPACIDADE DE TER ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE UM JEITO QUE ESTUDANTES POSSAM TER MAIOR RENDIMENTO, QUE ESTAR LONGE DE SER SÓ PASSAR DOIS PERÍODOS NA ESCOLA  DE TEMPO INTEGRAL PARA APRENDER MAIS 

A área da Educação é uma das que mais tem recursos, e que a população maia espera ser atendida. Com escolas dignas para as crianças terem as condições ideais para terem a formação escolar necessária. E uma cidade que tem uma grande arrecadação deveria ser destaque com escolas servindo da melhor forma possível toda a comunidade escolar. E jamais o que acontece em Maracanaú que ao longo dos últimos 20 anos cada vez mais deixa a desejar. É inadmissível que em Maracanaú nem o básico aconteça da forma que deveria: não ter novo fardamento anualmente e nem uma merenda mais nutritiva. Isso é de uma falta de ética imensurável. Porque enquanto isso, percebemos que a Prefeitura de Maracanaú gasta horrores com pessoas de fora ocupando cargos comissionados e ganhando altos salários. Também gastando horrores com time de futebol profissional da cidade que sempre foi dirigido por funcionário da gestão municipal e ultimamente por familiar do chefe do grupo político que ainda se perpetua no poder municipal, desde 2005. Também por gastar horrores com obras faraônicas que custam R$ Dezenas de Milhões. E no evento São João de Maracanaú que a cada ano percebemos que se torna mais caro. TUDO SERIA RESOLVIDO SE A GESTÃO MUNICIPAL PRIORIZASSE AS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO E DEIXASSE DE FAZER AS COISAS DE INTERESSES POLÍTICOS DA CÚPULA DA PREFEITURA. Isso! Se tantos recursos destinados à que deveria ser Plano B, uma parte considerável, tivesse na área da Educação, há muito tempo já teria escola de tempo integral com sensacionais condições para estudantes poderem ter uma ótima formação de Ensino Fundamental. Que não haveria dúvida que teria um excelente Ensino Médio e uma sensacional formação técnica, tecnológica e superior. Além de ser cidadãos/ãs mais bem preparados/as contribuindo para Maracanaú ter uma gestão que todos necessitam e são cientes que é possível termos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários