Tempo abafado mesmo com chuva? Entenda por qual motivo isso acontece

Meteorologista da Funceme aponta que calor é considerado normal para a época e surge da combinação entre temperatura e umidades elevadas. Entenda


Mesmo em meio a um período chuvoso, o cearense tem se deparado nos últimos dias com um tempo mais abafado. Embora pareça contraditório frente as precipitações que estão ocorrendo, a sensação de calor é considerada normal para a época e surge da combinação entre temperatura e umidades elevadas.  

Quem explica esse fator climático é Lucas Fumagalli, metereologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Existe uma relação direta entre a temperatura e a umidade relativa do ar, que diz que se ambas aumentam o índice de calor sentido pelo corpo humano também aumenta. 

"Quando o corpo fica muito quente, ele começa a transpirar para se resfriar. O resfriamento ocorre pela evaporação do suor gerado no processo de transpiração. Se a umidade e a temperatura são altas, a transpiração aumenta, mas a taxa de evaporação diminui, acumulando suor na pele e diminuindo a capacidade do corpo humano se resfriar. Assim, a temperatura interna do corpo humano aumenta, e também aumenta o desconforto térmico", explica o meteorologista. 

"Desse modo, o corpo humano fica mais quente em condições de maior umidade e temperatura e se sente relativamente mais fresco em condições secas, mesmo com temperaturas altas. O vento também tem um papel importante neste processo, pois o vento acelera a evaporação, ajudando o corpo a se resfriar. A ausência de vento, portanto, contribui para o aumento da sensação de calor", completa.

Tempo abafado pode ser influenciado pelo aquecimento do oceano

Lucas Fumagalli explica ainda que a sensação de calor no período da quadra chuvosa é uma situação considerada normal para todas as macrorregiões. Além disso, ele pontua que, "até certo ponto", a combinação de temperatura e umidade elevadas pode ser entendida como prenúncio de chuva.


"A combinação de temperatura e umidade elevadas, que torna o tempo abafado, pode ser entendido como prenúncio de que vai chover, porque são condições fundamentais para gerar instabilidade atmosférica. No entanto, isso pode ser válido para uma escala local. Para chuvas mais generalizadas, abundantes e de grandes acumulados em vastas áreas, é preciso que algum sistema meteorológico de maior escala atue de forma mais ativa", frisa.

O aumento da umidade relativa do ar entre os meses de fevereiro e maio também tem ligação com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), segundo o metereologista. Lucas frisa ainda que essa sensação de "tempo abafado" pode ser ainda influenciada pelo aumento da temperatura dos oceanos, que tem ocasionado um alto volume de precipitações no Estado.

"Para nós no Ceará é importante mencionar um forte aquecimento do Oceano Atlântico equatorial nas proximidades do Nordeste do Brasil, que poderia explicar não somente a sensação de tempo abafado, calor e umidade, bem como os altos volumes de chuva observados no mês de fevereiro e na primeira metade de março, sobretudo na faixa litorânea do Estado", destaca o meteorologista. 

(Com informações do O Povo Online)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_25_03_2024

QUE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE MARACANAÚ É ESSA? SÓ TEM FARDAMENTO PARA ESTUDANTES EM ANO DE ELEIÇÃO; NA MERENDA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL TAMBÉM PRATICAMENTE É SÓ BOLACHA COM SUCO E A REFEIÇÃO NÃO TEM VARIEDADE; DEMONSTRANDO A FALTA DE EMPATIA E A INCAPACIDADE DE TER ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE UM JEITO QUE ESTUDANTES POSSAM TER MAIOR RENDIMENTO, QUE ESTAR LONGE DE SER SÓ PASSAR DOIS PERÍODOS NA ESCOLA  DE TEMPO INTEGRAL PARA APRENDER MAIS 

A área da Educação é uma das que mais tem recursos, e que a população maia espera ser atendida. Com escolas dignas para as crianças terem as condições ideais para terem a formação escolar necessária. E uma cidade que tem uma grande arrecadação deveria ser destaque com escolas servindo da melhor forma possível toda a comunidade escolar. E jamais o que acontece em Maracanaú que ao longo dos últimos 20 anos cada vez mais deixa a desejar. É inadmissível que em Maracanaú nem o básico aconteça da forma que deveria: não ter novo fardamento anualmente e nem uma merenda mais nutritiva. Isso é de uma falta de ética imensurável. Porque enquanto isso, percebemos que a Prefeitura de Maracanaú gasta horrores com pessoas de fora ocupando cargos comissionados e ganhando altos salários. Também gastando horrores com time de futebol profissional da cidade que sempre foi dirigido por funcionário da gestão municipal e ultimamente por familiar do chefe do grupo político que ainda se perpetua no poder municipal, desde 2005. Também por gastar horrores com obras faraônicas que custam R$ Dezenas de Milhões. E no evento São João de Maracanaú que a cada ano percebemos que se torna mais caro. TUDO SERIA RESOLVIDO SE A GESTÃO MUNICIPAL PRIORIZASSE AS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO E DEIXASSE DE FAZER AS COISAS DE INTERESSES POLÍTICOS DA CÚPULA DA PREFEITURA. Isso! Se tantos recursos destinados à que deveria ser Plano B, uma parte considerável, tivesse na área da Educação, há muito tempo já teria escola de tempo integral com sensacionais condições para estudantes poderem ter uma ótima formação de Ensino Fundamental. Que não haveria dúvida que teria um excelente Ensino Médio e uma sensacional formação técnica, tecnológica e superior. Além de ser cidadãos/ãs mais bem preparados/as contribuindo para Maracanaú ter uma gestão que todos necessitam e são cientes que é possível termos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários