'Red flags' no sexo: 5 comportamentos que merecem atenção

Elas revelam egoísmo, machismo, falta de noção e até mesmo indicam traços de uma personalidade abusiva


Por mais que o tesão esteja nas alturas e a química pareça boa, algumas atitudes masculinas na cama podem fazer soar um alarme na cabeça. Elas revelam egoísmo, machismo, falta de noção e até mesmo indicam traços de uma personalidade abusiva.


Confira 5 comportamentos que merecem atenção:


1- Fazer chantagem ou pressão psicológica para transar

Sexo é fundamental para a maioria dos relacionamentos, mas não pode ser uma cobrança constante nem alvo de pressão. O casal precisa encontrar um meio-termo entre a frequência ideal, o que exige empatia, conversa e muita negociação. Se apenas a vontade de um é validada, isso é um problema que denuncia a não-reciprocidade do relacionamento. 


2 - Insistir em não usar camisinha

Trata-se de um limite inegociável, pois implica em muitos riscos. Se um quer usar camisinha, esta escolha precisa ser respeitada, independente da preferência do outro. Pior ainda é se o homem tirar a camisinha durante o sexo sem consentimento da parceira ou do parceiro. O nome dessa atitude é stealthing e consiste num abuso sexual, pois violenta o que foi combinado anteriormente, quebra a confiança e deixa a outra pessoa em uma posição de vulnerabilidade.


3 - O outro rir ou debochar das suas preferências

Ninguém escolhe o que deseja, nem na vida, nem no sexo. Independentemente do que você peça ou sinalize querer fazer, não deve ser julgada ou invalidada. E mais: a comunicação na cama é o ponto de partida para o compartilhamento de prazer. Portanto, escutar o que o outro deseja, é possibilitar a satisfação de ambos os desejos. Caso contrário, onde apenas uma parte se satisfaça ou coloque apenas o seu desejo como prioridade, é colocar em evidência a posição egoísta, tendo em vista a necessidade da troca em uma relação.


4 - Ver que o outro está fazendo algo que não gosta só para agradar

Sexo precisa ser um espaço de conexão genuína e de liberdade. Não é sobre desempenho ou sobre receio de desagradar, mas sobre viver uma relação saudável com o seu corpo e com o outro. Se você está na cama com alguém que busca te satisfazer, mas de modo robótico e meio forçado, vale a pena repensar essa conexão. 


5 - Comparações com ex-parceiras em relação ao desempenho sexual

Esse tipo de comportamento acaba sendo um reforçador para uma comparação entre as figuras femininas. Muitas vezes, é uma forma torta e abusiva de o sujeito desqualificá-la e responsabilizá-la por algo que o desagrada (talvez até nele mesmo!). Você precisa mesmo de alguém que ressalta as suas falhas e fica falando do passado em vez de curtir sua companhia?


Fontes: Ana Streit, psicóloga clínica, mestre em Psicologia e Saúde pela UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); e Josefa Ferreira, psicóloga e psicanalista.

(Com informações do UOL)


#Artigo_Semanal_em_26_02_2024

EM MARACANAÚ A DEMORA DE ARRANJAR VAGAS PARA AS CRIANÇAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, QUE CONTINUAM SEM ESTUDAR EM 2024, E A DEMORA DA ENTREGA DE CERTIFICADOS POR ENTIDADE DE CURSO PROFISSIONALIZANTE PARCEIRA DA PREFEITURA, ESTÃO DEIXANDO A POPULAÇÃO INDIGNADA

Deplorável quando uma gestão municipal de um dos municípios que mais arrecadam no Estado não presta o serviço público da forma correta por negligência e falta de empatia. Ao deixar de destinar os recursos públicos para o que é prioridade, segundo a constituição de 1988, para realizar coisas que pode ficar para depois. Ocasionando a falta de vagas para as crianças estudarem, que se não tem vagas nas escolas municipais de Maracanaú dar para a prefeitura pagar vagas nas escolas particulares. Basta remanejar recursos de obras que não são prioridades. Ou enxugar o quadro de servidores públicos comissionados que moram em outras cidades. Que o gestor desumano prefere ficar gastando os recursos públicos de Maracanaú com pessoas de fora em vez de atender as demandas do povo maracanauense. Também outra coisa muito errada que o povo estar pedindo uma solução é uma entidade que fatura muito da Prefeitura para realizar cursos profissionalizantes para a população, esta entidade estar deixando de entregar certificados a quem concluiu o curso a mais de 1 ano. E não dar nenhuma explicação para quem dentro do seu direito tenta receber seu certificado, para tentar tornar menos longo o tempo de procura de emprego, tendo como mostrar que se capacitou mais. COM CERCA DE 20 ANOS, SEM VER MELHORIAS, O QUE A POPULAÇÃO DEVE FAZER PARA MUDAR ATÉ OS PRÓXIMOS ANOS? Uma das opções é mudar o comando da cidade. Ou se continua o mesmo grupo no poder,  agora depois de duas décadas no poder vão fazer uma gestão diferenciada. Difícil acreditar nisso. Pois devem não deixar de fazer um montão de coisas erradas que ocasiona, cada vez mais desigualdade social em Maracanaú. Pois se continuar ganhando eleição,  se acham que não precisam evoluir em muitos aspectos, já que continuam ganhando eleições. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.






Comentários