Primos de 1º, 2º e 3º grau não existem; entenda o que diz a lei

Antes de tudo, precisamos compreender que existem duas categorias principais de parentesco: os parentes em linha reta e os parentes em linha colateral, segundo uma advogada de família

Você sabia que pela lei, primo de primeiro grau não existe? O g1 falou com uma especialista, que explicou melhor como funciona, aos olhos da lei, o grau de parentesco entre primos.


A advogada de família Mariana Ramos explica que, antes de tudo, precisamos compreender que existem duas categorias principais de parentesco: os parentes em linha reta e os parentes em linha colateral.


➡️ Os parentes em linha reta são as pessoas que estão em relação ascendente ou descendente, como pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos, entre outros.


➡️ Os parentes em linha colateral são aqueles que compartilham um mesmo tronco genealógico, mas não têm uma relação direta de descendência ou ascendência, como irmãos, primos, tios, sobrinhos, e assim por diante.


E como é calculado o grau de parentesco 🤔?

No caso dos parentes em linha reta, o grau de parentesco é determinado pelo número de gerações entre os indivíduos. Por exemplo, seu pai e seu filho são considerados seus parentes de 1º grau, enquanto seus avós e seus netos são considerados seus parentes de 2º grau, e assim por diante.


Quanto aos parentes em linha colateral, os graus também são calculados pelo número de gerações, contando a partir de um dos parentes até o ascendente comum e descendo até o outro parente.


Ainda está confuso🧐? Veja um exemplo

O grau dos parentes em linha colateral é calculado pelo número de gerações, contando a partir de um dos parentes até o ascendente comum e descendo até o outro parente. Veja:


VOCÊ ▶️ SEUS PAIS - 1º grau.

VOCÊ ▶️SEUS PAIS ▶️ SEUS AVÓS - 2º grau.

VOCÊ ▶️ SEUS PAIS ▶️ SEUS AVÓS ▶️ SEUS TIOS (filhos dos seus avós) - 3º grau.

VOCÊ ▶️ SEUS PAIS ▶️ SEUS AVÓS ▶️SEUS TIOS ▶️ SEUS PRIMOS (filhos dos seus tios) - 4º grau.


Portanto, os únicos parentes, consanguíneos, de 1º grau são seus filhos ou seus pais, e os de 2º grau são seus avós, netos ou irmãos. Então, grave isso: Os seus primos sempre serão seus parentes de 4º grau. Não existe primo de 1º, 2º ou 3º grau.



🤵🏻‍♂️👰🏽‍♂️Então primos podem se casar?

No artigo 1521 do Código Civil Brasileiro, ficaram estabelecidas algumas restrições ao casamento entre determinados parentes. Mariana explica que, de acordo com o inciso IV, é proibido o casamento entre colaterais até o 3º grau.


Como primos são considerados colaterais de 4º grau, não há nenhuma proibição legal para o casamento entre primos. Embora possam existir restrições de natureza moral ou médica, do ponto de vista legal, não há impedimento, diz a advogada.

(Com informações do G1)


#Artigo_Semanal_em_18_03_2024

REVOLTANTE! ESTUDANTES DE MARACANAÚ  TÊM QUE ESPERAR CERCA DE 100 DIAS PARA RECEBEREM A NOVA CARTEIRA DE ESTUDANTE, E AINDA QUANDO RECEBEM TEM QUE LIDAR COM UM TRANSPORTE PÚBLICO QUE CONTINUA DEIXANDO MUITO A DESEJAR: POUCOS ÔNIBUS E UMA DEMORA IMENSA, QUE UMA IMENSIDÃO DE ESTUDANTES PREFEREM ANDAR VÁRIOS QUILÔMETROS A PÉ; SE NÃO BASTASSE, PARECE QUE AGORA A PREFEITURA QUER LUDIBRIAR ESTUDANTES, ARRANJANDO UM JEITINHO PARA QUE ESTES PENSEM QUE "VAI VEM LIVRE" CRIADO PELO ESTADO, TEM TAMBÉM APOIO DA PREFEITURA, SÓ QUE NÃO!!!

Percebe-se quando uma gestão municipal é muito incompetente, quando os serviços públicos não são realizados. Principalmente em um município que tem uma grande arrecadação. Que era para ser um modelo de gestão de excelência. Que deveria mostrar que se  há uma grande arrecadação, vai se ter os melhores serviços públicos que um município pode disponibilizar a sua população. É inadmissível que em Maracanaú, os estudantes não consigam receber logo a nova carteira estudantil. Que o prazo para receber é quase quatro vezes maior a da Etufor na capital cearense. Porque dar para a prefeitura arregimentar essa entrega logo. Hoje em dia se tem equipamentos com tecnologia moderna que já dar para emitir uma carteira de estudante quase instantâneo, no ato da solicitação. Ou que entregasse no mesmo período que a Etufor. FALTA DE EMPATIA, DE HUMANIDADE, ÉTICA E DE RESPEITO ISSO SIM. Percebemos que essa demora só beneficia muito a empresa de transporte público da cidade. Que parece receber sem prestar o devido serviço por qual foi contratado. Que é fornecer transporte público o ano todo de forma gratuita. Um absurdo isso acontecer em Maracanaú, pois a prefeitura tem um contrato de R$ milhões com essa empresa. Diante de tudo isso, a população maracanauense se depara com o sacrificio das famílias que tiram dá onde não tem para gastar com passagens. E os estudantes deixando de aproveitarem outras vantagens que a carteira de estudante proporciona a todos os brasileiros. A PREFEITURA TÁ QUERENDO O QUE EM 2024 QUERER SE METER COM O VAI VEM DA RMF? Deveriam ter vergonha na cara, quando tirarem o passe livre do transporte municipal a quem reside em Maracanaú e tem a Carteira de estudante Metropolitana. Aliás, tiraram até o direito da meia, como se os estudantes maracanauenses que estudam em outro município da RM não precisasse se deslocar dentro da cidade também para estudar, fazer trabalhos, pesquisas, etc. Não caiam nessa povo. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários