O que fazer e o que evitar: as melhores dicas pra amenizar cólica menstrual

Dores de cólicas incapacitantes, aquelas que fazem as mulheres deixarem suas rotinas de lado, não são normais


Costuma-se codificar a dor em uma escala de 0 a 10, e cólicas maiores que 7 podem ser mais preocupantes. Além disso, é preciso atenção extra quando há ocorrência de sintomas associados, como dor na relação sexual, para evacuar e urinar na menstruação, entre os ciclos e, também, a infertilidade


Dores de cólicas incapacitantes, aquelas que fazem as mulheres deixarem suas rotinas de lado, não são normais. Nesse caso, a paciente precisa procurar atendimento médico para exames especializados de ultrassom, radiografia e tomografia.


Como amenizar a dor

Cerca de 50% das mulheres sentem algum desconforto durante a menstruação, sobretudo a cólica, interferindo negativamente no dia a dia da pessoa.


Para amenizar a sensação para lá de incômoda, algumas abordagens se mostram bem úteis, inclusive no que diz respeito às refeições. A alimentação pode minimizar os desconfortos sentidos durante o período menstrual e, portanto, vale adotar certas práticas no dia a dia - e não apenas quando a cólica chegar.


Certas comidas e bebidas são bem-vindas para reduzir as dores. Vale apostar em: 


Frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, porque são ricas em antioxidantes e reduzem os processos inflamatórios;


Nozes, amêndoas, castanhas e abacate, por serem ricos em magnésio e contribuírem, também, com o equilíbrio do humor;


Chás claros, como melissa, camomila, erva-cidreira e hortelã, principalmente com um toque de gengibre, para auxiliar na inflamação.


Em contrapartida, alguns alimentos devem ser evitados, sobretudo os ricos em açúcar (bolos, tortas, sucos artificiais e doces em geral), pois intensificam o processo inflamatório.


Da mesma forma, recomenda-se evitar todo tipo de alimento gorduroso (frituras, carne com gordura aparente, ultraprocessados, salgadinhos variados) já que, além da gordura, geralmente trazem muito sal, aumentando a retenção de líquido no organismo.


Outra estratégia é adotar a famosa bolsa de água nos momentos dolorosos. Porém, a temperatura depende do quadro. Bolsa de gelo é indicada para quem tem fluxo de sangue intenso, enquanto de água quente é recomendada para fluxos normais 


Em ambos os casos, o item deve ser colocado na região do sacro, ou seja, no final da coluna, perto do bumbum. Também especialista em acupuntura, a fisioterapeuta explica que a técnica pode ser bastante útil.


A medicina tradicional chinesa é um excelente tratamento para dismenorreia primária (devido a causas fisiológicas associadas ao período menstrual) e secundária (quando há uma condição patológica associada à dor). Também é ótima para tensão pré-menstrual (TPM), dor nas mamas, dor pélvica e na coluna, alterações hormonais, dor de cabeça, entre outros sintomas causados pelo período menstrual.


Fisioterapia pélvica e exercícios

A fisioterapia pélvica é outro método que se mostra bastante eficaz. São adotados diversos recursos, como termoterapia, terapia manipulativa, estimulação elétrica transcutânea, laserterapia, cinesioterapia, entre outros.


Mas, para se alcançar resultados efetivos, é preciso entender que a fisioterapia é um tratamento, que deve ser seguido independentemente do período menstrual.


Uma das maiores aliadas nessa busca por alívio são as atividades físicas. Quando a mulher realiza exercícios aeróbicos, como corrida, natação ou bicicleta, produz a endorfina, hormônio que funciona como analgésico. Outra possibilidade é recorrer a medicamentos para dor, mas apenas sob prescrição médica.


Fontes: Alessandra Sônego, fisioterapeuta especialista em saúde da mulher; Maurício Abrão, ginecologista e coordenador do Setor de Ginecologia Avançada da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; e Regina Stikan, coordenadora de nutrição do Hospital Santa Catarina.


(Com informações da UOL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_25_03_2024

QUE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE MARACANAÚ É ESSA? SÓ TEM FARDAMENTO PARA ESTUDANTES EM ANO DE ELEIÇÃO; NA MERENDA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL TAMBÉM PRATICAMENTE É SÓ BOLACHA COM SUCO E A REFEIÇÃO NÃO TEM VARIEDADE; DEMONSTRANDO A FALTA DE EMPATIA E A INCAPACIDADE DE TER ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DE UM JEITO QUE ESTUDANTES POSSAM TER MAIOR RENDIMENTO, QUE ESTAR LONGE DE SER SÓ PASSAR DOIS PERÍODOS NA ESCOLA  DE TEMPO INTEGRAL PARA APRENDER MAIS 

A área da Educação é uma das que mais tem recursos, e que a população maia espera ser atendida. Com escolas dignas para as crianças terem as condições ideais para terem a formação escolar necessária. E uma cidade que tem uma grande arrecadação deveria ser destaque com escolas servindo da melhor forma possível toda a comunidade escolar. E jamais o que acontece em Maracanaú que ao longo dos últimos 20 anos cada vez mais deixa a desejar. É inadmissível que em Maracanaú nem o básico aconteça da forma que deveria: não ter novo fardamento anualmente e nem uma merenda mais nutritiva. Isso é de uma falta de ética imensurável. Porque enquanto isso, percebemos que a Prefeitura de Maracanaú gasta horrores com pessoas de fora ocupando cargos comissionados e ganhando altos salários. Também gastando horrores com time de futebol profissional da cidade que sempre foi dirigido por funcionário da gestão municipal e ultimamente por familiar do chefe do grupo político que ainda se perpetua no poder municipal, desde 2005. Também por gastar horrores com obras faraônicas que custam R$ Dezenas de Milhões. E no evento São João de Maracanaú que a cada ano percebemos que se torna mais caro. TUDO SERIA RESOLVIDO SE A GESTÃO MUNICIPAL PRIORIZASSE AS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO E DEIXASSE DE FAZER AS COISAS DE INTERESSES POLÍTICOS DA CÚPULA DA PREFEITURA. Isso! Se tantos recursos destinados à que deveria ser Plano B, uma parte considerável, tivesse na área da Educação, há muito tempo já teria escola de tempo integral com sensacionais condições para estudantes poderem ter uma ótima formação de Ensino Fundamental. Que não haveria dúvida que teria um excelente Ensino Médio e uma sensacional formação técnica, tecnológica e superior. Além de ser cidadãos/ãs mais bem preparados/as contribuindo para Maracanaú ter uma gestão que todos necessitam e são cientes que é possível termos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários