Ceará atinge volume de chuvas esperado para todo o mês de fevereiro a 8 dias do fim do mês

Neste mês, conforme dados da Funceme, o Ceará registrou a ocorrência de chuvas todos os dias. O dia 19 foi o que teve precipitações mais dissipadas, já que houve registro em 175 das 184 cidades


O volume de chuvas no Ceará em fevereiro atingiu, nesta quarta-feira (21), o esperado para o mês inteiro, conforme dados registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média histórica para o mês é de 121,3 milímetros, mas o acumulado até o momento foi de 134,8 mm, um desvio positivo de 11%. Os dados podem ser atualizados já que ainda faltam 8 dias para o fim do mês.


Apesar de superar o normal para o mês, fevereiro ainda não pode ser considerado "acima da média". Segundo a Funceme, essa categoria só pode ser definida se o Estado tiver registro mensal acima de 150.16 mm.


Neste mês, conforme dados da Funceme, o Ceará registrou a ocorrência de chuvas todos os dias. O dia 19 foi o que teve precipitações mais dissipadas, já que houve registro em 175 das 184 cidades. 

Em 2023 e 2022, o volume de chuvas no mês de fevereiro não superou o esperado. No ano passado, chegou próximo, já que foram 115.8 mm. Já no ano anterior, ficou ainda mais abaixo, pois o observado foi um volume de 65.1 mm. 

No histórico recente, entre os anos de 2017 e 2021, a realidade foi mais próxima à atual e houve superação do volume esperado, sendo fevereiro de 2018 o mais exitoso nesse índice.

HISTÓRICO DAS CHUVAS MÊS DE FEVEREIRO

  • 2014: 23,9% abaixo da média histórica

  • 2015: 21,3% abaixo da média histórica

  • 2016: 56,2% abaixo da média histórica

  • 2017: 31,8% acima da média histórica

  • 2018: 62,4% acima da média histórica

  • 2019: 42% acima da média histórica

  • 2020: 57,8% acima da média histórica

  • 2021: 4,1% acima da média histórica

  • 2022: 46,3% abaixo da média histórica

  • 2023: 4,5% abaixo da média histórica


Em Fortaleza, a média histórica para o mês de fevereiro também já foi superada e o acumulado está 77% acima do esperado. Na Capital, a chamada normal climatológica é de 178.8 mm para fevereiro, e o observado até agora foi 317.2 mm. 


Esse mês, a Capital registrou inclusive a maior chuva dos últimos 20 anos, entre as 7h do dia 10 e 7h do dia 11, com um acumulado de 215,1 mm. O volume de precipitações nesse intervalo foi tão intenso que nos últimos 50 anos - período de início do monitoramento pluviométrico pela Funceme - somente em janeiro de 2004, a Capital teve uma chuva maior, com 250 mm. 


Contudo, esse volume de chuvas registrado no Ceará este mês não se reverteu necessariamente em aporte para os reservatórios. A rigor, não houve incremento no volume dos 157 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No final de janeiro, o volume era de 37,2% da capacidade total. Agora, está em 37,1%. 

PROGNÓSTICO DAS CHUVAS 

Até as 7h desta quarta-feira (21) choveu em 145 cidades, sendo o maior volume registrado em Granja, na Região Norte, com 210 mm. Foi a segunda maior chuva do ano no Estado. 


O prognóstico climático para o trimestre fevereiro, março e abril de 2024, divulgado pela Funceme em janeiro  indicou que, em 2024, o Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média, 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e 15% para acima da média. 

(Com informações do Diário do Nordeste)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_19_02_2024

PREFEITURA ATÉ  EM EVENTOS RELIGIOSOS NÃO CONTEMPLA TODAS AS RELIGIÕES PRATICADAS EM MARACANAÚ, QUAL O INTERESSE DISSO NO ALEGRIA & LOUVOR?

Na verdade, segundo a constituição dw 1988, a esfera pública deve ser laica. Ou seja não se envolver com nenhuma religião. Contudo, em Maracanaú, o grupo político que estar há cerca de duas décadas no poder, resolveu praticar mais uma injustiça, agora com os religiosos que as outras religiões que se danem, porque o Alegria & Louvor, na semana de comemoração da emancipação do município, na primeira semana de março vai ser só para uma religião. O que parece que é porque a gestão ver que pode ter um grande retorno político com isso, ou não  tem nada haver? Que como essa religião vem tendo muito mais praticantes, e seus líderes parecendo ter muito mais persuasão, o grupo político que estar desde a década trasada no poder municipal ganha sobre vida com apoio político dessa religião, ou não tem nada haver também? Percebe-se que a esfera pública encontra uma brecha nas leis que regem-a e contrária a laicidade definida na Constituição que vigora no Brasil e age de uma forma que beneficia uma religião e meio que descrímina as outras. Cabe a sociedade agir contra isso,  pois já chega de ser enganada. Quando a gestão pública mão trabalha corretamente para amenizar os problemas sociais de uma cidade. Por exemplo em Maracanaú, parece que tudo que a gestão municipal vai fazer deixa muito a desejar. Não percebe que as principais áreas para atenderem às maiores necessidades da população nunca se viu bons resultados nos últimos 20 anos. Por incapacidade, desinteresse e falta de empatia, pois há muitos recursos públicos assegurados e a grande potência do município para  prospectar.  Era para Maracanaú ter até um mega evento  religioso nacional, em que haveria  espaços para todas as religiões. Com a cidade também se destacando na Saúde com ao menos dois grandes hospitais, postos de saúde bem estruturados e um ótimo atendimento. Na Educação, todas as escolas tendo ar-condicionados quadras esportivas, boa alimentação, fardamento todos os anos e Profissionais da Educação Maia valorizados. Como também todos os Funcionários. Na Segurança, há muito tempo, deveria ter centenas de guardas municipais, como manda a lei. Essa bem estruturada trabalhando em conjunto com a polícia. E uma Secretaria de Políticas Públicas, de verdade desde a década trasada, com muitos programas, voltados para as oportunidades para a Juventude em tudo que ela necessita, e as chefias de famílias monoparentais (que são a maioria). PERCEBE QUE TUDO ISSO SÓ COM UM NOVO CICLO NA GESTÃO MUNICIPAL DE MARACANAÚ? QUE ESTAR MAIS PRÓXIMO DE SER A PARTIR DE 2025, OU CONTINUO ESCREVENDO O QUE NÃO TEM NADA HAVER? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários