Prouni 2024: inscrições abertas; veja como disputar vaga gratuita na faculdade particular

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade) ou parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior




Começam neta segunda-feira (29/1) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024. Para se inscrever, o estudante deve, até quinta-feira (1º/2), acessar o site do programa por meio do login e da senha.


O Prouni é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. Uma das condições para ser contemplado pelo programa é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Na página do Prouni, o candidato deve informar e-mail e número de telefone válidos, além de preencher os dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar. O candidato também irá indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso, nos turnos e nas instituições desejadas. Após isso, é necessário escolher se a seleção será por meio da modalidade de ampla concorrência ou de cotas.


Ao longo do processo de escolha, até quinta, o estudante poderá alterar tanto o curso como a faculdade que escolheu no sistema. e o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao fim do prazo de inscrição, ele constará como pré-selecionado e aguardará o resultado.

Ser pré-selecionado, de acordo com o MEC, significa, apenas, que o estudante atingiu a nota necessária àquela vaga. Para de fato consegui-la, o candidato deverá comprovar outras exigências previstas pelo Programa Universidade Para Todos. (Veja abaixo)


O resultado da primeira chamada está previsto para o 6 de fevereiro. Já o da segunda, 27 de fevereiro. Caso o aluno não seja contemplado nestas duas chamadas, há a possibilidade de manifestar interesse pela lista de espera até os dias 14 e 15 de março. O resultado deste cadastro de reserva é publicado no dia 18 de março.

Exigências

Para conquistar a vaga oferecida no sistema do Prouni, além da nota de corte, o estudante deverá comprovar informações prestadas no ato da inscrição (como a renda familiar per capita e o certificado de conclusão de curso em escola pública). Isso é feito na instituição de ensino na qual o aluno estudará no prazo indicado no edital.

Se não houver formação de turma, o aluno perderá a vaga. Poderá tentar participar da segunda chamada e da lista de espera (caso manifeste interesse).

Para se inscrever no Prouni 2024, o candidato deverá ter realizado o Enem 2022 ou 2023, ter tirado uma nota média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso atender os seguintes critérios:  


  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;

  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou

  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Renda

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Já as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).

(Com informações do Correio Braziliense)


#Artigo_Semanal_em_29_01_2024

HOSPITAL DA MULHER, QUE A PROPOSTA ERA SER REFERÊNCIA NA RMF, MÃES E FAMILIARES DENUNCIAM SOFRIMENTO POR CONTA DO MAU ATENDIMENTO E MUITA PROPAGANDA ENGANOSA

Uma maternidade tem que ser muito humanizada. Os profissionais têm que atenderem da melhor forma possível. Para as gestantes jamais se sentirem mal-tratadas, no momento tão especial que é passar por um parto e seu filho ou sua filha vim ao mundo, evitando sofrimento, óbitos, aborrecimentos  e uma eventual depressão pós-parto. É inaceitável que os  profissionais de saúde sejam mal humorados, que a infraestrutura da Unidade de Saúde deixe muito a desejar. Principalmente em uma das cidades que mais arrecadam no Estado, por exemplo Maracanaú. Pois dar para se destacar na saúde pública, basta fazer de tudo para ter excelentes profissionais e estrutura digna da riqueza da cidade. E jamais, no hospital o atendimento ser um horror para parte considerável das gestantes que precisam ser acolhidas devidamente. Caso contrário pode ser um grande trauma para as mãezinhas, deixando sequelas por tempo indeterminado. É DEPLORÁVEL QUE AS GESTANTES FIQUEM MUITO TEMPO SEM A ATENÇÃO, SEJA DE ACOMPANHANTES OU PROFISSIONAIS DA UNIDADE DE SAÚDE E MÃES SAIAM DO HOSPITAL SEM TER O PARTO E TEM BEBÊ EM OUTRO LUGAR POUCO TEMPO DEPOIS. A gestante passar por isso porque profissionais, talvez insatisfeitos não trabalham direito e/oi não tem as condições necessárias para atender devidamente. Que não há uma fiscalização para em detectando esses problemas buscar resolver o mais rápido possível, isso há muito tempo, pois dar  para perceber que há muito tempo o descaso  é cotidiano no Hospital da Mulher em Maracanaú, e parece ser necessário a troca de grupo político, pois já faz quase duas décadas que Maracanaú não se desenvolveu como deveria na saúde pública. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários