Conheça sete práticas para se destacar na carreira em qualquer tempo

O sucesso é consequência de dois pilares fundamentais: entrega + relacionamento. Dentro de cada um, um mundo de outras ações que são imprescindíveis, algumas das quais serão destacadas


Muitos profissionais se preocupam com os avanços do mercado de trabalho quando, na verdade, atitudes básicas, aquelas que fazem a diferença na realização de um trabalho com excelência, na criação de relacionamentos estratégicos e na criação de uma carreira sólida, estão em alta e podem fazer a diferença na vida profissional.


Semana passada, a Delania Santos ministrou algumas palestras sobre carreira, e em determinado momento foi questionada por um participante sobre o “segredo do sucesso”. Afinal, existe algum? Não seria o sucesso uma consequência? Bem, o que ela respondeu está alinhado com os seus trinta e dois anos de carreira; mais de 10.000 de horas ministradas em programas de capacitação e desenvolvimento de líderes e equipes; e com aproximadamente quinhentos profissionais atendidos em processos de coaching ou mentoria.


O sucesso é consequência de dois pilares fundamentais: entrega + relacionamento. Dentro de cada um, um mundo de outras ações que são imprescindíveis, algumas das quais serão destacadas neste texto. Antes de se preocupar com as complexidades do futuro do trabalho, convido você a pensar no “simples” da execução. Acredite! O básico feito com excelência é a base sólida que o ajudará a galgar novos espaços e níveis. Vamos entender?


A execução primorosa do trabalho é percebida pelos detalhes do processo das relações profissionais. Nesse sentido, levando em consideração os dois pilares do sucesso, preocupar-se com os elementos que proporcionarão uma entrega excepcional e um relacionamento consistente é imprescindível. Abaixo, elenco seis que farão muita diferença na percepção de valor dos seus stakeholders (pessoas ou grupos internos ou externos, que têm algum nível de interesse/participação nas atividades e nos resultados de uma determinada atividade profissional/organização). São eles:

  • Seja pontual – é extremamente desagradável, para quem agendou com você, programar-se e não ser comunicado com antecedência sobre o seu atraso ou qualquer imprevisto que impossibilitou que o evento acontecesse. A pontualidade, ao ser incorporada como hábito, não apenas demonstra consideração pelo tempo alheio, mas também estabelece um alicerce para a confiabilidade interpessoal, criando um ambiente em que a confiança mútua é cultivada, fortalecendo conexões interpessoais.

  • Não prometa o que não pode cumprir! Cumprir prazos é um compromisso com a responsabilidade e a integridade, garante o bom andamento de projetos e tarefas, além de reforçar a ideia de que os acordos são para serem honrados. Quando firmamos um compromisso profissional, geramos expectativas que, uma vez frustradas, comprometem nossa reputação profissional e o nível de satisfação com a relação. Ser pontual nesse sentido evidencia confiabilidade, demonstra a compreensão da importância do tempo, tanto próprio quanto dos outros. O básico bem-feito aqui é um compromisso de valorizar os acordos estabelecidos.

  • Dê feedback constante – algumas vezes, profissionais subestimam a importância dessa prática fundamental. Ao longo de uma colaboração profissional, torna-se crucial fornecer feedbacks sobre o andamento das atividades, prazos acordados e eventualidades não previstas. Em vez de aguardar que o outro tome a iniciativa, manifeste interesse pelos desdobramentos da relação de negócios. Ao demonstrar esse nível de envolvimento e comprometimento, constrói-se uma aliança robusta e resiliente. Os stakeholders naturalmente buscarão sua opinião e orientação, considerando você como peça-chave em processos decisórios.

  • Faça mais, faça diferente! Nem sempre as palavras refletem a verdadeira necessidade do colega ou cliente. Este princípio orienta minha abordagem ao lidar com novos clientes e a razão por trás desse pensamento é manter-me receptiva às mensagens não expressas verbalmente. Ao interagir com um colega estressado devido a um projeto atrasado, a conversa pode ser conturbada, sugerindo, nas entrelinhas, a hesitação em admitir a incerteza. O mesmo se aplica ao atender um cliente. Já participei de reuniões com gestores de RH que solicitaram um programa de desenvolvimento de líderes com módulos específicos e carga horária definida, mas acabaram recebendo uma proposta com uma estrutura completamente diferente, porém alinhada às suas reais necessidades. Este entendimento sutil, muitas vezes, resulta em soluções mais eficazes e personalizadas.

  • Esteja disposto a adiar a oportunidade – dizer não a uma proposta de trabalho ou admitir que não está preparado para ajudar com efetividade é um ato de grandeza profissional. Não podemos nos comportar como quem sabe de tudo! Prefira dizer a um cliente que não pode atendê-lo e, se possível, indique quem pode. Já fiz isso várias vezes e ganhei a confiança do cliente com este gesto. Ser honesto é básico, mas é uma prática difícil atualmente. Se você realmente está disposto a ajudar, comprometa-se a descobrir junto possíveis soluções.

  • Entenda, atenda e depois surpreenda – invista muito tempo para compreender o que o outro necessita, caso seja necessário, converse uma, duas, três vezes. Entender é o segredo básico do sucesso da entrega. Já fui questionada por clientes sobre a quantidade de vezes que nos reunimos até que a proposta seja apresentada, e a resposta que forneço é sempre a mesma: amo entender o que você precisa e analisar se serei a pessoa que vai ajudá-lo. Esse é o meu foco principal! Longe de ser uma resposta pronta, este gesto representa o meu propósito profissional, é como vejo e sinto o processo relacional. Amo fazer isso! Se não tiver o mínimo de conhecimento, não proponha, não aja.

  • Seja gentil e grato: a gentileza e a gratidão são ingredientes essenciais para criar um movimento virtuoso de cooperação e empatia. Pequenos gestos de cortesia, como um sorriso, um cumprimento amigável, um agradecimento genuíno ou a disposição para ajudar, não só tornam o dia a dia mais agradável, mas promovem relações verdadeiras e recíprocas.

REFLITA:

“Não tente se tornar uma pessoa de sucesso, prefira tentar se tornar uma pessoa de valor.” Albert Einstein, gênio, físico e cientista. [Colunista Delania Santos)

(Com informações do Diário do Nordeste 


#Artigo_Semanal_em_15_01_2024

EM 2024, MARACANAUENSES DEVEM NÃO QUERER MAIS DO MESMO, E NEM FORASTEIROS QUE ILUDIDOS, "SE ACHAM", QUE JUNTOS SERÃO A OPÇÃO  PARA COMANDAR O NOVO CICLO NA PREFEITURA

Uma cidade promissora, que se destaca pela sua arrecadação, é muito visada por políticos, principalmente aqueles que parece que ganham muito por estar dentro da política. Demonstram também como são gananciosos, querendo muito mais sem parar. Que uma cidade ao cair na cilada deles, acabam tendo décadas perdidas. Percebemos que Maracanaú, se não bastasse duas décadas perdidas, pode cair, de novo, nas mãos de forasteiros, na chegada de um novo grupo político comandando a gestão municipal. Ou cair nas mãos de quem já integrou os dois grupos políticos desgastados da cidade e agora quer se passar de nova opção para gerir Maracanaú. Esse é o mais do mesmo. Este, que percebemos querer se apegar também a um morador de outra cidade também querer ser gestor municipal em Maracanaú. PORQUE NÃO DAR PARA ACREDITAR QUE ESSE TRIO  ADMINISTRARIA A CIDADE COMO QUEM QUER UMA MUDANÇA NECESSITA E DESEJA? Então! O forasteiro milionário que não tem nenhuma identificação com Maracanaú, não vai atender as grandes necessidades e desejos acumuladas da população de Maracanaú. Que só quem é do Povão e há décadas vive 24h por dia na cidade é que  pode transformar Maracanaú de verdade. O que é de outro grupo político que passou cerca de uma década e meia no poder, mora fora há muitos anos, pouco se sabe da presença dele na cidade, esse homem vai administrar Maracanaú, focado em popularizar a gestão em que quem mais sofreu na gestão dos dois grupos políticos é que agora terá vez, como propõe a 3a VIA? E o outro que quer emplacá-se, mas não tem nada de novo. por que quando estava integrando os dois grupos políticos desgastados. Não se tem notícia de que ele repudiava  o desmando que aconteceu na cidade, desde a década de 90. Portanto a população quer é uma 3a VIA de verdade mesmo. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



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