Saiba como usar o aplicativo do governo para bloquear celular roubado

O usuário poderá acessá-lo através do computador ou do celular de uma pessoa de confiança para que possa agilizar o bloqueio do aparelho desaparecido


O governo federal lançou, há alguns dias, uma plataforma que irá permitir o bloqueio imediato de aparelhos celulares roubados


A ideia é permitir que o usuário, em caso de celulares furtados ou roubados, possa bloquear, simultaneamente, aplicativos de banco e o próprio chip do aparelho.


O aplicativo receberá o nome de Celular Seguro. O usuário poderá acessá-lo através do computador ou do celular de uma pessoa de confiança para que possa agilizar o bloqueio do aparelho desaparecido. Ele não exclui, entretanto, a necessidade de se prestar Boletim de Ocorrência (BO).


A partir de um único botão de emergência, a ferramenta irá bloquear todas as funções principais do aparelho, tornando o celular desaparecido, na prática, um “pedaço inútil de metal”, como se referiu o Secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.


O passo a passo do aplicativo


Assim que for furtado ou roubado, o usuário deverá acessar o Celular Seguro através do computador ou do celular de alguém próximo. Na versão app, o mecanismo estará disponível no Google Play ou na App Store

Para utilizá-lo, é preciso estar cadastrado na plataforma Gov.br. Com o número de usuário e a senha da plataforma do governo, a pessoa fará o login no Celular Seguro. 

Feito o login, o usuário irá registrar o número do celular roubado. Também será possível registrar uma pessoa de confiança para fazer o bloqueio. As duas opções devem aparecer na tela principal do aplicativo.

Em caso de furto ou roubo, a pessoa deverá acionar a opção “Registrar Ocorrência”. Assim, o aplicativo irá acionar a Anatel e os bancos cadastrados, para que façam o bloqueio.

Segundo informações do portal G1, a associação de operadoras de telefonia trabalha com um prazo de até seis horas para que o pedido de bloqueio seja encaminhado às operadoras. Já a maior parte dos bancos parceiros do programa deverão fazer o bloqueio imediato. Outras instituições mencionam um prazo de até meia hora para o cumprimento da medida.

A partir do lançamento, será possível saber se os aparelhos, de fato, ficarão totalmente inutilizados. Para tornar o celular um “pedaço inútil de metal”, como mencionou Cappelli, será preciso bloquear o sistema. Para isso, os principais desenvolvedores – Google e Apple – devem constar como parceiros do programa, o que ainda não foi confirmado.

(Com informações do Carta Capital)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_26_12_2023

BEM QUE O NATAL MARACANAUENSE  PODERIA TER SIDO COM PRESENTE(S) DA GESTÃO MUNICIPAL, GERIDA POR GRUPO QUE ESTÁ HÁ QUASE DUAS DÉCADAS NO PODER: QUE PROMETEU "MUNDOS E FUNDOS"  MAS NUNCA PRESENTEOU A POPULAÇÃO COM PELO MENOS ALGUMAS DAS MEGAS PROMESSAS, QUE ACABARAM FORAM TORNANDO-SE GRANDES MENTIRAS DA HISTÓRIA POLÍTICA DE MARACANAÚ

Quando se tem uma gestão municipal que estar longe de cumprir com o que tem que ser uma administração razoável, pior não cumpre quase nada com as super promessas propagandeadas ao longo dos anos no poder. E o pouco que é realizado, quando vai ser verificado direito, foi feito pela a metade, as vezes de um tanto muito aquém do que é prometido. AÍ SEMPRE NO NATAL TEM-SE A ESPERANÇA DE UMA SURPRESA, mas o que... Em Maracanaú, o Natal de 2023 já é o penúltimo do mandato 2021-2024 e nadica de nada de um super projeto e/ou política pública anunciada pelo grupo político que estar na Prefeitura desde a década retrasada. Nem mesmo algo que chame muito atenção, mesmo aquém do que foi muito prometido, o atual gestor deu de presente. Como estar acontecendo em cidades pelo interior do estado e fora do Ceará também. Na verdade, percebe-se que é uma gestão que não tem capacidade mesmo para dar a população maracanauense uma cidade digna de ser uma das que mais arrecadam no Estado, por ser um município industrializado.  ENTÃO A POPULAÇÃO PODE SE AUTO PRESENTEAR: CONSCIENTIZANDO-SE DE QUE ESTAR A CERCA DE 10 MESES PARA CONQUISTAR O MELHOR PRESENTE QUE É TER UMA NOVA ERA A PARTIR DE 2025. Pois é!  Sabemos que podemos tudo. Que a Sociedade pode acabar com uma era e construir outra com perspectiva de ser melhor. Pois não tem quem tire o poder de reconstruir, que o cidadão é capaz de realizar. Sendo assim, em Maracanaú, podemos ter sim tudo que os recursos públicos e a capacidade econômica da Cidade pode proporcionar a sua população. Potencializando a qualidade de vida e se tornando uma das cidades de Região Metropolitana que mais se destaca nacionalmente. COM UM GESTOR VINDO DA CAMADA POPULAR QUE VIVE 24H POR DIA EM MARACANAÚ, SANGUE NOVO NA POLÍTICA MARACANAUENSE. Isso mesmo... Que sonha em ver as maiores necessidades e desejos da população sendo contempladas. E que só quem é assim vai gerir sua cidade com ética, empatia e capacidade, depois de ter estudado muito e tem como hábito os estudos para aprender mais ainda a fazer com excelência tudo que decide realizar para a sociedade e realização na vida. ACREDITE QUE ESSE PRESENTE DE NATAL SÓ DEPENDE DE NÓS (O POVO). QUE A VELHA POLÍTICA VAI TER QUE SÓ ACEITAR QUE DOE MENOS!!! MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários