Saiba como escolher os looks das festas de fim de ano sem gastar muito

Especialista em estilo mostrou maneiras de como otimizar seu guarda-roupa e investir em peças-chave para um fim de ano sem muito gastos

As aguardadas festas de fim de ano trazem reuniões da família e amigos que você não vê faz tempo, muita comida que você só come uma vez por ano e confraternizações sem fim. Uma das maiores preocupações para todas essas ocasiões é os looks que serão usados para cada uma das comemorações.


Gastar dinheiro com isso, no entanto, pode não ser prioridade. Roupas custam caro e, por vezes, serão usadas só uma vez. Isso não significa que estilo e elegância não podem ser vistas nas festas de fim de ano, mesmo que você economize bem.


Pensando em te apresentar opções mais econômicas e até mesmo dicas de como montar looks sem gastar dinheiro, a CNN conversou com a consultora de imagem e personal stylist Lari Cezar, que ajuda com maneiras de como otimizar seu guarda-roupa e investir em peças-chave.

Dicas para escolher seu look de final de ano de forma econômica

Você pode encontrar peças muito legais (e por vezes pouco usadas) só de dar uma boa olhada e reciclada no seu guarda-roupa. No final do ano é sempre interessante fazer uma limpeza no armário para tirar as peças em desuso e as que não cabem mais. É nesse momento que você pode, além de realizar a famosa limpa, encontrar roupas incríveis que não usa faz tempo.

“Deste modo, a limpeza no armário não só te ajuda a entrar no ano novo com o guarda-roupa arrumado, como a redescobrir peças que estavam ali guardadas e você sequer lembrava”, diz Lari. “Achou peça sem uso no armário? Agora você lança para si mesma três perguntinhas: cabe em mim? Combina com meu estilo? Faz sentido no meu modo de vida atual? Se a resposta for positiva para essas perguntas, a sugestão é manter essa peça no seu guarda-roupa e vesti-la no dia seguinte”, completa.

Lari ainda dá uma dica extra para fazer uma graninha com os looks velhos (para comprar os looks novos). “Lembre-se que roupa parada e sem uso no armário é dinheiro desperdiçado”, fala a profissional, Portanto, pode ser uma boa ideia levar o que não usa a mais em um brechó e faturar um dinheiro a mais.

  • Aposte em materiais não tão caros, mas mesmo assim confortáveis e estilosos

O tecido utilizado para confeccionar suas roupas, impacta diretamente no caimento e no conforto ao vesti-las, explica Lari. Para as festas de fim de ano, é interessante pensar no clima, mas também é super possível pensar em bons materiais que sejam mais acessíveis.

“Considerando que vivemos em uma país tropical e estamos no verão, o ideal seria vestir roupas compostas de tecidos de fibras naturais e respiráveis como linho, seda e algodão, pois ajudam na transpiração. O algodão, o mais conhecido, é feito de fibra vegetal, e possui o valor mais acessível dentre os três citados, além de proporcionar um ótimo caimento nas roupas, sem contar que é durável, confortável e se adapta aos mais variados climas”, diz Lari.

  • Estilize peças coringa, que você já tem no seu guarda-roupa

Algumas peças básicas que são comuns em vários guarda-roupas por aí podem – e muito – ser utilizadas nas festas de fim de ano, se você souber transformá-las dentro de looks completamente estilosos.

O primeiro e mais comum ítem, como aponta Lari, pode ser a regata branca. “Ela é, sem dúvida, a peça minimalista mais essencial que se pode ter em qualquer armário. A regata branca te oferece caminhos infindáveis para composição de looks com saias, calças de alfaiataria, por baixo de blazers coloridos ou misturada ao animal print”, diz a profissional.

Para dar um ar mais sofisticado a regata branca, a indicação da personal stylist é usá-la com bege e/ou preto. “A tendência atual é que ela seja canelada e mais justa ao corpo, preferencialmente com decote nadador, trazendo o equilíbrio perfeito para ser usada com peças mais amplas na parte inferior do corpo”, explica ela.

Outra peça bastante coringa é a calça de alfaiataria, preferencialmente de cintura alta, na modelagem reta ou pantalona, pois fica bem em todos os tipos de corpos. “Na hora da compra dê preferência a tons mais escuros como o azul marinho que é tão neutro quanto o preto, não tão fechado quanto ele e que fica muito bem com todas as cores”, conta a consultora de imagem.

Por fim, outro ítem do básico essencial que ajuda muito na hora de montar o look é o blazer. “O blazer além de ser uma peça atemporal é um símbolo de sofisticação e elegância, podendo ser usado com vestidos, shorts, calça legging, jeans, entre outros”, diz Lari.

“Hoje, por ter caído no gosto da mulherada, é possível encontrar blazers com várias modelagens, tecidos e preços. Mas dica: quanto mais estruturado, mais autoridade vai trazer a quem usa”, complementa.

  • Fast Fashions são uma boa opção

Nessa época do ano geralmente não há promoções nas lojas, o que geralmente ocorre após o período de festas. No entanto, com a disseminação de conteúdo de moda nas redes sociais, as tendências estão cada vez mais reproduzidas nas fast fashions.

“Vale muito a pena fazer uma pesquisa na internet antes da compra pois existe uma grande possibilidade de que a peça que você procura seja produzida por várias marcas e consequentemente tenha alguma com valor mais próximo ao seu orçamento”, aconselha Lari.

  • Invista em acessórios

Investir em acessórios é uma excelente forma de deixar o look mais interessante e ainda economizar. De acordo com a profissional, pode-se apostar colares, brincos e pulseiras poderosos para complementar um look relativamente simples e, assim, deixá-lo mais sofisticado.

Lenços, cintos e bolsas também são uma ótima ideia.

“Mas lembre-se: nada de exageros! Assim como os acessórios podem agregar valor o look, o excesso deles pode facilmente torná-lo deselegante. A dica é ter coerência na hora de coordená-los e usar apenas um acessório que chame mais atenção”, explica Lari.

Outro ponto importante é considerar o tamanho do acessório que será usado e as partes do seu corpo e/ou sua altura. Se você é baixinha, dê preferência a bolsas não muito grandes, de média a pequena, que traga equilíbrio a sua silhueta, evitando que a bolsa fique desproporcional em você.

O mesmo raciocínio deve ser aplicado na escolha do colar, caso seu pescoço não seja longilíneo e isso te incomode.

Peças-chave que podem ser ótimas para compor seu look das festas de fim de ano

Lari apresenta outras peças que merecem sua atenção na composição dos looks e podem ser encontradas com facilidade em versão mais econômica.

  • Peças de paetê/ metalizadas:

Se o paetê estiver na parte de baixo (short, saia, calça) fica super chique juntar com uma regata branca. A mesma lógica servirá caso o paetê esteja na parte cima, optando por cores neutras na parte de baixo. Lembre-se que a peça de paetê por si só será o destaque do look, sendo necessário poucos acessórios, ou acessórios discretos. Opte por uma sandália ou um scarpin em tons neutros para trazer equilíbrio ao look.

  • Vestidos

Sabe aquele vestido que te veste super bem mas que todo mundo já conhece? Você pode transformá-lo em uma peça totalmente nova usando juntamente com um blazer e marcando a cintura com um cinto mais poderoso.

  • Saia longa jeans/mídi/curta

A combinação de saia e regata ou camiseta é sempre uma composição que não tem erro, ainda mais se for arrematada com um maxi colar que é sucesso absoluto. Nos pés dê preferência ao sapato/sandália metalizados, que trazem um ar mais cool e glamouroso ao look.

  • Calça de alfaiataria

Para tirar a cara de trabalhou ou de look social da alfaiataria, nada mais contemporâneo que combiná-la com uma regata, que descontrói totalmente o tom sério da peça. Se você quer algo mais arrumadinho, também pode fazer uma combinação com camisa de seda/cetim ou até mesmo um conjuntinho com colete, arrematando com uma sandália de tiras, tirando o ar mais formal.

(Com informações do CNN Brasil)

#Artigo_Semanal_em_18_12_2023

POPULAÇÃO MARACANAUENSE DENUNCIA GRANDE PRECARIEDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E DIZ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE MUDAREM PARA TEMPO INTEGRAL, NO MOMENTO QUE A PREFEITURA ANUNCIA QUE EM 32 ESCOLAS, A PARTIR DE 2024, 9.112 ESTUDANTES FICARÃO O DIA TODO

Um absurdo! A Prefeitura de Maracanaú poderá tornar a vida de milhares de estudantes um tormento, ao determinar dezenas de escolas com tempo integral. Isso porque as escolas municipais sempre estiveram abaixo da crítica em todos os sentidos, segundo denunciou os responsáveis pelos alunas/os assim que as redes sociais da Prefeitura fez o anúncio. Quem está indignado pelo descaso na educação municipal ficou mais ainda ao saber outros descaso que vieram a tona há alguns dias. Sobre a merenda escolar estão dando Baião as crianças as 9h da manhã. Que se repete muito bolacha e suco. E em algumas escolas de Tempo Integral não aceitam as crianças levarem lanche. A não ser que ela seja alérgica a alimentação ofertada a escola. Que é uma injustiça, pois se os/as responsáveis não pudessem comprar como que a criança ia estudar com fome? Que tem escola oferecendo só cuscuz com leite, aqui acolá sopa. Que não cozinha o frango direito, ao deixar aquela pele gordurosa que geralmente as pessoas tiram e joga fora. Que não limpam direito a cozinha e que já foi encontrada larvas na comida. Que teve criança que infecionou o estômago e a mãe de uma criança lamenta não ter processado o culpado. INACEITÁVEL ESTE DESMANTELO NAS ESCOLAS DE UMA DAS CIDADES QUE MAIS ARRECADAM NO ESTADO QUE É DESTAQUE NACIONAL EM DESENVOLVIMENTO. Há lamentação que as escolas não tem estrutura nenhuma para tempo integral. Pois há muita bagunça, professores/as sem moral, salas sem ar condicionados e banheiros fedorentos. Houve denúncias também de creches sem espaço para lazer, com muito mato e até lama, crianças tendo lazer levando sol. Que tem quem quer colocar o/a filho/a em escola de tempo integral mas dificilmente tem vagas perto de casa. No entanto quem conhece alguém arranja bem rapidinho. Que a maioria das escolas de Tempo Integral estão em bairros centrais. Que falta fardamento. Que é um absurdo querer dar  farda nova só de dois em dois anos. Então tem mães que querem  que ajeitem são as escolas, em vez de Tempo Integral. As mães reclamam das péssimas condições das creches e cobram também cadê o monte de creches que foram prometidas. Que tem creche que parece um chiqueiro. MESMO EM 19 ANOS DE GESTÃO O GRUPO QUE AINDA ESTÁ NA GESTÃO MUNICIPAL NÃO FOI CAPAZ DE REALIZAR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DIGNA DA ARRECADAÇÃO QUE MARACANAÚ TEM! MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários