Quais são os direitos e os deveres do trabalhador no trabalho remoto

Você está ciente dos seus direitos? Como as organizações devem garantir benefícios iguais para todos? E como cumprir esses direitos quando o controle do horário de trabalho se torna desafiador? 


O crescente número de empresas que aderem ao home office demandou uma revisão na legislação trabalhista para garantir equidade entre trabalhadores presenciais e remotos. Você está ciente dos seus direitos? Como as organizações devem garantir benefícios iguais para todos? E como cumprir esses direitos quando o controle do horário de trabalho se torna desafiador? Continue lendo para obter insights cruciais!


O cenário atual do teletrabalho


O Tribunal Superior do Trabalho revelou uma urgência na regulamentação do teletrabalho, com um aumento de 263% nos processos relacionados ao home office em 2021, comparado a 2019. Esse aumento reflete os desafios enfrentados por trabalhadores e empregadores nesse novo paradigma de trabalho.


Direitos equiparados e mudanças legislativas


A reforma trabalhista definiu o teletrabalho como a prestação de serviços fora das dependências do empregador, utilizando tecnologias de informação. Os direitos dos teletrabalhadores agora são praticamente os mesmos que os dos funcionários presenciais, graças à equiparação estabelecida pelo artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho.


Direitos estendidos


O registro em carteira, férias, 13° salário, FGTS, vale-transporte (quando aplicável), auxílio-doença acidentário e remuneração compatível foram estendidos aos teletrabalhadores. Empresas têm a responsabilidade de fornecer ferramentas necessárias e podem estabelecer acordos sobre despesas fixas, como energia e internet.


Desafios na jornada de trabalho remoto


A ausência de mecanismos eficazes para controlar a jornada de trabalho gera dilemas para o pagamento adequado e a gestão disciplinar. O uso de aplicativos para registro de ponto surge como uma solução tecnológica, fornecendo evidências concretas do tempo dedicado às atividades laborais e facilitando a administração de colaboradores.


Conclusão: equidade e cumprimento rigoroso


O não cumprimento das regras do trabalho remoto pode resultar em processos trabalhistas, destacando a importância de sua observância rigorosa. Trabalhar remotamente não diminui os direitos dos colaboradores; é crucial que empregadores e empregados estejam cientes dessas diretrizes para garantir um ambiente de trabalho justo e equilibrado.

(Com informações do R7)


#Artigo_Semanal_em_04_12_2023

EM VEZ DE SÓ GASTAR HORRORES EM  AVENIDAS LUXUOSAS NAS ÁREAS CENTRAIS DE MARACANAÚ, DEVERIA EVITAR QUE ESTUDANTE TENHA QUE LEVAR VENTILADOR DE CASA PARA A ESCOLA MUNICIPAL PORQUE O DA SALA DE AULA ESTÁ QUEBRADO, SEGUNDO DENUNCIA; SE NÃO BASTASSE A DECEPÇÃO E REVOLTA DAS/OS ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS APÓS MAIS UMA GRANDE MENTIRA NA REDE SOCIAL, DA PREFEITURA, AO INFORMAR

QUE DISPONIBILIZA TABLETS PARA ESTUDANTES DE TODAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Quando não se sabe administrar da forma devida e/ou não está nem aí para quem mais necessita, uma gestão municipal mesmo tendo muito recursos públicos acaba deixando faltar o básico no cotidiano da população. É revoltante que a educação municipal em Maracanaú esteja ainda sendo administrada de uma forma que ninguém sabe o que estão fazendo com os recursos abundantes, por conta de que Maracanaú ter uma grande arrecadação. Por que além da maioria das escolas estarem numa situação gritante, com estrutura que deixa muito a desejar, ainda usando ventilador, no ano mais quente da história segundo ONU,, nem ventilador funcionando todos os dias tem, estudante estar tendo que levar ventilador de casa, para evitar sentir mal com tanto calor, após o ventilador de teto ficar com defeito e não tem a devida manutenção o mais rápido possível. Inaceitável isso. Quando dava para todas as escolas terem ar-condicionado. Era só pegar uma parte dos empréstimos de R$ centenas de milhões para gastar em obras faraônicas, suprir as necessidades  que são mais relevantes no cotidiano da população. Principalmente na formação e desenvolvimento psicossocial e cognitivo dos estudantes. Como que eles e elas vão ter o devido aproveitamento nos estudos. Que em Maracanaú percebemos um cancelamento da educação municipal, e os recursos dessa área servindo para dar conta de folha salarial inchada, gastos enormes com ações que não são prioridades, como as  novas avenidas, que cada uma, custa dezenas de milhões. OUTRA! UM ABSURDO QUE EM MARACANAÚ AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTINUA ESPERANDO USAREM TABLETS DIARIAMENTE, E A MENTIRA NA REDE SOCIAL DA PREFEITURA TENTANDO PASSAR A POPULAÇÃO QUE A REDE MUNICIPAL ESTÁ CONTEMPLADA COM TABLETS REVOLTOU MAIS AINDA AS MÃES E PAIS DAS/OS ESTUDANTES. Agora muita gente, com razão, reagiu  como deveria mesmo,, detonando a gestão municipal e voltando a denunciar um monte de coisas erradas que acontecem nas escolas municipais, referente ao Tablets, para todo mundo saber de como a gestão municipal é um descaso só.  MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários