Profissionais apontam as principais tendências em cabelos, unhas e maquiagem para 2024

Para que as famílias iniciem o ano novo sem o bolso em risco, especialistas em finanças pessoais indicam planejar os gastos para evitar endividamento

A temporada mais quente do ano começa oficialmente nesta sexta-feira (22) especialistas já definiram suas apostas quanto ao que mais deve se destacar no mundo da beleza durante a estação. Nos cabelos, tudo indica que é hora de guardar a chapinha e o babyliss na gaveta e deixar a natureza dos fios se mostrar

Nas unhas e na maquiagem, algumas das cores que já brilharam em 2023 – como o rosa-pink da Barbie – seguem, mas abrem espaço para novas tonalidades, como o recém anunciado peach fuzz, tom de pêssego “situado entre o rosa e o laranja” que será a cor do ano de 2024, segundo a Pantone. 

Donna conversou com três profissionais da beleza que atuam em Porto Alegre e reúne, a seguir, as principais tendências da área para o verão. 

Cabelos libertos 

A estação tem tudo para ser o ápice de uma tendência que já vem mostrando potência nos últimos meses: a valorização do cabelo arrumado ao natural e sem o uso de secador, babyliss, triondas e chapinha. A ideia é abraçar os ares de “cabelo bagunçado”. Inclusive o temido frizz tem sua chance.

— As pessoas estão procurando modos de arrumar seus cabelos sem precisar usar ferramentas quentes. A ideia é deixar secar ao natural e finalizar com algum leave-in, ativador de cachos ou cera — afirma a cabeleireira Paola Venturela, que atua no Kapo Hair Lab. 

O cabelo do verão 2024 tem um corte que exprime leveza, frescor e permite que a pessoa saia do banho e deixe-o secar naturalmente. A modelo Bruna Barcelos – que também é maquiadora e foi a artista das makes usadas por ela e Paola nesta matéria – tem o cabelo-tendência: em comprimento médio, cortado em camadas quadradas e com mechas feitas com a técnica free hands, ou seja, à mão livre e sem separar os fios com tanta precisão. Tudo isso coroado por uma franja ao estilo curtain bangs – a clássica franja da Brigitte Bardot. 

— O corte em camadas é versátil e vai permanecer em alta no verão. E as curtain bangs são as franjas do momento — destaca Paola. 

A outra aposta da cabeleireira é o corte que ela própria exibe nas fotos da matéria, o chamado bob cut, totalmente reto e sem camadas, que dá um aspecto geométrico ao visual. É simples, porém atemporal, refinado e que tem a vantagem de deixar o pescoço exposto nos dias de calorão. 

O bob cut é uma opção tanto para fios ondulados e cacheados como para lisos, basta caprichar na finalização. Para este passo, atualmente recomenda-se principalmente produtos leave-in, ativadores de cachos, gelatinas capilares, ceras em pó e dry texturizers (sprays texturizadores).  

Cores e penteados

A estação pede tons acobreados, terrosos ou que remetam às cores do mel e da areia. No entanto, parar de pintar e assumir os grisalhos também está em alta. Já os ruivos têm força em nuances mais fechadas, e não no vermelho vivo de alguns anos atrás. 

As cores aparecem principalmente no estilo moreno iluminado, ou seja, aplicando tons mais claros do que o restante do cabelo, em mechas que vão da metade do comprimento até as pontas.  

— É bem aquela estética surfista, do tipo “peguei um sol e meu cabelo abriu”. Podemos esperar cabelos iluminados em tons terrosos, mel e acobreados. Mechas acobreadas são de fácil manutenção, especialmente para pessoas com cabelos morenos, pois é um tom que abre sem muita dificuldade — comenta Paola.  

Um rabo de cavalo baixo, com o cabelo dividido no meio e lambido com gelcow slick –, é um penteado que terá destaque nos próximos meses. Vale investir em um gel para conseguir alinhar os fios e dar a aparência de cabelo molhado que o look pede. Para caprichar no detalhe, vale usar uma mecha do rabo de cavalo para esconder o elástico.

As unhas da vez  

Quando o assunto é o design de unhas, o novo ano deve carregar algumas heranças de 2023, mas repaginadas. Segundo a nail artist Carol Meraki, profissional da Cute Esmalteria, na Capital, uma tendência que com certeza continua em alta em 2024 é a dos esmaltes magnéticos, que proporcionam unhas brilhosas e vibrantes. Trata-se de uma unha pintada com esmaltação em gel e que, utilizando um ímã, dá um efeito degradê e aveludado.  

— Desde o ano passado esteve em alta essa tendência na cor prateada com fundo meio rosado. Já para 2024, as unhas devem ser mais coloridas, como por exemplo o vermelho red velvet — indica.

Os esmaltes em tons metalizados também seguem em alta, com o prateado perdendo um pouco de espaço e o dourado abrindo novos caminhos. As unhas holográficas em estilo furta-cor, aposta a manicure, vêm com tudo também.

O verde-oliva, que foi popular este ano, dá lugar para uma tonalidade mais leitosa, vibrante e que tem tudo a ver com a refrescância que o verão pede: o verde-menta. O rosa continua dando as caras no ano que está chegando, com uma pequena mudança: o rosa-pink e o rosa-bebê que foram protagonistas até agora são substituídos por um tom intermediário, o rosa-chiclete. 

O formato almond ou amendoado é o favorito do momento. Para quem nunca viu, trata-se de uma unha arredondada e que tem a ponta mais fininha. Mas não como as stiletto, as quais são feitas num formato que lembra uma garra. 

As clientes têm trazido para a gente que as unhas supercompridas, apesar de bonitas, não são muito práticas para o dia a dia. Por isso, têm preferido um tamanho mais confortável —relata Carol.  

As unhas que estão mais em evidência e que representam a maioria na clientela da manicure são as feitas com esmaltação em gel:

— Inclusive algumas técnicas, como as cromadas e as unhas com esmaltes magnéticos, só são feitas com esmaltação em gel.

Make natural e effortless

Assim como na beleza dos cabelos, na pele a tendência também busca por algo mais natural e neutro, que dê uma impressão de pouco esforço – a chamada effortless makeup. Nas cores, os tons de rosa-bebê e rosa-barbie seguem em destaque, juntamente com a cor Pantone de 2024, peach fuzz, um tom de pêssego clarinho. 

— Durante a pandemia houve muito a questão do dopamine dressing, que é buscar a dopamina na maneira como tu te vestes e te maquias, com muitos tons vibrantes. Já em 2023, vimos a volta dos tons neutros. E o peach fuzz aparece como uma cor mais neutra, mas que é a cara do verão porque tem essa estética meio “queimadinha” — explica Theodora Costa, maquiadora da A Penteadeira, marca de beleza e bem-estar da Capital.      

Tanto o pêssego, que remete ao efeito do sol sobre a pele, como o rosinha devem dominar os blushes neste verão. As duas cores também funcionam bem nas pálpebras, conforme salienta maquiadora: 

Ficam bem tanto como uma sombra esfumada na pálpebra inteira, dando um ar de sem muito esforço, quanto em delineados.   

Os tons de marrom neutro, rosé, dourado e champanhe também são cores que vêm com força para maquiar as pálpebras, já que casam com a ideia de maquiagem mais neutra e leve. Mas são sombras acetinadas ou reluzentes, e não em glitter, que ficou para trás.  

Já os delineados coloridos, acredita Theodora, continuam a aparecer, porém repaginados. A moda agora são os traços mais esfumados com pincel, utilizando sombra ou delineador:  

— Ele fica menos definido e dá um ar de mais casual para a maquiagem. 

As sobrancelhas continuam mais grossinhas e naturais neste verão, não tão geométricas e desenhadas como foi em temporadas anteriores.  

— Os pelinhos podem estar mais rebeldes, a gente não precisa ter aquela sobrancelha de 2016, em que não podia haver um fio fora do lugar. Ela vem mais grossa e natural, mas também não tão durinha como na técnica de brow lamination que se popularizou em 2023 —afirma Theodora. 

Pele e lábios

Em termos de pele, o momento será de meio termo entre a pele completamente matte e a excessivamente brilhosa, chamada de glow ou de glass skin (pele de vidro), que fizeram sucesso nas últimas temporadas. 

Para conquistar este efeito híbrido e o desejado aspecto de pele saudável e sem esforço, a recomendação é aplicar corretivo e base levemente, sem criar muitas camadas, já que o excesso dá uma sensação desagradável no verão. Por fim, a dica é selar a pele com pó translúcido apenas em pontos específicos onde há mais oleosidade, como a testa, o nariz, o queixo e a área da mandíbula. 

Na região das têmporas e bochechas, aplica-se blush, bronzer ou iluminador. Produtos em novas formulações, que se propõem a ser mais práticas, também prometem ser os queridinhos do verão. Alguns exemplos citados pela maquiadora são o blush e o bronzer em creme, ao invés de em pó, e também produtos em bastão, como base, protetor solar com base, blush e iluminador. 

A busca por naturalidade se reflete inclusive nos batons. Esqueça tudo que é matte e opaco. Para a boca, o foco agora são produtos como gloss e lip balm em cores suaves, que dão um aspecto de boca sempre hidratada e saudável.

Produção: 

  • Cabelos: Paola Venturela, Alexandre Paranhos e Mairthon Bianchi

  • Maquiagem: Bruna Barcelos e A Penteadeira

  • Unhas: Cute Esmalteria

  • Modelos: Paola Venturela, Bruna Barcelos, Monique Lindmann e Isabella Sclovsky


(Com informações do Portal GZH)


#Artigo_Semanal_em_18_12_2023

POPULAÇÃO MARACANAUENSE DENUNCIA GRANDE PRECARIEDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E DIZ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE MUDAREM PARA TEMPO INTEGRAL, NO MOMENTO QUE A PREFEITURA ANUNCIA QUE EM 32 ESCOLAS, A PARTIR DE 2024, 9.112 ESTUDANTES FICARÃO O DIA TODO

Um absurdo! A Prefeitura de Maracanaú poderá tornar a vida de milhares de estudantes um tormento, ao determinar dezenas de escolas com tempo integral. Isso porque as escolas municipais sempre estiveram abaixo da crítica em todos os sentidos, segundo denunciou os responsáveis pelos alunas/os assim que as redes sociais da Prefeitura fez o anúncio. Quem está indignado pelo descaso na educação municipal ficou mais ainda ao saber outros descaso que vieram a tona há alguns dias. Sobre a merenda escolar estão dando Baião as crianças as 9h da manhã. Que se repete muito bolacha e suco. E em algumas escolas de Tempo Integral não aceitam as crianças levarem lanche. A não ser que ela seja alérgica a alimentação ofertada a escola. Que é uma injustiça, pois se os/as responsáveis não pudessem comprar como que a criança ia estudar com fome? Que tem escola oferecendo só cuscuz com leite, aqui acolá sopa. Que não cozinha o frango direito, ao deixar aquela pele gordurosa que geralmente as pessoas tiram e joga fora. Que não limpam direito a cozinha e que já foi encontrada larvas na comida. Que teve criança que infecionou o estômago e a mãe de uma criança lamenta não ter processado o culpado. INACEITÁVEL ESTE DESMANTELO NAS ESCOLAS DE UMA DAS CIDADES QUE MAIS ARRECADAM NO ESTADO QUE É DESTAQUE NACIONAL EM DESENVOLVIMENTO. Há lamentação que as escolas não tem estrutura nenhuma para tempo integral. Pois há muita bagunça, professores/as sem moral, salas sem ar condicionados e banheiros fedorentos. Houve denúncias também de creches sem espaço para lazer, com muito mato e até lama, crianças tendo lazer levando sol. Que tem quem quer colocar o/a filho/a em escola de tempo integral mas dificilmente tem vagas perto de casa. No entanto quem conhece alguém arranja bem rapidinho. Que a maioria das escolas de Tempo Integral estão em bairros centrais. Que falta fardamento. Que é um absurdo querer dar  farda nova só de dois em dois anos. Então tem mães que querem  que ajeitem são as escolas, em vez de Tempo Integral. As mães reclamam das péssimas condições das creches e cobram também cadê o monte de creches que foram prometidas. Que tem creche que parece um chiqueiro. MESMO EM 19 ANOS DE GESTÃO O GRUPO QUE AINDA ESTÁ NA GESTÃO MUNICIPAL NÃO FOI CAPAZ DE REALIZAR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DIGNA DA ARRECADAÇÃO QUE MARACANAÚ TEM! MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários