Como tranquilizar os pets com fobia de fogos de artifício nas festas de fim de Ano 

Em pânico com o barulho causado pelas festas que produzem estouros, buzinaços e sons altos,  os pets ficam desorientados, podendo se machucar ou fugir de casa


Tutores podem preparar um local seguro, calmo e confortável para que os bichinhos não fiquem tão assustados durante a queima dos foguetes.


O Réveillon está próximo e as famílias que possuem animais de estimação costumam ter uma preocupação a mais devido aos fogos de artifício usados nas comemorações, que podem se transformar em um sério risco principalmente para os cachorros.


Em pânico com o barulho causado pelas festas que produzem estouros, buzinaços e sons altos,  os pets ficam desorientados, podendo se machucar ou fugir de casa, por exemplo, correndo o risco de ser atropelado nas ruas ou mesmo, correndo o risco de se perder. 


A advogada Claudia Souza, passa por esse desconforto todos os anos desde que adotou a Mário, um cachorro sem raça definida (SRD), de 10 anos.

Nessa época do ano, o animal costuma ficar agitado a cada estouro dos fogos de artifício e por isso a família decidiu evitar locais cheios de gente e com barulho dos explosivos que iluminam a virada do ano. “Ficamos em casa e deixamos o Mário bem protegido para que ele não sofra tanto com os fogos. Ele se treme todinho e teve uma  vez que se machucou feio. Então, deixamos ele livre para encontrar um local na casa em que se sinta seguro, até que passe o barulho e claro, tomamos todos os cuidados  para  evitar fugas”, conta a advogada.

Segundo o médico-veterinário e diretor da Faculdade de Medicina  Veterinária Qualittas, Francis Flosi, esse medo de fogos de artifício e outros sons é uma fobia muito comum principalmente nos cães, é normal eles se assustarem com o barulho alto e repentino e o clarão que se forma no céu. Mesmo o cão mais confiante e equilibrado pode se assustar e ficar com medo de sons que não são familiares para ele.

De acordo com estudo da Etologia do Comportamento Animal, sabe-se que, o cão possui audição muito sensível, podendo escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz.

“O som dos fogos, também alarmes, buzinas e trovões, pode ser uma fonte de inquietação. Inicialmente essa sensibilidade se desenvolveu ao longo da evolução, com o intuito de detectar presas e aprimorar a comunicação com outros companheiros da matilha”, explica Francis Flosi.

O médico-veterinário aponta que como não temos controle em relação aos fogos, é possível ajudar os cães a ficarem mais tranquilos com algumas atitudes e, assim,  passar essa época da melhor forma possível. “Desejo que todos tenham um Natal feliz e uma passagem de Ano sem nenhuma ocorrência de problema com a saúde e algo que tire o brilho de termos vencido mais um ano, aliás um ano muito difícil para todos nós tutores, profissionais e nossos pets”, diz Flosi.


Confira a seguir o que pode ser feito para amenizarmos os efeitos ruins:

  1. Não o deixe sozinho. Quando programamos uma viagem também precisamos programar o que faremos com nosso pet, seja pedindo para alguém de confiança ficar com ele ou contratando serviços de dogsitter, ou hotel para cães, o importante é garantir que ele se sinta seguro nas horas mais barulhentas. 

  2. Não deixe os cães acorrentados, pois ao ouvir os fogos, eles entram em pânico e podem acabar se sufocando. Mantenha o local seguro, livre de objetos que possam machucá-lo

  3. Se você tem uma piscina em casa, cubra-a bem para evitar que animais assustados caiam e se afoguem nela. Lembre-se de que mesmo sabendo nadar, se o nível da água estiver baixo, eles não conseguirão sair sozinhos.

  4. Feche portas e janelas para evitar fugas. Assim você garante que eles ficarão protegidos dentro da sua casa.

  5. Se você tem mais de um cão, separe-os, pois com o barulho alto, eles podem se assustar e brigar entre si.

  6. Sirva a ração em pequenas refeições. Com muito alimento no estômago, ele pode ter problemas de digestão e até uma torção gástrica, caso entre em pânico.

  7. Se o seu pet é do tipo que fica muito assustado, procure um médico veterinário especialista em comportamento de confiança e peça indicações de ansiolíticos para os dias mais críticos.

  8. No momento dos fogos, feche a janelas e portas do local, ligue a televisão ou rádio (volume não exagerado) e se possível um ventilador para abafar o som e ruídos de fora. Aja naturalmente e com tranquilidade, caso ele queira se esconder, deixe-o a vontade sem forçá-lo a ficar no seu colo, apenas caso ele sinta necessidade e venha pedir abrigo com você. Muitas vezes em que os abraçamos e assumimos uma postura de querer protegê-los, passamos a sensação de que aquele é realmente um momento de perigo, deixando-os ainda mais agitado, portanto a melhor conduta é observá-los e apenas intervir se realmente for necessário.

(Com as informações do Jornal O Estado CE)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_26_12_2023

BEM QUE O NATAL MARACANAUENSE  PODERIA TER SIDO COM PRESENTE(S) DA GESTÃO MUNICIPAL, GERIDA POR GRUPO QUE ESTÁ HÁ QUASE DUAS DÉCADAS NO PODER: QUE PROMETEU "MUNDOS E FUNDOS"  MAS NUNCA PRESENTEOU A POPULAÇÃO COM PELO MENOS ALGUMAS DAS MEGAS PROMESSAS, QUE ACABARAM FORAM TORNANDO-SE GRANDES MENTIRAS DA HISTÓRIA POLÍTICA DE MARACANAÚ

Quando se tem uma gestão municipal que estar longe de cumprir com o que tem que ser uma administração razoável, pior não cumpre quase nada com as super promessas propagandeadas ao longo dos anos no poder. E o pouco que é realizado, quando vai ser verificado direito, foi feito pela a metade, as vezes de um tanto muito aquém do que é prometido. AÍ SEMPRE NO NATAL TEM-SE A ESPERANÇA DE UMA SURPRESA, mas o que... Em Maracanaú, o Natal de 2023 já é o penúltimo do mandato 2021-2024 e nadica de nada de um super projeto e/ou política pública anunciada pelo grupo político que estar na Prefeitura desde a década retrasada. Nem mesmo algo que chame muito atenção, mesmo aquém do que foi muito prometido, o atual gestor deu de presente. Como estar acontecendo em cidades pelo interior do estado e fora do Ceará também. Na verdade, percebe-se que é uma gestão que não tem capacidade mesmo para dar a população maracanauense uma cidade digna de ser uma das que mais arrecadam no Estado, por ser um município industrializado.  ENTÃO A POPULAÇÃO PODE SE AUTO PRESENTEAR: CONSCIENTIZANDO-SE DE QUE ESTAR A CERCA DE 10 MESES PARA CONQUISTAR O MELHOR PRESENTE QUE É TER UMA NOVA ERA A PARTIR DE 2025. Pois é!  Sabemos que podemos tudo. Que a Sociedade pode acabar com uma era e construir outra com perspectiva de ser melhor. Pois não tem quem tire o poder de reconstruir, que o cidadão é capaz de realizar. Sendo assim, em Maracanaú, podemos ter sim tudo que os recursos públicos e a capacidade econômica da Cidade pode proporcionar a sua população. Potencializando a qualidade de vida e se tornando uma das cidades de Região Metropolitana que mais se destaca nacionalmente. COM UM GESTOR VINDO DA CAMADA POPULAR QUE VIVE 24H POR DIA EM MARACANAÚ, SANGUE NOVO NA POLÍTICA MARACANAUENSE. Isso mesmo... Que sonha em ver as maiores necessidades e desejos da população sendo contempladas. E que só quem é assim vai gerir sua cidade com ética, empatia e capacidade, depois de ter estudado muito e tem como hábito os estudos para aprender mais ainda a fazer com excelência tudo que decide realizar para a sociedade e realização na vida. ACREDITE QUE ESSE PRESENTE DE NATAL SÓ DEPENDE DE NÓS (O POVO). QUE A VELHA POLÍTICA VAI TER QUE SÓ ACEITAR QUE DOE MENOS!!! MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários