Saiba quais os direitos do consumidor durante compras na Black Friday

Um advogado aconselha um planejamento prévio, incluindo a definição de um orçamento e pesquisas antecipadas, evitando compras impulsivas e considerando as políticas de trocas e devoluções

A data oficial de Black Friday se aproxima, mas diversas lojas já começaram as promoções referente a data amplamente reconhecida no Brasil desde 2010 e conhecida por oferecer oportunidades de compras com preços vantajosos. Apesar da expectativa por descontos, é essencial que os consumidores estejam cientes de seus direitos, que permanecem inalterados durante o evento.

O Código de Defesa do Consumidor continua em vigor, garantindo direitos como a clareza nas informações sobre preços e condições de pagamento, além do direito de desistência em compras online. O advogado Edson Santana, da ES Advogados e Inteligência Jurídica, aconselha um planejamento prévio, incluindo a definição de um orçamento e pesquisas antecipadas, evitando compras impulsivas e considerando as políticas de trocas e devoluções.

“Nas compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor tem o direito de arrependimento e pode trocar o produto em até sete dias. Essa troca pode ser por qualquer motivo e não necessita justificativa. Se a peça que foi comprada estiver em falta, o comerciante pode devolver o dinheiro ou trocar por um produto similar. Isso deve ser conversado e negociado com o cliente”, explica Edson Santana. Em caso de estorno, o valor do frete também deve ser devolvido.

No entanto, em compras presenciais, os lojistas não têm a obrigação de trocar produtos sem defeitos por mera insatisfação do consumidor. Produtos com defeito, por sua vez, devem ser trocados em até sete dias. Edson Santana destaca a importância de verificar a reputação das lojas, comparar preços e analisar avaliações de outros compradores, especialmente diante de promoções tentadoras que podem revelar-se enganosas.

Embora a Black Friday esteja marcada oficialmente para 24 de novembro, muitas empresas já oferecem promoções relacionadas ao período. É fundamental que os consumidores estejam atentos a esses cuidados ao embarcar nas oportunidades de compra durante o evento.

(Com informações do GC Mais)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_11_2023

ABSURDO! EMPREENDEDORES DE MARACANAÚ SE NÃO BASTASSE A SENSAÇÃO DE TER SIDO ENGANADOS PELA A PREFEITURA, AGORA, NA TENTATIVA DE TER DE VOLTA SEUS PRODUTOS, SÃO RECEBIDOS POR SECRETARIO MUNICIPAL ARMADO, SEGUNDO DENÚNCIA; É DESSE JEITO QUE O GRUPO QUE AINDA ESTAR NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL VAI COMPLETAR 20 ANOS NO PODER SEM CUMPRIR A PROMESSA DE TRANSFORMAR A CIDADE NO POLO COMERCIAL DA RMF

Hoje em dia, cada vez mais aumenta o número de pessoas que têm seu próprio negócio, o que se faz necessário o poder público proporcionar muitas condições para os empreendedores serem bem sucedidos: gerando empregos e aumentando a arrecadação da prefeitura, por exemplo. Então, jamais esses deve ser enganados, como parece que aconteceu em Maracanaú quando a prefeitura transferiu vendedores de rua para um espaço com quiosques para muito distante, e sem a movimentação de pessoas caminhando nas ruas e comprando. Que era só questão de tempo para os empreendedores abandonarem os quiosques, pois as vendas são escassas, mas jamais, esses, esperavam não poder pegar logo seus produtos de volta. Culminando com uma revolta nas redes sociais, porque se depararam com um Secretário Municipal armado e sem nenhuma empatia, revoltando mais ainda os empreendedores que se sentem sacaneados pela prefeitura. ERA PARA A PREFEITURA DE MARACANAÚ TER MUDADO ESSES VENDEDORES DE RUA PARA UM LOCAL QUE TERIA PRATICAMENTE A MESMA MOVIMENTAÇÃO DE ONDE ESTAVAM HÁ UM BOM TEMPO? Isso mesmo! Como acontece em outras cidades por aí a fora. Pois só assim, os empreendedores manteria um fluxo de vendas parecido como antes. Isso só não foi feito por maldade ou por incompetência do grupo político que perdura na prefeitura a quase duas décadas, e não cumpriu a promessa de transformar Maracanaú num Polo Comercial da Região Metropolitana. Pior! Age é com amadorismo prejudicando quem ainda sonha de ver Maracanaú sendo uma cidade referência no comércio de uma Região Metropolitana. AGORA, AINDA HÁ TEMPO DA GESTÃO SE REDIMIR DO ERRO? Sim! É só querer. Pois tem condições pra isso. De abrir Centro Comerciais para os empreendedores nas  vias mais movimentadas da cidade. MAS A GESTÃO A CAMINHO DO TÉRMINO DO CICLO DO SEU GRUPO POLITICO FAZ É.SE ARMAR CONTRA QUEM SOFRE POR ESTAR SEM RENDA NO MOMENTO. Pois é! Desumanidade de quem nem em Maracanaú mora e ocupam cargos de gestão municipal que deveriam ser de quem reside em Maracanaú, principalmente quem vive em Maracanaú há décadas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários