Dia da Consciência Negra no Brasil: saiba se data é feriado no Ceará

A data busca destacar a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, e promover reflexões sobre a história brasileira e a igualdade racial


O Dia da Consciência Negra é celebrado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, próxima segunda-feira. No Ceará, a data não é oficialmente considerada feriado, mas em algumas localidades, é adotada como ponto facultativo em instituições públicas e privadas.


A data busca destacar a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, e promover reflexões sobre a história brasileira e a igualdade racial.


Estados brasileiros onde o Dia da Consciência Negra é feriado:

  • Alagoas;

  • Amazonas;

  • Amapá;

  • Mato Grosso;

  • Rio de Janeiro;

  • São Paulo.

Além desses, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins possuem ao menos uma cidade que estabeleceu a data como feriado municipal.

Dia da Consciência Negra no Brasil

A origem da celebração remonta à década de 1970, quando jovens em Porto Alegre questionaram o significado do 13 de maio, data da promulgação da Lei Áurea, e iniciaram uma investigação sobre a luta de seus antecessores. Atualmente, está em análise no Congresso Nacional um projeto de lei que busca estabelecer o Dia da Consciência Negra como feriado em todo o país.

O autor da proposta argumenta que isso seria uma homenagem ao comprometimento de Zumbi em sua luta contra a escravidão. O reconhecimento oficial proporcionaria uma oportunidade para reflexões sobre a importância da cultura afro-brasileira, incentivando discussões sobre igualdade racial e a necessidade urgente de combater o racismo.

(Com informações do GC Mais)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_11_2023

ABSURDO! EMPREENDEDORES DE MARACANAÚ SE NÃO BASTASSE A SENSAÇÃO DE TER SIDO ENGANADOS PELA A PREFEITURA, AGORA, NA TENTATIVA DE TER DE VOLTA SEUS PRODUTOS, SÃO RECEBIDOS POR SECRETARIO MUNICIPAL ARMADO, SEGUNDO DENÚNCIA; É DESSE JEITO QUE O GRUPO QUE AINDA ESTAR NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL VAI COMPLETAR 20 ANOS NO PODER SEM CUMPRIR A PROMESSA DE TRANSFORMAR A CIDADE NO POLO COMERCIAL DA RMF

Hoje em dia, cada vez mais aumenta o número de pessoas que têm seu próprio negócio, o que se faz necessário o poder público proporcionar muitas condições para os empreendedores serem bem sucedidos: gerando empregos e aumentando a arrecadação da prefeitura, por exemplo. Então, jamais esses deve ser enganados, como parece que aconteceu em Maracanaú quando a prefeitura transferiu vendedores de rua para um espaço com quiosques para muito distante, e sem a movimentação de pessoas caminhando nas ruas e comprando. Que era só questão de tempo para os empreendedores abandonarem os quiosques, pois as vendas são escassas, mas jamais, esses, esperavam não poder pegar logo seus produtos de volta. Culminando com uma revolta nas redes sociais, porque se depararam com um Secretário Municipal armado e sem nenhuma empatia, revoltando mais ainda os empreendedores que se sentem sacaneados pela prefeitura. ERA PARA A PREFEITURA DE MARACANAÚ TER MUDADO ESSES VENDEDORES DE RUA PARA UM LOCAL QUE TERIA PRATICAMENTE A MESMA MOVIMENTAÇÃO DE ONDE ESTAVAM HÁ UM BOM TEMPO? Isso mesmo! Como acontece em outras cidades por aí a fora. Pois só assim, os empreendedores manteria um fluxo de vendas parecido como antes. Isso só não foi feito por maldade ou por incompetência do grupo político que perdura na prefeitura a quase duas décadas, e não cumpriu a promessa de transformar Maracanaú num Polo Comercial da Região Metropolitana. Pior! Age é com amadorismo prejudicando quem ainda sonha de ver Maracanaú sendo uma cidade referência no comércio de uma Região Metropolitana. AGORA, AINDA HÁ TEMPO DA GESTÃO SE REDIMIR DO ERRO? Sim! É só querer. Pois tem condições pra isso. De abrir Centro Comerciais para os empreendedores nas  vias mais movimentadas da cidade. MAS A GESTÃO A CAMINHO DO TÉRMINO DO CICLO DO SEU GRUPO POLITICO FAZ É.SE ARMAR CONTRA QUEM SOFRE POR ESTAR SEM RENDA NO MOMENTO. Pois é! Desumanidade de quem nem em Maracanaú mora e ocupam cargos de gestão municipal que deveriam ser de quem reside em Maracanaú, principalmente quem vive em Maracanaú há décadas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.





Comentários