Criada 'bolsa poupança' para alunos do ensino médio permanecerem na escola


"O aluno entra no primeiro ano e vai receber todo mês um auxílio. No final do ano, concluindo o primeiro ano, ele recebe uma bolsa que vai ser depositada numa poupança, um compromisso. Aí, ele entra no segundo ano, também recebe um auxílio mensal. [...] e ao final da conclusão do ensino médio ele pode resgatar todo aquele recurso, ou para montar um negócio que ele queira começar, ou pagar a universidade que ele queira”, afirmou o ministro


O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vai criar nos próximos meses uma "bolsa poupança" para alunos do ensino médio serem estimulados a permanecerem na escola pública. A informação foi dada pelo ministro Camilo Santana (PT) durante live com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (14), no programa "Conversa com Presidente". 

"Hoje perdemos centenas de milhares de jovens no ensino médio, que abandonam a escola, às vezes, por necessidade de trabalhar", justifica Camilo Santana. O índice de reprovação, evasão e abandono é 16% no 1º ano do ensino médio. 

"O aluno entra no primeiro ano e vai receber todo mês um auxílio. No final do ano, concluindo o primeiro ano, ele recebe uma bolsa que vai ser depositada numa poupança, um compromisso. Aí, ele entra no segundo ano, também recebe um auxílio mensal. [...] e ao final da conclusão do ensino médio ele pode resgatar todo aquele recurso, ou para montar um negócio que ele queira começar, ou pagar a universidade que ele queira”, afirmou o ministro. 


ORÇAMENTO BILIONÁRIO 

O orçamento, segundo apuração do Estadão, poderá chegar a R$ 4 bilhões por ano, a depender do benefício e das restrições fiscais. A ideia inicial é que o valor seja de R$ 1 mil por ano aos estudantes. 

Esse programa foi uma das promessas de campanha eleitoral de Lula. O benefício será, conforme fontes ouvidas pelo jornal, será concedido por meio de escolas públicas inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) ou contemplados pelo Bolsa Família. 

Ainda será avaliado como será a implementação. O desenho do projeto estaria em fase avançada, e é elaborado pelos ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Fazenda.

(Com informações do Diário do Nordeste)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_11_2023

ABSURDO! EMPREENDEDORES DE MARACANAÚ SE NÃO BASTASSE A SENSAÇÃO DE TER SIDO ENGANADOS PELA A PREFEITURA, AGORA, NA TENTATIVA DE TER DE VOLTA SEUS PRODUTOS, SÃO RECEBIDOS POR SECRETARIO MUNICIPAL ARMADO, SEGUNDO DENÚNCIA; É DESSE JEITO QUE O GRUPO QUE AINDA ESTAR NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL VAI COMPLETAR 20 ANOS NO PODER SEM CUMPRIR A PROMESSA DE TRANSFORMAR A CIDADE NO POLO COMERCIAL DA RMF

Hoje em dia, cada vez mais aumenta o número de pessoas que têm seu próprio negócio, o que se faz necessário o poder público proporcionar muitas condições para os empreendedores serem bem sucedidos: gerando empregos e aumentando a arrecadação da prefeitura, por exemplo. Então, jamais esses deve ser enganados, como parece que aconteceu em Maracanaú quando a prefeitura transferiu vendedores de rua para um espaço com quiosques para muito distante, e sem a movimentação de pessoas caminhando nas ruas e comprando. Que era só questão de tempo para os empreendedores abandonarem os quiosques, pois as vendas são escassas, mas jamais, esses, esperavam não poder pegar logo seus produtos de volta. Culminando com uma revolta nas redes sociais, porque se depararam com um Secretário Municipal armado e sem nenhuma empatia, revoltando mais ainda os empreendedores que se sentem sacaneados pela prefeitura. ERA PARA A PREFEITURA DE MARACANAÚ TER MUDADO ESSES VENDEDORES DE RUA PARA UM LOCAL QUE TERIA PRATICAMENTE A MESMA MOVIMENTAÇÃO DE ONDE ESTAVAM HÁ UM BOM TEMPO? Isso mesmo! Como acontece em outras cidades por aí a fora. Pois só assim, os empreendedores manteria um fluxo de vendas parecido como antes. Isso só não foi feito por maldade ou por incompetência do grupo político que perdura na prefeitura a quase duas décadas, e não cumpriu a promessa de transformar Maracanaú num Polo Comercial da Região Metropolitana. Pior! Age é com amadorismo prejudicando quem ainda sonha de ver Maracanaú sendo uma cidade referência no comércio de uma Região Metropolitana. AGORA, AINDA HÁ TEMPO DA GESTÃO SE REDIMIR DO ERRO? Sim! É só querer. Pois tem condições pra isso. De abrir Centro Comerciais para os empreendedores nas  vias mais movimentadas da cidade. MAS A GESTÃO A CAMINHO DO TÉRMINO DO CICLO DO SEU GRUPO POLITICO FAZ É.SE ARMAR CONTRA QUEM SOFRE POR ESTAR SEM RENDA NO MOMENTO. Pois é! Desumanidade de quem nem em Maracanaú mora e ocupam cargos de gestão municipal que deveriam ser de quem reside em Maracanaú, principalmente quem vive em Maracanaú há décadas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários