De pescadores a escravos: conheça os milagres de Nossa Sra. Aparecida

Um dos milagres aconteceu com um homem escravizado pego após fugir da fazenda onde trabalhava forçadamente. Zacarias era levado de volta com correntes presas aos pulsos e ao pescoço. Ao passarem por um santuário, ele pediu para rezar diante da imagem da santa e seu pedido foi concedido. Enquanto rezava, as correntes que o prendiam se soltaram sozinhas, como um milagre atribuído à figura


Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é símbolo de devoção de milhares de fiéis e leva multidões a procissões em Aparecida (SP), maior destino de turismo religioso no país. Mas, quais são as histórias e os milagres por trás dessa figura?

O primeiro, e possivelmente o mais conhecida deles, remonta a 1717, quando três pescadores, Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, encontram uma imagem de barro no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Depois de passar a noite sem sucesso à procura de peixes, os três pegaram na rede de pesca uma figura de Nossa Senhora sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, eles pescaram a parte que faltava da imagem. Após isso, os olhos dos pescadores ficaram espantados ao verem quantos peixes conseguiram pegar.

A imagem de Nossa Senhora foi então levada para a casa da mãe de um dos pescadores, o primeiro altar dedicado a ela. Segundo o Santuário Nacional de Aparecida, a figura que recebe milhares de fiéis anualmente é a mesma encontrada naquela época.

Um outro milagre, datado do período escravocrata brasileiro, contribuiu para aumentar a devoção. No século XVIII, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, um homem escravizado foi pego após fugir da fazenda onde trabalhava forçadamente. Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e era levado de volta com correntes presas aos pulsos e ao pescoço.

Ao passarem por um santuário, ele pediu para rezar diante da imagem da santa e seu pedido foi concedido. Enquanto rezava, as correntes que o prendiam se soltaram sozinhas, como um milagre atribuído à figura. O acontecimento surpreendeu o senhor de engenho e Zacarias se tornou um homem livre e um dos disseminadores do nome de Nossa Senhora Aparecida.

A lista de feitos atribuídos a ela conta ainda com a cura de uma menina cega em Jaboticabal (SP) em 1874. 

Os feitos são inúmeros, assim como a fé que devotos têm em Nossa Senhora Aparecida. A celebração acontece anualmente em 12 de outubro, feriado nacional em que é celebrado também o Dia das Crianças. Informação do CB

(Com informações do Ceará Agora)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_09_10_2023

MARACANAUENSES MAIS INDIGNADOS, NOS QUATROS CANTOS DA CIDADE,  RECLAMAM DA FALTA DE VAGAS NOS 1°s ANOS DO ENSINO MÉDIO, NA ESCOLA CÍVICA QUE AGORA É A PREFEITURA QUE ADMINISTRA, RECLAMAM POR NÃO CHAMAREM OS APROVADOS NA SELEÇÃO DE SECRETÁRIOS ESCOLARES, RECLAMAM PORQUE OS DEMITIDOS DA UPA AINDA NÃO RECEBERAM AS CONTAS, OBRAS DEVASTANDO O JÁ LIMITADO MEIO AMBIENTE DE MARACANAÚ, RECLAMAM QUE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA É UMA FARSA POIS SÓ FICA COM MIGUALHAS E A PREFEITURA SÓ DAR VALOR O SÃO JOÃO DE MARACANAÚ, E RECLAMAM TAMBÉM DA POSSÍVEL DOAÇÃO DE TERRENO DA PREFEITURA PARA TIME DE FORA AMPLIAR CT

Quando uma gestão municipal passa muito tempo no poder, cada dia que se passa pode se perceber o tanto que é incapaz, devido a população se deparar com muitas coisas erradas, pra tudo que é lado, e a imensa insatisfação do povo tomar conta das redes sociais, imprensa e na boca do povo. É que a população perde a paciência, por perceber que enquanto o grupo político, na atual gestão, permanecer no poder, as suas  necessidades e desejos cada vez mais deixarão de ser contempladas, com a imensidão de maus feitos de um grupo político que só estar demorando ser colocado pra fora da Prefeitura, por conta que "o toma lá dá cá" ainda estar vencendo, nas Eleições. Revoltante, a atitude da Prefeitura que gasta horrores para manter a Escola Cívica, que foi desenganada pelo Governo Federal, e parece que os alunos novatos são escolhidos (as) a dedo, em vez de haver uma seleção e mais clareza. Revoltante, que não chamam logo os aprovados da seleção para Secretário Escolar, o que aumenta a suspeita de que vai ser mais uma seleção que nunca vai chamar os (as) aprovados (as), continuando a politicagem de contratarem só indicados de políticos. Revoltante a falta de empatia para com os trabalhadores (as) que tanto serviram a UPA da PAJUÇARA, que além de ser demitidos parece que para poder dar lugar à indicados (as)  de políticos, estes profissionais ainda não receberam as contas, é muita humilhação. Revoltante, se deparar com a contradição na Cultura de Maracanaú, que os (as) artistas não estão tendo o seu valor respeitado, e ainda é praticamente agredido quando integrante da cultura fala que não se tem retorno em aplicar recursos na cultura da cidade, e só tem retorno no São João de Maracanaú, desrespeitando a Lei da área da cultura. Revoltante ver o grupo político que estar prestes a terminar o seu ciclo na Prefeitura, demonstrar que não estar nem aí para o meio ambiente, ao estar enchendo a cidade de pedras em pavimentação de grandes obras, sem praticar a devida arborização, com isso Maracanaú estar ficando cada vez mais quente,  o prefeito que mora fora e na beira da praia parece não estar nem aí para os residentes de Maracanaú, que sofrem muito com o calor. É muito revoltante também a Prefeitura ficar dando terreno a time de futebol de fora para ampliar Centro de Treinamento, quando era para ser para o time da cidade fazer também um CT, para conseguir se bancar, e a Prefeitura que já gastou cercs de 10 milhões neste time da cidade investir mais antes em todos os esportes. Essa gestão municipal parece que pensa que  a Prefeitura é do seu grupo político,  á só aumentar a prática de atitudes inadequadas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários