Altas temperaturas podem aumentar risco de AVC; confira como prevenir

Para se proteger do calor, a hidratação é essencial. A exposição prolongada ao calor extremo pode levar à desidratação, que ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que recebe. Portanto, a ingestão regular de água, mesmo antes de sentir sede, é fundamental


O Ceará experimentou intensas ondas de calor em setembro, que levantaram preocupações sobre o potencial aumento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) associado às altas temperaturas. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) relatou que historicamente o estado enfrenta temperaturas máximas mais elevadas, especialmente nos meses de setembro, outubro e novembro. Essa situação é caracterizada por dias mais ensolarados, maior radiação solar direta e picos de temperatura, chegando a 38 graus Celsius, principalmente no interior do estado.

Especialistas advertem que, com o agravamento das mudanças climáticas e a maior ocorrência de temperaturas extremas, o risco de AVC tende a aumentar. Portanto, são necessários cuidados adicionais para minimizar esses riscos.

O médico neurologista Saulo de França, coordenador de AVC do Hospital Regional do Cariri (HRC), enfatiza que a exposição ao calor pode causar a dilatação dos vasos sanguíneos, resultando na queda da pressão arterial e possíveis desconfortos. A desidratação pode tornar o sangue mais viscoso e aumentar os níveis de colesterol, predispondo ao risco de trombose microvascular e AVC, especialmente em pacientes hipertensos e diabéticos.

Além da temperatura, fatores de saúde como colesterol elevado, consumo de álcool, hipertensão, obesidade, sedentarismo e tabagismo podem elevar o risco de AVC, tornando provável durante os dias quentes.

França observa que os idosos são particularmente vulneráveis às temperaturas extremas, uma vez que o envelhecimento enfraquece a capacidade de adaptação do corpo a altas temperaturas.

Altas temperaturas podem aumentar riscos de AVC

Para se proteger do calor, a hidratação é essencial. A exposição prolongada ao calor extremo pode levar à desidratação, que ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que recebe. Portanto, a ingestão regular de água, mesmo antes de sentir sede, é fundamental.

(Com informação do GC MAIS)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_23_10_2023

A GENTE NÃO QUER SÓ MARAFOLIA, A GENTE QUER DIGNIDADE NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS CRIANÇAS, JOVENS, MULHERES CHEFES DE FAMÍLIAS E IDOSOS, E MUITO MAIS; POPULAÇÃO DETONA PREFEITURA DE MARACANAÚ QUE QUER ILUDIR A TODOS COM MAIS UM EVENTO FESTIVO NA CIDADE E NADA DE FAZER O QUE É MAIS NECESSÁRIO

Quando uma gestão pública não quer trabalhar de forma correta, mas quer viver ganhando eleições, esta pode não parar de querer dar Pão e Circo a população, ou querer viver tentando colocar pirulito na boca de todos. Só que quando um grupo político super desgastado lança mais um engodo para a população, em meio ao grande descontentamento desta, por ter muito pouco do que é essencial. Em Maracanaú, a gestão municipal estar sendo muito criticada por ter oficializada a Marafolia, que a partir de 2024 vai acontecer no bairro Acaracuzinho. É que a população está furiosa pela a falta de empatia da gestão municipal que em vez de pegar a verba para mais um evento festivo e investir nas áreas mais essenciais, mas não, estão divulgando a Marafolia 2024 de uma forma como se Maracanaú não tivesse mergulhada no caos. A MAIORIA DA POPULAÇÃO QUER É FOLIA DE REALIZAÇÕES NA SAÚDE, EDUCAÇÃO, GUARDA MUNICIPAL PARA TAMBÉM ATUAR NA SEGURANÇA PÚBLICA E TODAS AS OUTRAS MAIORES NECESSIDADES. E com as condições que Maracanaú tem, dava para a população ter tido esta folia, desde 2005. Percebe-se que foram centenas de R$ milhões que a Prefeitura de Maracanaú teve para aplicar na cidade. Parece que a maioria foi para a folha salarial inchada, para obras inacabadas, licitações fraudulentas, malversação dos recursos públicos na Câmara Municipal etc. Parece que se não tivesse acontecido esse descalabro, Maracanaú seria a cidade mais desenvolvida, próspera e melhor em Serviços Públicos, investir e para as pessoas obterem uma renda razoável. AÍ SIM EXISTIRIA MOTIVO PARA A PREFEITURA GASTAR RECURSOS PÚBLICOS EM EVENTOS FESTIVOS. Além da maioria da população satisfeita, por ser contemplada com uma gestão municipal que poderia ser referência nacional, lotando grandes eventos festivos na cidade promovidos pela Prefeitura, a cidade receberia muitos turistas, que viriam conhecer a cidade que poderia ser referência em gestão pública e qualidade de vida. E os trabalhadores, empreendedores e a  Prefeitura de Maracanaú fazia era ganhar muito dinheiro com a cidade podendo viver cheia de visitantes. SÓ QUE FOI A INCAPACIDADE, A FALTA DE EMPATIA, EGOCENTRISMO, ANTIÉTICA QUE PREVALECEU NOS ÚLTIMOS 19 ANOS. Com isso a Saúde, Educação, a Segurança Pública, o saneamento, infraestrutura, a mobilidade urbana, o transporte público, o Plano de Carreira dos Servidores, a inexistência de políticas públicas para a maioria da população, o abandono dos bairros periféricos, a Cultura, as associações comunitárias, ONGs e muito mais vivenciam uma situação muito crítica, longe de ser o que uma cidade Polo Industrial deve ter. ISSO É UMA PROVA INEQUÍVOCA QUE MARACANAÚ PRECISA SER RECONSTRUÍDA URGENTEMENTE COM UMA TERCEIRA VIA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários