Passageiro deve viajar de graça se empresa de ônibus não tiver troco para devolver

Se o coletivo não tiver o troco, a empresa deve arredondar o valor para baixo até poder devolver a quantia correta para o usuário ou então deixar o passageiro viajar de graça. "Ela não pode ficar com o dinheiro do consumidor", afirma presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-Ceará


O Jornal Jangadeiro tem recebido denúncias constantes de passageiros que tentam usar o transporte público de Fortaleza pagando a passagem com dinheiro em espécie.


A reclamação é que quase nunca há troco para quem entrega mais do que os R$4,50 da tarifa. "Não tem troco, todo dia é isso", conta a manicure Monalisa da Silva.


Para não perder a viagem, muitos usuários abrem mão do dinheiro do troco. A opção para evitar o prejuízo é se deslocar até um dos Terminais de Integração, onde existe um espaço específico para o pagamento em espécie.


"Eu faço faculdade perto. Mas, se eu não fizesse , teria que parar no final da linha pra depois voltar ao meu destino", conta a estudante Vitória Aragão sobre a necessidade de mudar a rota somente para conseguir o troco da passagem.


O QUE DIZ A LEI?


A presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB-Ceará, Cláudia Santos, explica que, se o coletivo não tiver o troco, a empresa deve arredondar o valor para baixo até poder devolver a quantia correta para o usuário ou então deixar o passageiro viajar de graça. "Ela não pode ficar com o dinheiro do consumidor", afirma.


O QUE DIZ O SINDIÔNIBUS?


Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará informou que, para os passageiros que ainda realizam o pagamento da tarifa utilizando somente dinheiro em espécie, sem a utilização dos cartões transporte, este pode ser efetivado dentro do coletivo diretamente ao motorista quando o valor estiver trocado.


Entretanto, não sendo esta a alternativa, o pagamento pode ser realizado na mesma modalidade nos terminais de integração quando do desembarque dos passageiros, sendo garantido o troco do cliente, se necessário, de modo a garantir o acesso ao serviço de transporte, não havendo qualquer impedimento de uso.

(Com informações do Jornal Jangadeiro)


#Artigo_Semanal_em_07_08_2023

FALTA DE RESPEITO MAIOR AINDA NAS REDES SOCIAIS DA PREFEITURA DE MARACANAÚ AO FICAR COM BRINCADEIRAS AO PASSAR INFORMAÇÕES, QUE SE NÃO BASTASSE AGUENTAR "AS MENTIRAS" AGORA TEM QUE TOLERAR A FALTA DE SERIEDADE QUE UMA FONTE DE INFORMAÇÃO PÚBLICA TEM QUE TER, PARA PASSAR CONFIANÇA E CREDIBILIDADE?

Percebe-se na reação da população, uma revolta enorme, quando vai buscar informações nas redes sociais públicas e se depara com práticas inadequadas de uma Prefeitura passar uma informação, praticando infomarketing como quem estar vendendo algo. A população quer é saber se as obrigações da esfera pública estão sendo realizadas da forma devida. E que as informações sejam objetivas. Não quer piadinha e gracinha não. Isso por que a população que não tem um bom serviço público, ela quer é explicação porque as coisas erradas acontecem. E não marketing com coisa séria. Que isso pode sinalizar é incapacidade da gestão pública de cumprir seus compromissos, devido a isso as redes sociais se enchem de reclamações dos cidadãos e cidadãs. Um absurdo isso, a prefeitura em vez de atender a demanda da população resolve é fazer das suas redes sociais um espaço online de descontração. Contudo, estar chateando mais ainda a população que, em vez de ter soluções nas suas demandas, ESTAR SE DEPARANDO AGORA NAS REDES SOCIAIS DA PREFEITURA DE MARACANAÚ É COM SOCIAIS MÍDIAS PARECENDO QUE SE IMPORTAM MAIS É VENDER A IMAGEM DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL DO QUE TRATAR COM SERIEDADE A POPULAÇÃO. Percebemos que as mudanças que a população quer nas redes sociais da Prefeitura é a aproximação de quem compõe a gestão falando com a população explicando porque ainda por vários meses, falta remédio nos postos de saúde. Porque a Prefeitura quer insistir com a escola civico-militar e não dar fardamentos da forma devida, e atualmente tem pais que estão se sacrificando para comprarem blusas para os alunos todos os meses. A população que também reclama muito da forma inadequada das ofertas de empregos do Sine Municipal, quer mais clareza do trabalho, pois muitos trabalhadores e trabalhadoras chegam no Sine não tem nada, mas a Prefeitura vive com postagens engraçadas ofertando empregos. Entretanto, quando muita gente chega lá não tem vagas. Ainda fica assujeitando os jovens a entrarem em barca furada, e ainda pedem para alguns gravarem vídeos elogiando o Sine Municipal. Enfim, nota-se que são muitas demandas da população que não estão tendo feed-back como deveria ser. Daí estar cada vez mais revoltante suportar a forma que o grupo político que está há cerca de 19 anos no poder, em Maracanaú, agir de uma forma como se a população fosse um mero consumidor. Meio que impondo que todos e todas aceitem que dói menos, ser bombardeados com foca, com macaco, com pessoa desfigurada para ficar engraçada ao ter uma cabeçona criada por designer. TUDO ISSO MOSTRA MAIS AINDA QUE A HORA DE DAR UM BASTA NÃO PODE PASSAR DE 2024? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

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