Não é só distração: como celular no carro pode evitar acidentes de trânsito

Opções para uma ótima defesa contra distrações: tem um recurso para bloquear chamadas e notificações enquanto o motorista estiver dirigindo. Entretanto, as pesquisas do apontaram que apenas 20% dos motoristas habilitaram esse recurso


Estudo feito nos EUA pelo Instituto das Seguradoras para Segurança Rodoviária (IIHS, na sigla em inglês) revelou que os telefones celulares podem perder a pecha de vilões para a segurança no trânsito e se tornar aliados para evitar acidentes. No Brasil a multa para quem for flagrado dirigindo com o celular na mão é a mais alta na escala do Código de Trânsito Brasileiro. Ainda assim, mesmo com o sistema viva-voz os riscos não foram de todo eliminados.

Em artigo recente o cientista sênior de pesquisas do IIHS, Ian Reagan, alertou: "A distração tem causado acidentes desde que as pessoas começaram a dirigir. Nosso vício em telas aumentou o problema. Se o smartphone pudesse se tornar uma ferramenta para combater não apenas a distração, mas também o modo inseguro de dirigir seria uma reviravolta verdadeiramente notável."

Apple e Google já oferecem opções para uma ótima defesa contra distrações: o recurso "não perturbe" para bloquear chamadas e notificações enquanto o motorista estiver dirigindo. Entretanto, as pesquisas do IIHS apontaram que apenas 20% dos motoristas habilitaram esse recurso.

Para estimular o seu uso, as versões mais recentes dos aplicativos permitem filtrar mensagens urgentes ou de contatos designados, além de adotar comandos por voz para algumas funções e pesquisas básicas na web.

Os smartphones também podem oferecer um recurso de segurança que a maioria dos veículos em circulação ainda não possui. Alguns aplicativos usam a câmera do telefone para prover um aviso de colisão frontal (FCW, em inglês) em veículos mais antigos ou não equipados com o FCW a bordo.

Supondo que funcionem razoavelmente bem, isso poderia ajudar a preencher uma lacuna desde já, até que a frenagem automática de emergência (AEB, em inglês) estivesse instalada na totalidade da frota circulante, o que vai demorar mais de duas décadas.

Outros desenvolvedores estão procurando usar a câmera do smartphone para monitorar o olhar do motorista ou a direção da cabeça e alertá-los quando sua atenção se desviar da estrada à frente por muito tempo. Isso transforma um dispositivo frequentemente responsável pela distração em uma proteção contra ela.

(Com informações da UOL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_14_08_2023

É DESUMANO DESVALORIZAR ATÉ OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, SERVIÇO PÚBLICO ESSENCIAL; EM MARACANAÚ QUE NÃO SEI PORQUE AINDA NÃO PAGA O NOVO PISO SALARIAL NA ENFERMAGEM, TEM TÉCNICAS  E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM -- SEM LUGAR PARA REPOUSAR -- GANHANDO SALÁRIO DE AUXILIAR,  QUE É MENOS DO QUE OS PROFISSIONAIS DA FAXINA RECEBEM, SEGUNDO DENÚNCIA

É fundamental que os trabalhadores tenham todas as condições para realizar bem suas atividades, de acordo com a lei. Principalmente nas áreas essenciais, ao contrário vidas serão perdidas, por conta do crime de uma gestão pública, que se quer valorizar os servidores públicos da área da saúde. O auxiliar de enfermagem deve trabalhar em setores e prestar cuidados aos pacientes com baixa complexidade, enquanto o técnico de enfermagem realiza procedimentos práticos, podem atuar em setores e prestar atendimento a pacientes de média e alta complexidade. O salário é outra questão que diferencia as duas modalidades. Portanto é um absurdo que em Maracanaú, uma cidade que poderia ser referência na saúde pública e valorização dos servidores públicos tratar os profissionais do jeito que estar, segundo denúncia, pois o risco é muito grande de haver erros no atendimento. Isso devido a prefeitura não estar dando a devida condição para os profissionais trabalharem,  para conseguirem alcançar o melhor resultado possível.

COM A IMENSIDÃO DE RECURSOS PÚBLICOS DA PREFEITURA DE MARACANAÚ, ERA PARA PELO MENOS NA SAÚDE PÚBLICA TODOS PROFISSIONAIS TEREM SEUS DIREITOS CONTEMPLADOS, DE ACORDO COM A LEI. Pois é! Porque dessa forma esses profissionais vão ter as condições necessárias para disponibilizar um atendimento devido. Agora, como que dar para todos fazerem isso em Maracanaú, se não estão recebendo o piso salarial que tem direito, além de não estarem tendo as condições necessárias para ter o devido rendimento no trabalho. Os profissionais podem não conseguir evitar mortes como a de uma mulher de cerca de 30 anos, semana trasada, que teve um AVC Hemorrágico quando estava no Centro Cirúrgico do Hospital da Mulher em Maracanaú, e nada do Hospital se pronunciar logo, segundo uma denúncia. É revoltante se deparar com as condições, que deixa a desejar, da saúde pública de Maracanaú, por conta de um modus operandis inaceitável de um grupo político que quer se perpetuar no poder a qualquer preço, e ainda consegue enganar uma parte do eleitorado que vota nesse grupo, percebemos que é porque ganham algo em ano de eleição e/ou tem alguns privilégios como "furam-filas", etc. Deduz-se que as mudanças que a gestão pública de Maracanaú tem condições de implementar na área da saúde só deve acontecer com a chegada do Novo Ciclo, que faz-se necessário que seja a partir de 2025. Isso porque se em cerca de 19 anos, o grupo político que estar no poder não faz nem o básico que é valorizar os profissionais da saúde pública, percebemos que preferem gastar mais é com muitos cargos comissionados e temporários, atendendo acordos políticos que o mantém no poder, mesmo sem merecer. Tá na cara que não vão mudar, pois deve achar que do jeito que estar conseguem se manter no comando da Prefeitura, deve só parar de fazer as famílias maracanauenses se sacrificaram muito para ter uma vida razoável, quando esse grupo for desaprovado nas urnas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários