Maracanaú: Passagem gratuita para Fortaleza vai começar a ser implantada 'até o fim do ano', diz o Governo

"Estamos fazendo os estudos, estamos fazendo a adequação do tamanho da frota, porque teremos aumento da demanda com certeza, mas até o fim do ano nós teremos o Vai e Vem de graça", complementou


As passagens dos ônibus intermunicipais que circulam na Região Metropolitana de Fortaleza serão gratuitas "até o fim" de 2023, segundo afirmou nesta terça-feira (25) o governador do Ceará, Elmano de Freitas, em entrevista à TV Verdes Mares. (

"O nosso Vai e Vem Livre na Região Metropolitana de Fortaleza, nós queremos até o fim do ano iniciar ou em algum anel viário, ou em algum município. Nós temos negociações com o Sindiônibus e com o transporte complementar", afirmou o governador.


Ainda conforme Elmano, o transporte complementar, formado por vans, terá também a opção de pagamento por máquina de cartão, para haver integração entre as modalidades de transporte público.


O Governo do Estado, ainda conforme Elmano, estuda possíveis impactos no transporte da região com a implementação da gratuidade, que deve ter maior demanda com as passagens grátis.

"Estamos fazendo os estudos, estamos fazendo a adequação do tamanho da frota, porque teremos aumento da demanda com certeza, mas até o fim do ano nós teremos o Vai e Vem de graça", complementou.

(Com informações do G1 CE)



MAIS INFORMAÇÕES 


Nesta terça-feira, 25, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, prometeu que, até o final de 2023, as passagens dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) serão gratuitas. “O nosso Vai e Vem Livre na RMF, nós queremos até o fim do ano iniciar ou em algum anel viário, ou em algum município. Nós temos negociações com o Sindiônibus e com o transporte complementar”, afirmou o gestor. Esta é uma das promessas de campanha do governador que venceu o pleito no ano passado e garantiu que está concentrado em cumprir o que foi dito durante o período eleitoral.


Procurado pela reportagem, contudo, o Sindiônibus afirmou, em nota, não possuir “informações concretas” sobre a possível implementação do Passe Livre na Grande Fortaleza. “Em caso de atualizações futuras a entidade se põe à disposição para falar sobre o assunto”, pontuou. Durante sua fala, Freitas também detalhou sobre medidas a serem implementadas no transporte complementar, que é formado por vans, como a possibilidade de efetuar o pagamento em cartão.


O governador explicou ainda, que estão sendo realizados estudos para avaliar o impacto no transporte uma vez que a gratuidade se torne realidade, já que a expectativa é que a demanda aumente com a novidade. “Estamos fazendo a adequação do tamanho da frota, porque teremos aumento da demanda com certeza, mas até o fim do ano nós teremos o Vai e Vem de graça”, prometeu, acrescentando que a ideia é que, aqueles que vivem na região metropolitana possam vir à capital e retornar sem gastar nenhum recurso.

Ideias semelhantes de implementação de transporte público gratuito já foram adotadas por diversos municípios brasileiros. Em março deste ano, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) revelou, inclusive, que, no mínimo, 67 cidades do país já contavam com a tarifa zero em todo o sistema de transporte. 


Em sua maioria, são cidades pequenas e médias, com população variando entre 3 mil e 300 mil habitantes. A expectativa citada pelo governador do Ceará de que a demanda pelo transporte público aumente com a implementação da gratuidade pôde ser observada, por exemplo, em Maricá, no Rio de Janeiro, onde a utilização do sistema cresceu mais de seis vezes após a adoção da medida. 


Eusébio


A Região Metropolitana de Fortaleza já abriga um caso de sucesso relacionado à tarifa zero no transporte público. Em 2011, foi criado, no Eusébio, o Transporte Regular Urbano (TRUE), que, de acordo com o prefeito, Acilon Gonçalves, foi um projeto pioneiro no estado. “Isso muito nos orgulha. Quando ninguém pensava em levar esse benefício, nós saímos na frente e decidimos levar esse serviço para a população”, lembra. 


De acordo com ele, ao longo dos anos, o feedback da população sobre a medida tem sido positivo. “As linhas de ônibus do TRUE levam uma média anual de 720 mil pessoas, ou seja, 60 mil passageiros por mês. E conforme a cidade vai crescendo, temos a preocupação de sempre readequar as linhas a esses novos trajetos, sempre atendendo a todos”, detalha.


O gestor explica ainda que, no início da implementação, o principal obstáculo foi a reação do sistema de transporte remunerado, que realizou denúncias contra o sistema junto ao Ministério Público. “Além disso, o sistema instituído do Estado proibiu o transporte de ônibus gratuito para o bairro Messejana, mesmo sendo não remunerado”, afirma. Sobre o cenário econômico, Gonçalves esclarece que elaboraram-se rotas priorizando o pico de necessidade da população para que o impacto financeiro fosse percebido gradativamente. “E assim, fomos implantando desde que o valor não impactasse 1% da receita do município”, orgulha-se.

(Com informações do Jornal O Estado CE)


#Artigo_Semanal_em_24_07_2023

NA SEMANA DE ENCERRAMENTO DO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ, HOSPITAL MUNICIPAL É DESTAQUE NEGATIVO NA FILIAL DA TV GLOBO E NOVA PESQUISA NACIONAL MANTÉM MARACANAÚ COMO UMA DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO BRASIL; ISSO PODERIA NÃO ESTAR ACONTECENDO SE TIVESSE SIDO APLICADO OS RECURSOS PUBLICOS DIREITO. EM VEZ DE SÓ GASTAR HORRORES NO SÃO JOÃO?

Como na vida dos cidadãos e cidadãs que um dia a conta chega, numa cidade e no grupo político também. Uma gestão Municipal deste grupo pode até se desvencilhar das cobranças, críticas, denúncias da população, mas não da grande imprensa e dos índices nacionais. Dessa forma a população vai cada vez mais dando uma avaliação negativa a quem estar fazendo uma gestão que cada vez mais deixa a desejar. Com isso, a cada dia que se passa perde capital político e se aproxima mais de dar bye bye de uma Prefeitura. COMO ACHAR QUE UM GRUPO DE 2005 PRA CÁ NÃO MELHOROU A SAÚDE PÚBLICA E REDUZIU A VIOLÊNCIA DE UMA CIDADE AINDA VAI CONSEGUIR ISSO? Pois é! Tudo isso porque em 18 anos é meio, por conta de uma atitude sem empatia de um chefe de um grupo político não ter se aliado 1 segundo ao Governo do Estado, o que fez duas centenas de milhares de munícipes comer o pão que o diabo amassou, e milhares não estão mais aqui para contar a história. Ainda muitas famílias sentem na pele as sequelas do caos na Saúde e na Segurança Pública de uma cidade Polo Industrial que já arrecadou uma imensidão da década trasada para cá que dava para junto com os recursos estaduais terem feito Maracanaú ser referência em gestão pública e qualidade de vida.  ERA PARA MARACANAÚ TER UMA GUARDA MUNICIPAL DE 200 A 717 INTEGRANTES DE ACORDO COM A LEI, PARA UMA CIDADE DE QUASE 240 MIL HABITANTES?  Isso mesmo! Possivelmente, em parceria com a Polícia, daria para Maracanaú ter se transformado em referência em segurança pública.  Porque teria mais segurança nas ruas. 24hs por dia, que inibiria a prática de crimes. Só que percebemos que, o grupo político que quer se perpetuar no poder, fez foi a sacanagem de inchar a folha de pagamento com contratados temporários dos apoiadores políticos.  SE O CHEFE DO GRUPO POLITICO NO PODER, EM MARACANAÚ, SEMPRE TIVESSE SIDO ALIADO DO GOVERNADOR E PRESIDENTE DARIA PARA TER DOIS HOSPITAIS MUNICIPAIS DE REFERÊNCIA EM REGIÃO METROPOLITANA DE CAPITAIS NO NORDESTE? Então! Tinha tudo para ser. Com os recursos públicos municipais sendo melhor aplicados também. Porque o que percebemos é que ainda continua só, a minoria da população, os aliados dos políticos usufruindo de uma forma razoável da saúde pública maracanauense. A maioria da população continua muito sacrificada quando busca um atendimento numa Unidade de Saúde que, anda faltando até Vacina Bivalente, em pleno mês de férias. Como assim se a informação na imprensa é que há muita quinta dose anticovid comprada pela a MS.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.








Comentários