Férias escolares reacendem preocupação do uso de telas por crianças

“A tela de uma forma geral deixa você desorganizada mentalmente, mais acelerado, mais irritado, mais impossível, mais desobediente, mais desconcentrado e o pequeno sofre vários atrasos, como TDAH e dificuldade de concentração, por exemplo, já que o desempenho é afetado. Outro ponto também, é que eles têm uma predisposição à miopia, que é gerado pelo esforço ocular”, pontua a médica


Durante o mês de julho, os pais e responsáveis encontram um grande desafio dentro de casa: distrair os filhos para que eles não fiquem o dia inteiro em frente às telas. Com mais horas disponíveis, os pequenos que têm acesso a televisão, computador ou celular acabam “abusando” do tempo usando estes dispositivos eletrônicos.


No entanto, o consumo exagerado dessas tecnologias pode acarretar em alterações de humor, problemas de visão e comprometimento do desenvolvimento pessoal e escolar. Segundo a médica oftalmopediatra Carolina Freitas, crianças que têm acesso precocemente - antes dos dois anos de idade - a telas sofrem inúmeros atrasos.


“A tela de uma forma geral deixa você desorganizada mentalmente, mais acelerado, mais irritado, mais impossível, mais desobediente, mais desconcentrado e o pequeno sofre vários atrasos, como TDAH e dificuldade de concentração, por exemplo, já que o desempenho é afetado. Outro ponto também, é que eles têm uma predisposição à miopia, que é gerado pelo esforço ocular”, pontua a médica.


PRÁTICAS SAUDÁVEIS


Embora a profissional fale sobre os riscos de exposição constante dos pequenos, principalmente até o segundo ano de vida, o cinema também é uma opção para aumentar a interação social e estimular a capacidade de observação.


Mas, atividades esportivas ao ar livre, jogos de tabuleiro, xadrez, bola e memória são aconselhadas, pela própria médica, para estreitar o vínculo familiar e se desprender das telas.


De acordo com a neuropsicóloga Marleide Oliveira, é importante aproveitar o tempo livre com os filhos e incentivá-los a novos hábitos. “Vale convidá-las para testar receitas culinárias, mudar a decoração da casa, criar uma oficina de arte e conhecer pontos culturais da cidade gratuitos. É importante para fortalecer os laços familiares, que são tão essenciais para potencializar a sensação de segurança, confiança e conforto para todos”, orienta.

(Com informações do Jornal Jangadeiro)


#Artigo_Semanal_em_10_07_2023

JÁ PENSOU SE OS BAIRROS PERIFÉRICOS DE MARACANAÚ TIVESSE O MESMO ESFORÇO DA PREFEITURA, QUE ESTA, TEVE PARA FAZER FESTA JUNINA LUXUOSA DURANTE 18 ANOS? NÃO TERIA MUITAS RUAS COM ESGOTO A CÉU ABERTO, MUITAS RUAS SERIAM ASFALTADAS, QUANDO MENOS BEM CALÇAMENTADAS, TERIA TRANSPORTE PÚBLICO MAIS ACESSÍVEL CIRCULANDO EM MUITAS RUAS DENTRO DOS BAIRROS E MUITO MAIS?

Quando uma gestão de uma cidade é realizada por quem não tem uma forte identificação com a maioria da população, que nunca foi integrante de uma das classes sociais do qual a maioria da população faz parte, o gestor não vai atender às maiores necessidades e desejos da maioria da população. E esse gestor pode, por toda vida, querer enganar a população com Pão e Circo. Esvaziando as contas da Prefeitura, como por exemplo, com grandes eventos festivos e/ou esportivos, gastando horrores até um certo tempo, enquanto a população não dá um basta na enganação. Em uma cidade da Região Metropolitana de uma das capitais mais importantes do País, e também, está cidade, sendo Pólo Industrial com uma das maiores arrecadações do Estado, é deplorável o abandono dos bairros mais distantes da Prefeitura de Maracanaú, e até alguns próximos. Maracanaú precisa de um gestor que não seja egoísta, que não use a Prefeitura como trampolim para projetos políticos a nível de estado, que não torre o dinheiro da população com políticos derrotados em eleições de outras cidades, e suas patotas, que estão usurpando do recurso público das mães chefes de família, da Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e da Geração Alfa: nascidos a partir de 2010. Além dos trabalhadores que perderam a pujança do Polo Industrial, com as novas empresas no Estado preferindo se instalarem nas outras cidades da RMF. E as existentes na cidade deixaram de crescerem devidamente, por conta de um grupo político de Maracanaú. Que absurdamente sempre foi oposição ao Governo do Estado, e em boa parte do tempo que estar na Prefeitura é opositor ao Governo Federal. SE TIVESSE FEITO DIFERENTE E DE FORMA CORRETA PODERIA NÃO EXISTIR NENHUM BAIRRO COM MUITAS RUAS COM INFRAESTRUTURA ABANDONADA PROVOCANDO MUITAS DOENÇAS, ALÉM DO GRANDE INCÔMODO DIARIAMENTE? Exato! Maracanaú com um gestor advindo do meio do povão, com décadas morando na cidade, com serviço prestado à população, instruído, deduz-se que jamais ele vai deixar de se aliar com os Governos Estadual e Federal, por esse diferente de um milionário que mora fora de Maracanaú, essa liderança do Povão, que ama essa cidade, vai querer o que for possível e impossível para Maracanaú ter a devida qualidade de vida e nos serviços públicos. Vai querer que Maracanaú se destaque em várias áreas da gestão pública e seja referência nacional. Ainda bem que há uma sinalização que isso estar próximo de acontecer. Haja vista, que ultimamente o grupo que quer se perpetuar, no poder municipal, perde força, e a Terceira Via cresce exponencialmente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários