Dia Mundial da Bicicleta: saiba benefícios de pedalar todos os dias


Mais do que um equipamento para se exercitar, a bicicleta faz parte do trajeto de ida e volta do trabalho ou da escola de muitos brasileiros. Quando usada em um ambiente fechado, como a academia, a atividade apresenta várias vantagens, mas, quando o pedal é na rua, os benefícios se multiplicam.

Neste sábado (3), é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta. A data reforça a importância da prática de atividade física diariamente.

O educador físico Thiago Sampaio explica que o uso de bicicleta no dia a dia oferece uma vida mais ativa e saudável à populaçãoEntre os principais benefícios estão:

  • Aumento da resistencia muscular
  • Aumento da massa muscular e ósseo
  • Aumento do VO2 max (capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio ).
  • Aumento da expectativa de vida
  • Redução do estresse
  • Menor propensão a desenvolver doenças cardiovasculares

"Este exercício tem como principal característica a utilização de membros inferiores , porém não podemos esquecer que o tronco e os membros superiores ajudam na estabilização, postura e posicionamento em cima da bicicleta. I sso traz um grande benefício para o nosso corpo, pois grandes musculaturas são acionadas deixando o corpo mais forte e potente", diz o profissional.

O personal afirma que usar a bicicleta no dia a dia como meio de locomoção é a melhor forma de sair do sedentarimo, principalmente para quem não tem tempo de frequentar uma academia. "Se relacionar com o meio ambiente, aumentar o contato com o sol, vitamina D, e contribuir para os aspectos sociais no quesito poluição", destaca Thiago.

Além do corpo, a bicicleta traz benefícios para a saúde mental. A psicóloga Beatriz Kierg explica que pedalar libera endorfina e serotonina, "conhecidas como hormônios da felicidade". Essas são substâncias que trazem a sensação de bem-estar e prazer.

"Sair de casa para espairecer auxilia o organismo a regular o estresse e a prevenir doenças mentais relacionadas a essa situação, como a ansiedade. Melhora a autoestima, o humor. Só coisas boas", diz a especialista.

    'A bicicleta faz parte da minha vida'


    servidor público Alan Clecio Queiroz Figueiredo, de 35 anos, conta que começou a andar de bicicleta com 12 anos. Nessa idade, a atividade era apenas um hobbie. Depois que pegou gosto pela prática se tornou atleta.

    "Comecei a correr de bicicleta com 14 anos. São 20 anos na prática competitiva. A bicicleta faz parte da minha vida. Então, sempre usei tanto como meio de locomoção, como meio de particpar de competições, para trabalhar", conta o servidor.

    A rotina de Alan começa cedo. Acorda às 5h, e às 6h já está na rua treinando na bicicleta. Ele vai de casa, no Núcleo Bandeirante, até o trabalho, na Esplanada dos Ministérios, e pedala em média entre 70 km e 80 km por dia.

    "Pedalo 6 vezes na semana. Só tiro um dia de descanso. A bicicleta faz toda a diferença na minha vida com relação a saúde. Foi onde me encontrei. Quando não consigo pedalar, meu organismo sente falta", conta.

    (Com informações do G1)


    #Artigo_Semanal_em_29_05_2023

    ENQUANTO VEREADOR DENUNCIA FALTA DE TRÊS REMÉDIOS ESSENCIAIS NOS POSTOS DE SAÚDE, PREFEITURA DE MARACANAÚ SÓ COM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS NO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ VAI GASTAR MAIS DE R $ 2 MILHÕES

    Uma gestão pública que deixa muito mais a desejar é capaz de sacrificar até quem estar necessitando com urgência atendimento médico e de medicamentos essenciais. E não esconde a falta de ética quando gasta horrores com o que não é prioridade, e parece que com intenção de se aproveitar da boa fé da ótima gente de uma cidade. EM MARACANAÚ A SAÚDE DA POPULAÇÃO PARECE ESTAR EM SEGUNDO PLANO. Isso porque R $ milhões vão ser gasto em um super evento junino de mais de um mês, como se a cidade não tivesse muitas necessidades urgentes. A falta de medicamentos essenciais nas Unidades de Saúde municipais por muito tempo é um absurdo. Isso mais ainda quando, na maior cara de pau, a gestão municipal, aplica de forma indevida muita grana em um evento que dá para a população ficar sem. Diferentemente do pouco recurso para comprar medicamentos essenciais que estão faltando. O desmando na gestão municipal de Maracanaú continua tão grande que até vereador que fazia parte do grupo político robertista, desde quando este ainda lutava para chegar à Prefeitura, há duas décadas, agora o vereador caiu fora, depois de tanta enganação. Que a cada eleição municipal, este grupo não tem limites para ganhar a eleição de qualquer jeito, pars isso é capaz de fantasiar as propostas de campanha, enganando até os aliados. Que faz até integrantes fortes do grupo caírem fora, engrossando as fileiras da oposição. O que, quem diria, que o vereador em questão iria fazer muitas denúncias. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


     

    Comentários