Risco de terremotos: conheça a cidade cearense localizada em falhas geológicas


tempo divulgou-se a ideia de que no Brasil não ocorrem terremotos. Esse consenso vem do fato de os abalos sísmicos no Brasil não terem a intensidade dos que acontecem em outros países, como no Japão e nos Estados Unidos, e raramente causarem estragos significativos, mas estudos aprofundados mostraram que isso não é verdade.

Para entender os terremotos e a ocorrência deles no Brasil é preciso compreender as chamadas falhas geológicas (também conhecidas como falhas tectônicas), estruturas da crosta do planeta que dão origem aos terremotos. Recentemente, uma delas chamou a atenção dos cientistas por liberar um líquido muito estranho.

Tais formações geológicas existem no Brasil, e várias cidades do país estão em cima delas, segundo estudos geológicos recentes. A grande diferença é que o Brasil está praticamente no centro da placa tectônica sul-americana, o que torna mais rara a possibilidade de tremores fortes, geralmente registrados nas bordas dessas placas de tamanho continental.

Porém, mesmo uma placa sólida como a do nosso continente apresenta falhas — a maioria invisível da superfície.

Uma pesquisa do Instituto de Geociências da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) identificou 48 falhas geológicas mestras no território nacional, "algumas delas com quilômetros de extensão", segundo o professor Allaoua Saadi, coordenador da pesquisa publicada em 2002.

Segundo o cientista, a maioria das falhas está no Sudeste e Nordeste do território nacional. Mesmo com tal mapeamento, é praticamente impossível prever onde ocorrerão terremotos, ou qual seria a intensidade deles, mas é certo afirmar que é nessas regiões do país que os terremotos terão seu epicentro.

Abaixo, listamos sete cidades brasileiras localizadas exatamente em cima de falhas geológicas, em regiões diversas do território do país. No entanto, a localização não significa que a população deve ter medo, uma vez que algumas dessas falhas não apresentam atividade significativa há milênios.

1 - João Câmara (RN)

A cidade de João Câmara está localizada na falha de Samambaia e já registrou diversos tremores de terra. Em agosto de 2022, moradores sentiram nove abalos sísmicos na cidade.

Segundo a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a falha de Samambaia é considerada a maior do tipo no Brasil, com 38 km de comprimento, 4 km de largura e profundidade que varia de 1 a 9 km.

Além de João Câmara, estão sobre a falha as cidades de Parazinho, Poço Branco e Bento Fernandes, que constantemente registram abalos.

2 - Itacarambi (MG)

Minas Gerais é o estado brasileiro que registra mais atividades sísmicas. Segundo mapa tectônico elaborado pelo professor Saadi,  sete falhas geológicas cortam o estado (são elas: BR 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 47).

A 47 está localizada no norte do estado, exatamente abaixo do município de Itacarambi, que registrou um terremoto de 4,9 graus na escala Richter em dezembro de 2007.

Seis pessoas ficaram feridas e uma menina de 5 anos morreu no evento geológico.

3 - Cubatão (SP)

falha de Cubatão, descoberta em 1987 no litoral de São Paulo, faz parte de um sistema de mais de 2.000 km de extensão, com uma rede de falhas diferentes entre si, e que foi nomeado Sistema de Falhamento Cubatão.

Apesar do tamanho e de estar abaixo de uma região industrial, pesquisas indicaram baixo risco de possíveis terremotos iminentes nesse sistema — a estrutura esteve comprovadamente ativa entre 400 e 10 mil anos atrás, segundo os estudos.

4 - Porangatu (GO)

O município de Porangatu, no norte de Goiás, é outra cidade em cima de falha geológica brasileira, a qual leva o nome da cidade (Zona de Falhas de Porangatu). Em abril de 2022, um terremoto de 3,7 pontos na escala Richter assustou os moradores durante a madrugada.

Em outras ocasiões, tremores mais intensos chegaram a ser sentidos em Goiânia e até em Brasília, como o ocorrido em outubro de 2010.

5 - Taruacá (AC)

Esta cidade do Acre está muito próxima do epicentro do maior terremoto já registrado no Brasil — 6,5 graus na escala Richter, em junho de 2022. Taruacá também é o município do estado com mais ocorrências de abalos sísmicos. Tudo porque está em cima da falha de Taruacá, que corta o estado em duas partes.

próxima de duas placas tectônicas muito ativas:  a Sul-Americana e a de Nazcar, ambas nos Andes.

6 - Vale do Jaguaribe (CE)

Uma grande falha geológica sob a cidade cearense, distante 300 km de Fortaleza, gera terremotos considerados de baixa magnitude. Alguns dos mais recentes ocorreram em março de 2016, com magnitudes de 3,1 e 3,4 graus na escala Richter.

A suspeita de pesquisadores é que a água de um açude na região, que se infiltrou na falha, pode estar aumentando o número de abalos.

(Com informações do r7)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_05_2023

MARACANAÚ NÃO TEM MOTIVOS PARA TER FESTA DE 40 DIAS, COM O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA, COM BAIRROS DA PERIFERIA TOMADOS POR RUAS COM ESGOTOS A CÉU ABERTO E AUMENTO DE OBRAS INACABADAS

Há muito tempo, sai ano entra ano, a cidade Polo Industrial da Região Metropolitana da capital cearense, no comando de um mesmo grupo político desde 2005, cada vez mais se distancia de uma gestão pública condizente com uma cidade que está entre as que mais arrecadam no Estado. Agora em meio às denúncias do caos que muitas famílias maracanauenses estão passando com as unidades de saúde cada vez mais deixando a desejar no atendimento, e de muitas ruas nos bairros da periferia, sem pavimentação, com muita lama, perturbando a população com muitas doenças e sem nenhuma expectativa por parte da gestão sobre quando todos esses sérios problemas terão ações que diminuem significativamente o sofrimento de muita gente. AUMENTAR OS DIAS DA MAIOR FESTA DA CIDADE PARA SE AMOSTRAR PARA O ESTADO É DE UMA SACANAGEM IMENSURÁVEL COM MUITA GENTE REVOLTADA COM A GESTÃO MUNICIPAL PÍFIA. Falta de respeito, falta de empatia para com as famílias que estão vendo mais um ano se passar sem ver obras na maioria dos bairros para resolver os graves problemas do cotidiano. Como também não ver uma melhoria nos postos de saúde, nem na UPA e Hospital Municipal. Essas últimas US que podem passar por mais sufoco ainda com seis semanas de festa na cidade, em 2023. OUTRA, ESSA FESTA PODE SAIR MUITO CARA E ARRISCADA PARA QUEM VAI PARTICIPAR. Isso porque as marcas devem tabelar os preços altíssimos de comidas, bebidas e serviços no local da festa. O que as pessoas podem correr o risco de serem assaltadas e se endividarem muito. Percebe-se que durante esse evento, a poluição sonora se torna um inferno para muitas pessoas que precisam dormir para durante o dia trabalhar e/ou estudar. Os idosos e pets também acabam sofrendo muito, com o grande barulho. Enfim, o grupo político que é profissional no Pão e Circo e nos modus operandi de ganhar eleições a qualquer preço, parece que vai terminar o ciclo à frente da Prefeitura sem se ajeitar, e uma grande parte dos maracanauenses contam os meses para se livrar destas décadas perdidas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários