Por que o preço da gasolina não baixou os R$ 0,40 anunciados pela Petrobras?



Em resposta à reclamação de muitos usuários que cobravam preços mais baixos nos combustíveis após a redução da Petrobras na gasolina e no diesel para distribuidoras, o Sindipostos-CE divulgou uma nota nessa quinta-feira, 25, explicando o porquê do consumidor final ainda não ter sentido essa baixa.

No comunicado, a entidade diz que a estatal não é a única fornecedora de derivados de petróleo às distribuidoras, e alegou que os produtos no Ceará são recebidos em sua maioria do exterior e de refinarias privadas.

O sindicato também pontuou que os estabelecimentos estão à disposição dos órgãos de defesa do consumidor para prestar todos esclarecimentos e mostrar todos os documentos que esclarecem a real queda no preço.


Confira a nota do Sindipostos-CE na íntegra

"O Sindipostos Ceará, entidade representativa dos postos de combustíveis do nosso estado, vem a público comentar os fatos que vêm ocorrendo desde que a Petrobras anunciou a baixa de 44 centavos no preço do diesel e 40 centavos na gasolina.


Como é sabido, os postos de combustíveis formam o último elo da cadeia dos derivados de petróleo, sendo por conseguinte o contato com o consumidor final e, o repassador de todos os custos do produto.

Quando a Petrobras anuncia a variação nos seus custos, isso não quer dizer que essa mudança chegará aos postos, pois a gasolina tipo A, que é a entregue pela refinaria, ao chegar à distribuidora é acrescida em 27% de etanol e, vendida com a mistura como gasolina C.

Além disso, a estatal não é a única fornecedora de derivados de petróleo às distribuidoras em virtude de também receberem de outras refinarias que não são de propriedade da Petrobras.

Deve ser esclarecido que, aqui no Nordeste, os produtos são recebidos em sua maioria do exterior e de refinarias privadas.

Diante do exposto esclarecemos que, quando a Petrobras informa alteração de preços, os valores não correspondem ao que realmente chega no varejo posto que, diversos outros fatores influenciam no preço final e, não somente o informado pela estatal.

Esclarecemos finalmente que, os postos de combustíveis do Ceará estão reduzindo seus preços, à medida que os preços estão sendo repassados pelos fornecedores e, de acordo com os percentuais recebidos.

Além disso, os estabelecimentos estão abertos a todos os órgãos de defesa do consumidor para prestar todos esclarecimentos, inclusive, com demonstração através de documentos e notas fiscais que esclarecem a real queda nos preços.

Ademais, como se observa, os valores repassados pelas distribuidoras aos postos revendedores, em função do que expusemos, não é o mesmo que chega ao consumidor, com isso é, de suma importância que, essas empresas sejam inquiridas pelos interessados.

Colocamo-nos à disposição para oferecermos quaisquer outros esclarecimentos que interessem à população cearense".
(Com informações do O Povo Online)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_05_2023

ABSURDO! COM POUCAS OBRAS REALIZADAS, EM CERCA DE DUAS DÉCADAS NO PODER EM MARACANAÚ, EM VEZ DE INAUGURAR UMA NO DIA DO TRABALHO, HÁ ALGUMAS SEMANAS, E SER CHAMADA AVENIDA DO TRABALHADOR, DE FORMA DESCARADA DERAM PREFERÊNCIA NO DIA DO ANIVERSÁRIO DO POSSÍVEL CANDIDATO DA PREFEITURA, DAQUI À 16 MESES, E COM A MAIOR GASTANÇA

A gestão de um grupo político no comando de uma Prefeitura pode não se transformar durante os mandatos que se mantém no poder. E que uma cidade deixará de obter muitas realizações, podendo ter décadas perdidas. Em Maracanaú, mesmo com 18 anos no poder, um grupo político age como se a Prefeitura fosse desse. Quando de forma repugnante inaugura uma Avenida, com muito tempo de atraso, e no dia do aniversário natalício do chefe desse grupo. EM VEZ DE TER INAUGURADO HÁ 3 SEMANAS, NO DIA DO TRABALHO com uma festa para os trabalhadores. E O LOGRADOURO DEVERIA SER CHAMADO AVENIDA DO TRABALHADOR, já que é no Distrito Industrial. O que homenagearia dezenas de milhares de trabalhadores da cidade em vez de só uma homenagem póstuma a quem a maioria dos maracanauenses não conhece. Outro absurdo foi essa obra custar quase R $ 40 milhões e ser concluída só depois de muito tempo, parecendo intencional, há 16 meses das próximas Eleições Municipais. Com realização de uma festa do possível candidato a prefeito da Prefeitura, na tentativa de se perpetuar no poder. O que pode adiar o início de um novo ciclo com a reconstrução da cidade de Maracanaú. AINDA MAIS ESTA OBRA INAUGURADA NESTE 21 DE MAIO, NO DISTRITO INDUSTRIAL, ERA PARA TER SIDO FEITA NA DÉCADA RETRASADA, SE O GRUPO QUE AINDA ESTAR NO PODER EM MARACANAÚ TIVESSE SE ALIADO COM O ESTADO. Mas não, em 18 anos à frente da Prefeitura de Maracanaú, só pensando nele, o chefe do grupo político no comando desde 2005 não se aliou, um segundo, ao Governo do Estado. O que estagnou Maracanaú, com as milhares de novas vagas de emprego e novas empresas que era para vir para a ótima gente maracanauense, foi para as outras cidades da Região Metropolitana. PIOR, PARECE QUE PARA NÃO SAIR MAIS FEIO AINDA PARA ESSE CHEFE POLÍTICO, ESSE DEU UM PRESENTE GREGO O POVO COM MEGA EMPRÉSTIMOS DE R $ CENTENAS DE MILHÕES. Para só assim conseguir fazer esta Avenida que fará homenagem póstuma a quem a maioria dos maracanauenses não conhecem. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários