Ondas, quedas, voos: por que temos sonhos estranhos? Entenda significados



Carl Jung (1875-1961), psiquiatra que trabalhou com Freud, considerava quatro tipos de sonho, sendo os "sem pé nem cabeça", segundo suas teorias, processos inconscientes espontâneos, sem relação com situações conscientes e muito difíceis de serem interpretados, por terem diversos significados. Para ele, poderiam até mesmo ter uma natureza oracular, ou divina. 


Com os avanços em neurociência, psiquiatria e psicologia, especialmente a partir de 1950, e a descoberta do REM (sigla para rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos), o último estágio do ciclo do sono, o cérebro e o inconsciente passaram a ser mais bem compreendidos. Mas, mesmo assim, algumas questões, relacionadas aos sonhos, permaneceram inconclusivas.


Até o momento, não se sabe ao certo por que sonhamos e o que eles significam. Mas há debates. 


"Os sonhos ajudariam a criar conexões cerebrais, ampliando nossa capacidade criativa e de tomar decisões, nos preparando até para novas situações de risco", explica Júlio Barbosa, médico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e neurocirurgião, continuando que também atuariam consolidando memórias e no acesso de aspectos inconscientes da psique humana. 


Produtos de emoções, filmes, vivências 


Quanto aos sonhos estranhos, mais precisamente, poderiam advir de respostas do subconsciente a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, algo bastante comum a todos. "Ao analisá-los, percebe-se que em geral se relacionam ou refletem medos e desejos profundos", explica a neurocientista Julie Weingartner, do Instituto D'Or de Pesquisa. 


Portanto, eles não têm nada a ver com premonições ou mensagens do além, tranquiliza Yuri Busin, psicólogo pela PUCRS e doutor em neurociência do comportamento. "Muitas vezes são apenas manifestações do que você está passando, ou formas desconstruídas da realidade, influências de filmes e acontecimentos que você nem percebeu. Por isso muitas vezes são bizarros, confusos e não seguem uma linha cronológica", complementa o psicólogo.


A relação entre sonhar que está caindo e a evolução humana 


Barbosa explica que o ser humano também possui comportamentos relacionados a padrões evolutivos e que poderiam influenciar alguns sonhos, como os que envolvem quedas físicas e despertares. Esses sonhos surgem para que mudemos de posição, porque o nosso corpo antes habitava árvores e atualmente ainda não se adaptou à posição horizontal e imóvel para dormir.


Haveria um descompasso entre o aparelho vestibular, responsável pela manutenção da nossa estabilidade, e o sistema cinestésico, que informa as posições relativas das partes do corpo durante os movimentos. Mas, em alguns casos, sonhar que se está caindo pode apenas ter relação com tensões corporais, daí o espasmo hípnico, aquela reação involuntária de chutar. 


Muito pessoais, mas não exclusivos 


Tem mais. Sonhos confusos e perturbadores, por mais íntimos que possam parecer, também podem ser muito populares, ou seja, capazes de se repetir com outras pessoas de maneira igual ou muito parecida. Esse fenômeno, chamado de sonho compartilhado ou simultâneo, é bastante prevalente e, apesar da carência de estudos, tem algumas explicações.


Para além do vínculo evolutivo, há a possibilidade de outro vínculo emocional entre os sonhadores, mesmo que não se conheçam. Pode ser que eles frequentem ou morem em um mesmo local, cenário do sonho, ou tenham passado por experiências parecidas e marcantes, envolvendo pessoas conhecidas, acontecimentos de grande repercussão, fenômenos naturais, tragédias. 


Para se ter ideia, em 2020, durante o primeiro ano da covid-19, foi publicado um estudo no periódico científico Frontiers in Psychology, revelando que mais da metade dos pesadelos àquela altura estava relacionada ao novo coronavírus. "Dois recorrentes envolviam estar com pessoas e todas sem máscara ou abraçá-las e depois perceber o perigo", diz Weingartner. 


Há também a justificativa de uma possível relação entre sonhos compartilhados e o déjà-vu (já visto, em francês), reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o sujeito a sensação convincente de que ele já tenha passado por algo, mesmo sem jamais ter vivenciado. 


Sonhos revelam sobre nós 


Sonhos até podem compartilhar imagens e sensações parecidas, indicando uma espécie de inconsciente coletivo. "Entretanto, um mesmo elemento nos sonhos de diferentes pessoas possui significados distintos", esclarece Yuri Busin. 


Lembre-se que eles são são como portas para o inconsciente e dão pistas importantes sobre você e seu cotidiano. "Por isso, para tentar compreendê-los, bem como as sensações que transmitem e lidar com eles, se precisar, busque ajuda de especialistas em saúde mental", diz o psicólogo. 


A seguir, conheça alguns sonhos que a ciência já examinou e compare com o que você sente:


▪ Sonhar que está voando: pode ter a ver com um desejo de autonomia ou de mudança, para tomar as próprias decisões sem depender de alguém ou de alguma situação que lhe faz sofrer. 


▪ Sonhar que está pelado: estaria relacionado à insegurança de se expor, ser visto e ouvido, seja por vergonha de si, falta de autoestima, dificuldade em se comunicar, culpa e remorso por determinadas atitudes, além de vulnerabilidade nas relações sociais.


▪ Sonhar com ondas gigantes: indicaria uma fase de grandes desafios pessoais. Por ter que a enfrentar, não é incomum você acabar submergido, uma metáfora para ansiedade e angústia. 


▪ Sonhar com dentes que caem: você pode estar se sentindo rebaixado, preocupado, sem confiança em si. Agora, se os dentes permanecem, mas quebrados, pode ser um sinal inconsciente para que resolva logo seus problemas, antes que piorem. 


▪ Sonhar que está fugindo: o perseguidor pode ser aquilo que se nutre, como ansiedade, medo ou pressão em relação a alguma situação pendente. 


▪ Sonhar que está no banheiro: se você estiver sentado no vaso sanitário, pode sugerir que você queira eliminar ou se ver limpo de algo negativo que tenha a ver consigo, com sua personalidade. 


▪ Sonhar com pessoas famosas: será que você tem tirado o foco de sua própria vida? Tem desperdiçado seu tempo à toa? Ou deseja alcançar fama e sucesso? São possibilidades. 


▪ Sonhar com entes que já morreram: em geral, teria a ver com lutos e tudo aquilo que se relaciona com eles, como saudade, insegurança, não aceitação, busca por orientação e presença física.


▪ Sonhar com sexo: não necessariamente estaria ligado à carência ou atração. Pode até ser, mas também com desejos em geral, incluindo o de se conhecer melhor e ter prazer consigo. 


▪ Sonhar com local desconhecido: pode ser que você esteja à procura de mudanças ou de novidades, ou esteja vivenciando um momento de insegurança ou apreensão com o futuro.

(Com informações do UOL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_05_2023

MARACANAÚ NÃO TEM MOTIVOS PARA TER FESTA DE 40 DIAS, COM O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA, COM BAIRROS DA PERIFERIA TOMADOS POR RUAS COM ESGOTOS A CÉU ABERTO E AUMENTO DE OBRAS INACABADAS

Há muito tempo, sai ano entra ano, a cidade Polo Industrial da Região Metropolitana da capital cearense, no comando de um mesmo grupo político desde 2005, cada vez mais se distancia de uma gestão pública condizente com uma cidade que está entre as que mais arrecadam no Estado. Agora em meio às denúncias do caos que muitas famílias maracanauenses estão passando com as unidades de saúde cada vez mais deixando a desejar no atendimento, e de muitas ruas nos bairros da periferia, sem pavimentação, com muita lama, perturbando a população com muitas doenças e sem nenhuma expectativa por parte da gestão sobre quando todos esses sérios problemas terão ações que diminuem significativamente o sofrimento de muita gente. AUMENTAR OS DIAS DA MAIOR FESTA DA CIDADE PARA SE AMOSTRAR PARA O ESTADO É DE UMA SACANAGEM IMENSURÁVEL COM MUITA GENTE REVOLTADA COM A GESTÃO MUNICIPAL PÍFIA. Falta de respeito, falta de empatia para com as famílias que estão vendo mais um ano se passar sem ver obras na maioria dos bairros para resolver os graves problemas do cotidiano. Como também não ver uma melhoria nos postos de saúde, nem na UPA e Hospital Municipal. Essas últimas US que podem passar por mais sufoco ainda com seis semanas de festa na cidade, em 2023. OUTRA, ESSA FESTA PODE SAIR MUITO CARA E ARRISCADA PARA QUEM VAI PARTICIPAR. Isso porque as marcas devem tabelar os preços altíssimos de comidas, bebidas e serviços no local da festa. O que as pessoas podem correr o risco de serem assaltadas e se endividarem muito. Percebe-se que durante esse evento, a poluição sonora se torna um inferno para muitas pessoas que precisam dormir para durante o dia trabalhar e/ou estudar. Os idosos e pets também acabam sofrendo muito, com o grande barulho. Enfim, o grupo político que é profissional no Pão e Circo e nos modus operandi de ganhar eleições a qualquer preço, parece que vai terminar o ciclo à frente da Prefeitura sem se ajeitar, e uma grande parte dos maracanauenses contam os meses para se livrar destas décadas perdidas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários