Doenças inflamatórias intestinais: o que são e como tratar

 A doença inflamatória pode acometer qualquer faixa etária, mas é comum aparecer em jovens adultos. As doenças inflamatórias intestinais acometem, principalmente, pessoas entre os 15 e 40 anos de idade e após os 60 ou 70 anos



As doenças inflamatórias intestinais (DIIS) são enfermidades que acometem cerca de 10 milhões de pessoas no mundo todo, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Muitas vezes, essa inflamação é tratada como virose, por ter a dor abdominal como seu principal sintoma. No entanto, é uma doença autoimune, com causas multifatoriais.


As DIIS podem ser agravadas caso o paciente seja tabagista ou consuma muitos alimentos transgênicos. “São diversos fatores, desde os genéticos até o sistema imunológico, mas aqueles que somos expostos no nosso dia a dia, trazem um agravamento, na medida em que o país se desenvolve e se industrializa”, explica Andrea Vieira, vice-presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).


PREVALÊNCIA


A doença inflamatória pode acometer qualquer faixa etária, mas é comum aparecer em jovens adultos. As doenças inflamatórias intestinais acometem, principalmente, pessoas entre os 15 e 40 anos de idade e após os 60 ou 70 anos.


DIAGNÓSTICO


A especialista aconselha a realização de exames de rotina, já que se trata de uma doença autoimune e o diagnóstico precoce é crucial.


Para identificar se a pessoa é acometida pela DII, é necessário fazer exames laboratoriais, de sangue e de fezes, além de exames de imagem e videocolonoscopia.


No entanto, Andrea destaca a importância de manter uma rotina alimentar saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos, para uma melhor qualidade de vida.

(Com informações do Jornal Jangadeiro)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_05_2023

ABSURDO! COM POUCAS OBRAS REALIZADAS, EM CERCA DE DUAS DÉCADAS NO PODER EM MARACANAÚ, EM VEZ DE INAUGURAR UMA NO DIA DO TRABALHO, HÁ ALGUMAS SEMANAS, E SER CHAMADA AVENIDA DO TRABALHADOR, DE FORMA DESCARADA DERAM PREFERÊNCIA NO DIA DO ANIVERSÁRIO DO POSSÍVEL CANDIDATO DA PREFEITURA, DAQUI À 16 MESES, E COM A MAIOR GASTANÇA

A gestão de um grupo político no comando de uma Prefeitura pode não se transformar durante os mandatos que se mantém no poder. E que uma cidade deixará de obter muitas realizações, podendo ter décadas perdidas. Em Maracanaú, mesmo com 18 anos no poder, um grupo político age como se a Prefeitura fosse desse. Quando de forma repugnante inaugura uma Avenida, com muito tempo de atraso, e no dia do aniversário natalício do chefe desse grupo. EM VEZ DE TER INAUGURADO HÁ 3 SEMANAS, NO DIA DO TRABALHO com uma festa para os trabalhadores. E O LOGRADOURO DEVERIA SER CHAMADO AVENIDA DO TRABALHADOR, já que é no Distrito Industrial. O que homenagearia dezenas de milhares de trabalhadores da cidade em vez de só uma homenagem póstuma a quem a maioria dos maracanauenses não conhece. Outro absurdo foi essa obra custar quase R $ 40 milhões e ser concluída só depois de muito tempo, parecendo intencional, há 16 meses das próximas Eleições Municipais. Com realização de uma festa do possível candidato a prefeito da Prefeitura, na tentativa de se perpetuar no poder. O que pode adiar o início de um novo ciclo com a reconstrução da cidade de Maracanaú. AINDA MAIS ESTA OBRA INAUGURADA NESTE 21 DE MAIO, NO DISTRITO INDUSTRIAL, ERA PARA TER SIDO FEITA NA DÉCADA RETRASADA, SE O GRUPO QUE AINDA ESTAR NO PODER EM MARACANAÚ TIVESSE SE ALIADO COM O ESTADO. Mas não, em 18 anos à frente da Prefeitura de Maracanaú, só pensando nele, o chefe do grupo político no comando desde 2005 não se aliou, um segundo, ao Governo do Estado. O que estagnou Maracanaú, com as milhares de novas vagas de emprego e novas empresas que era para vir para a ótima gente maracanauense, foi para as outras cidades da Região Metropolitana. PIOR, PARECE QUE PARA NÃO SAIR MAIS FEIO AINDA PARA ESSE CHEFE POLÍTICO, ESSE DEU UM PRESENTE GREGO O POVO COM MEGA EMPRÉSTIMOS DE R $ CENTENAS DE MILHÕES. Para só assim conseguir fazer esta Avenida que fará homenagem póstuma a quem a maioria dos maracanauenses não conhecem. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários