Dia do trabalhador: momento de reflexão sobre educação financeira

 


Você sabe como surgiu o Dia do Trabalhador? Ou é apenas mais um feriado para você?

O Dia do Trabalhador surgiu a partir de uma greve realizada por trabalhadores americanos em 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago. Na época, os trabalhadores reivindicavam melhores condições de trabalho, entre outras demandas.

A  greve se estendeu por vários dias e teve confrontos violentos com a polícia. Em 3 de maio, ocorreu uma manifestação que culminou em um confronto com as autoridades e várias mortes. No dia seguinte, houve uma explosão durante um protesto na Praça Haymarket, que resultou em mais mortes e feridos.

Apesar dos acontecimentos trágicos, a luta dos trabalhadores resultou em algumas conquistas, como a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, que antes eram de até 18 horas diárias.

Assim, o Dia do Trabalhador foi instituído como uma homenagem aos trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho, e é comemorado em 1º de maio em diversos países ao redor do mundo.

TRABALHO E FINANÇAS PESSOAIS

O Dia do Trabalhador pode ser uma oportunidade para refletir sobre as finanças pessoais, uma vez que o trabalho é uma fonte importante de renda para a maioria das pessoas.

Algumas dicas para cuidar das finanças pessoais incluem estabelecer um orçamento, poupar regularmente, evitar gastos desnecessários e investir em educação financeira para tomar decisões conscientes sobre dinheiro, como sempre falamos por aqui


Mas, além de dicas, fica a reflexão sobre a importância de entendermos mais a fundo sobre Educação Financeira. O trabalho e a educação financeira são temas interligados, uma vez que o trabalho é uma das principais fontes de renda para a maioria das pessoas e, portanto, é importante saber como gerenciar de forma adequada essa renda a fim de alcançar uma vida financeira saudável e equilibrada.

A educação financeira é um processo de aprendizado contínuo que ajuda as pessoas a entender melhor como gerenciar seus recursos financeiros, tomar decisões conscientes sobre dinheiro e planejar o futuro. Quando as pessoas têm uma boa educação financeira, elas estão mais bem preparadas para lidar com os desafios financeiros que surgem ao longo da vida, tais como o pagamento de dívidas, a compra de uma casa ou aposentadoria.

É muito importante que você e, quem sabe, a sua empresa, invistam em Educação Financeira para seus colaboradores, pois isso permite melhor qualidade de vida e melhorias diretas no trabalho.

Exiatem, hoje, muitas iniciativas neste sentido: empresas que proporcionam palestras sobre Educação Financeira a seus funcionários (sei disso porque eu mesma já ministrei várias palestras sobre este tema e sempre é muito bem recebido e interativo com as pessoas).

Então, nem que seja pela redução do tempo de trabalho, vale a pena um momento de agradecimento a quem lutou por nós. Vamos dar valor ao nosso suor e a renda que assim recebemos, pensando e planejando melhor nossos gastos para uma vida um pouco mais saudável.

Fica a dica. Até a próxima.

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @anima.consult 

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora.

(Com informações do Diário do Nordeste)


 #Artigo_Semanal_em_01_05_2023

MARACANAÚ COM "(DES) QUALIFICA" DOS SERVIDORES CADA VEZ MAIOR E PRESTES A COMPLETAR 20 ANOS SEM CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS CARGOS, E A ESTAGNAÇÃO DE EMPREGO NO POLO INDUSTRIAL, POR CAUSA DE UM GRUPO POLÍTICO QUE CADA VEZ MAIS DEIXA MUITO A DESEJAR FAZ DO 1° DE MAIO UM DIA DE SE APEGAR À ESPERANÇA QUE A GRANDE TRANSFORMAÇÃO ESTAR A 20 MESES PARA COMEÇAR, JUNTO COM O NOVO CICLO NA PREFEITURA

De 2005 pra cá, em Maracanaú, percebemos que não teve um momento de impulso no serviço público e na geração de emprego no Polo Industrial. Por conta da má gestão municipal de um mesmo grupo há 18 anos, o que vimos foi os empregos que deveriam ter vindo para o Polo Industrial maracanauense irem para outras cidades da RMF. Onde os prefeitos priorizando o bem estar da população, quase sempre foram aliados do Governo do Estado, que por sua vez, quase sempre aliado ao Governo Federal, se tornando possível encher a maioria das outras cidades da RMF de recursos e geração de empregos na indústria, mais seleção pública e concurso público nas prefeituras. ENQUANTO ISSO EM MARACANAÚ! Fez foi piorar a condição de trabalho de uma grande parte do quadro de servidores públicos, que a gota d'água foi o Programa de contratações (Des) Qualifica que trata o trabalhador de forma absurda, contando mais ainda os direitos trabalhistas e salário paupérrimo. Já no setor industrial, as empresas instaladas na cidade sem uma contrapartida razoalvel da Prefeitura, de forma direta ou indireta, parece que preferiram não ampliar. Para gerar mais arrecadação a Prefeitura poderia criar vagas de empregos nos órgãos públicos. Houve também a estagnação do Polo Industrial, tudo isso devido a eterna oposição burra do grupo político que se perpetuou no poder, já há 18 anos. O que só fez Maracanaú despencar nos índices econômicos e sociais. Que culminou com duas decadas perdidas. Isso para duas gerações - a Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010. A primeira por falta de empregos e políticas públicas para a educação, como também para a juventude. A segunda porque até a pré-adolescência praticamente tiveram tudo que uma cidade Polo Industrial e uma das que mais arrecada no Estado deveria oferecê-la, culminando com uma perspectiva de futuro desolador. UM ABSURDO NÃO TERMOS UM DIA DE COMEMORAÇÃO DO DIA DO TRABALHADOR NA CIDADE, POR FALTA DE MOTIVOS. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários