Com as boas chuvas, Ceará chega a 58 açudes sangrando e atinge a maior reserva hídrica dos últimos dez anos

Dentre os 157 açudes monitorados, jsangraram 58 açudes. O ano de 2011 foi o último ano que esta marca foi atingida e superada, segundo a Cogerh. Faltando mais 10 sangrarem para bater o recorde de 12 anos atrá quando 67 açudes sangraram, dentre os 135 que eram monitorados. Hoje, simultaneamente


Com o volume das águas que caíram nos últimos dias nas cidades cearenses, o Ceará chegou a 58 açudes sangrando e registrou volume de 8,15 bilhões de metros cúbicos (44% da capacidade total no estado). Essa é a maior reserva armazenada desde janeiro de 2013. No começo deste ano, o percentual era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico. As informações foram repassadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).


As regiões Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%. Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas. A Cogerh informou, no entanto, que as regiões do Curu, Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe se mantêm em estado “crítico”, todas abaixo dos 30% de volume, apesar dos bons aportes.


A Bacia do Banabuiú passou de situação “muito crítica” (reservas abaixo de 10%) no começo deste ano para “em alerta” (entre 30% e 50%) nesta quarta-feira, percentual alcançado pela última vez em setembro de 2013.


As recargas são bem-vindas na região que, há pelo menos uma década, convive com insegurança hídrica em função do prolongado período de estiagem.


Do início do ano até hoje, foram quase 600 milhões de metros cúbicos de volume na bacia, sendo o segundo maior aporte do Ceará. Todos os 19 açudes monitorados na bacia do Banabuiú estão em condições melhores do que estavam no início do ano.


Açudes do Ceará


Em 2023, dentre os 157 açudes monitorados, já sangraram 58 açudes. O ano de 2011 foi o último ano que esta marca foi atingida e superada, segundo a Cogerh. Há 12 anos, 67 açudes sangraram, dentre os 135 que eram monitorados. Hoje, simultaneamente 57 açudes encontram-se sangrando. A única vez que este valor foi superado nesta data foi em 2004.


Os três maiores açudes cearenses seguem com bons aportes, atingindo os maiores níveis dos últimos anos. O Açude Orós, por exemplo, chegou a 4,7% no começo de 2020 e, agora, já se encontra com 56%, melhor número desde março de 2013.


O Açude Banabuiú chegou a estar praticamente seco entre 2015 e 2018, no auge da seca, e hoje possui 28,4%, marca vista pela última vez em outubro de 2013. A reserva mais que triplicou em menos de um mês em 2023.


Já o gigante Castanhão estava com 2,1% em 2018, mas continua recuperando volume, que agora bate 27%, maior percentual desde dezembro de 2014.

(Com informações do Ceará Agora) 


#Artigo_Semanal_em_03_04_2023

A SEMPRE FALTA DE CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS OS CARGOS EM MARACANAÚ, HÁ QUASE DUAS DÉCADAS, PODE ESTAR PRÓXIMO DO FIM DESSA IMORALIDADE? 

O que está acontecendo desde 2005 em Maracanaú, a falta de seriedade para com o funcionalismo público municipal, não ser contratados através de concurso público, parece que só vai mudar quando findar o ciclo do grupo político que está há 18 anos no Poder Municipal. Porque há quase duas décadas só fez piorar os contratos de trabalho de muitos funcionários públicos, que nos últimos anos, com o novo Programa de Contratação Qualifica está cada vez menor o salário. Como também os benefícios dos profissionais, sem falar que esses não tem todos os direitos trabalhistas contemplados. RECURSOS QUE DAVA PARA REALIZAR CONCURSO PÚBLICO EM MARACANAÚ PERIODICAMENTE ESTAR SERVINDO PRA QUE? O que parece que por cerca de uma década e meia, dentre outros absurdos, foi para a contratação desordenada de indicados dos políticos que estão na Prefeitura. E a partir da atual década estar sendo para entupir mais ainda os órgãos públicos do município com ex-políticos e ex-secretários de outras cidades e mais muitos indicados por esses, para ocuparem cargos do alto e médio escalão. Com o objetivo do chefe do grupo político que se perpetua em Maracanaú turbinar seu capital político estadual para ainda tentar chegar ao Governo do Estado, mesmo sendo apoiando um político. Com isso teve a ideia, desgraçada, de explorar mais ainda os maracanauenses que ocupam o baixo-escalão na Prefeitura. Ao inventar o Qualifica que na boca do povo é chamado de Desqualifica a dignidade dos trabalhadores, isso sim. COMO UM CICLO POLÍTICO TEM DURAÇÃO DE CERCA DE 20 ANOS, SEGUNDO A CIÊNCIA POLÍTICA, ENTÃO PODE TER CONCURSO PÚBLICO SÓ A PARTIR DE 2025? Pois é! Com a chegada de um novo grupo apoiada por boa parte da população maracanauense Anti-Robertista e Anti-Julista, que uma Terceira Via composta por milhares de cidadãos capacitados para ser aprovados em um concurso para todos os níveis de escolaridade, poderá ter a reconstrução no serviço público maracanauense. Com funcionários usufruindo de todos seus direitos trabalhistas e um salário digno de um concursado. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários