Saiba para onde vão os impostos que voce paga

“A destinação que é dada a cada um deles depende de em qual categoria eles estão alocados. Uma taxa, por exemplo, só pode ser cobrada se houver um serviço público sendo oferecido ao cidadão. E o dinheiro arrecadado por essa taxa deve ser utilizado apenas para manutenção da oferta desse serviço”, explica o economista.


Pagar os impostos é um dever do cidadão, mas saber para onde vão esses recursos recolhidos é um dever do estado. De acordo com a Receita Federal, o dinheiro que é pago pelos brasileiros é utilizado diretamente pelo Governo Federal, uma parte retorna aos estados e municípios e devem ser aplicadas nas suas administrações.


O economista Thiago Holanda, explica que a divisão da verba para taxas ou impostos deve ser administrada a partir de aplicações, seja feita pelos estados e municípios destinados para áreas específicas, ou consideradas essenciais.


“A destinação que é dada a cada um deles depende de em qual categoria eles estão alocados. Uma taxa, por exemplo, só pode ser cobrada se houver um serviço público sendo oferecido ao cidadão. E o dinheiro arrecadado por essa taxa deve ser utilizado apenas para manutenção da oferta desse serviço”, explica o economista.


Thiago explica ainda que os impostos que são campeões de arrecadação em regra não possuem uma destinação específica e os governos podem utilizá-los de diversas formas, como por exemplo, com obras de infraestrutura, tais como construção de hospitais e escolas ou mesmo construção de novas estradas.


“Outra destinação desse dinheiro é também para a manutenção do funcionalismo público, e de acordo com dados do tesouro nacional, o Brasil hoje gasta mais de 12% do PIB apenas com folha de pagamento para servidores”, complementou o economista.


De acordo com o economista, também existem algumas restrições e as arrecadações não são suficientes para o investimento em algumas áreas.


"Das diversas restrições da própria lei que tornam obrigatória a aplicação desse dinheiro em áreas como por exemplo saúde e educação. Porém, mesmo essas áreas essenciais, ainda não alcançam os montantes que são gastos com outras áreas tais como previdência social ou com o pagamento da própria dívida pública brasileira. E isso infelizmente tem prejudicado o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, conclui o economista.

(Com informações do Jornal Jangadeiro)


#Artigo_Semanal_em_06_03_2023 

MARACANAÚ 40 ANOS: SÓ DOIS GRUPOS NA GESTÃO EM 34 ANOS, SE QUER UM HOSPITAL MUNICIPAL AINDA FOI CONCLUÍDO, NEM ESCOLA MUNICIPAL NO MODELO PADRÃO E CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIA E ESPORTE TAMBÉM

Desculpa que não tem recursos não cola, numa cidade Polo Industrial e que estar entre as que mais arrecadam no Estado. Gestões que ainda deixam muito a desejar fez a geração de emprego nas indústrias despencar, por conta que as empresas estão preferindo instalar novas unidades em outras cidades da RMF, onde a gestão municipal é aliada ao Estado. Dessa forma, podendo ser ofertadas mais vantagens aos investidores. Sem, Maracanaú, ainda ter entrado na lista das cidades cearenses que estão no topo nacional de destaques na educação pública municipal. Os maracanauenses ainda não têm condições para se tornarem mão de obra especializada que atrairia as empresas modernas para Maracanaú. Não tem creches modelo padrão, permanece há décadas as crianças ocupando casas inadequadas, indicadas por políticos e profissionais sem a devida capacitação para potencializarem o desenvolvimento e socialização dos filhos (as) da Ótima Gente Maracanauense. Sem o devido cuidado a população idosa que se adoece seriamente e foi levada às Unidades de Saúde de Maracanaú, só uma parte consegue sobreviver. Sem um programa assistencial para evitar a evasão escolar. O TRANSPORTE GRATUITO PARA OS ESTUDANTES DEIXA MUITO A DESEJAR, COM A DEMORA DE QUASE UMA HORA PARA PASSAR UM ÔNIBUS NAS PARADAS E OS ESTUDANTES PREFEREM ANDAR KILOMETROS DO QUE A MONÓTONA ESPERA NAS PARADAS QUE POUCAS SÃO COBERTAS. A Mobilidade Urbana estar longe de ser digna de uma cidade industrial de centenas de milhares de habitantes, prejudicando a população e o comércio. Sem um Sistema de Integração no Transporte Coletivo, e uma frota de ônibus que atende da forma devida, numa cidade que tem muitos recursos públicos. ENTÃO, A APROXIMAÇÃO DE UM NOVO CICLO COM UMA TERCEIRA VIA COM UM COMANDO DE QUEM MORA HÁ DÉCADAS EM MARACANAÚ E NÃO INTEGROU AS OUTRAS VIAS, QUE TEM A PRETENSÃO DE FAZER O QUE NÃO FIZERAM EM 40 ANOS É O QUE TEM PARA SE COMEMORAR NESTE 6 DE MARÇO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários