Sai pra lá, empacho! 5 dicas para acabar com gases e inchaços

Todo mundo conhece o desconforto de comer e ficar inchado e com gases. Por isso, a gastroenterologista e endoscopista Melka Jovino dá dicas de como evitar o empachamento e quando procurar ajuda médica


 

Hábitos alimentares


O primeiro passo para combater gases e inchaços é prestar atenção na maneira que você está comendo. Comer rápido demais, conversando ou ingerindo líquidos pode favorecer o empachamento. Outro fator influenciador é não mastigar bem o alimento, ou mascar muito chiclete e ingerir muitas bebidas gaseificadas.


Observar a dieta


Depois de melhorar os hábitos, preste atenção na sua dieta. Se você ficar inchado ou com gases após comer alimentos específicos, vale a pena se questionar se o problema não é alguma intolerância alimentar. Por outro lado, algumas comidas tendem a causar o empachamento por serem fermentadoras naturais e ricas em fibra.


Por exemplo: brócolis, repolho, ovos e feijão. Não precisa parar de comê-los, mas tentar equilibrar o consumo.


Deixando o feijão de molho


No caso do feijão, é importantíssimo fazer o remolho. Deixe os grãos de molho da noite para o dia. No outro dia, você vai notar uma espuminha branca, uma das agentes que provocam os gases. Lave o feijão depois do molho e cozinhe-o com água nova e limpa.


Algumas pessoas recomendam ferver o feijão com a panela destampada até subir um pouco mais de espuma, retirá-la e aí, sim, cozinhar o feijão na pressão. Mas o primeiro remolho já é suficiente.


Fazer exercícios físicos


Nem tudo é só alimentação. O nosso corpo também precisa de exercícios físicos para ter um metabolismo eficiente. Muitas vezes, o inchaço e os gases vêm da constipação intestinal. Exercícios rotineiros devem ajudar nesse quesito.


Atenção a possíveis patologias


Nem tudo é só alimentação. O nosso corpo também precisa de exercícios físicos para ter um metabolismo eficiente. Muitas vezes, o inchaço e os gases vêm da constipação intestinal. Exercícios rotineiros devem ajudar nesse quesito.

(Com informações do O Povo Online)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_27_03_2023

SOLUÇÃO PARA A SAÚDE PÚBLICA DE MARACANAÚ SÓ É POSSÍVEL COM O SURGIMENTO DE UM NOVO CICLO NA GESTÃO MUNICIPAL

Pode colocar ex-deputado, ex-prefeito, liderança estadual, até mesmo um médico, que não vai melhorar da forma que Maracanau, uma Cidade Polo Industrial, uma das que mais arrecada no Estado, deveria ser contemplada. Pois, percebemos que os Postos de Saúde e o Hospital Municipal de Maracanaú só não tem um melhor atendimento por que faltam mais recursos financeiros que a Prefeitura prefere gastar com outras coisas que não são de maior interesse da maioria da população. Por exemplo, a gastança para contratar aliados políticos, a torto e a direita, inchando a folha salarial dos servidores; além do devido, e aí falta dinheiro para melhorar a estrutura das Unidades de Saúde. Outro motivo que faz a saúde pública maracanauense, nas últimas décadas, não ser como deveria é a falta de maior capacitação dos funcionários, que devido grande parte ser indicação política, não importa para o grupo político que estar na Prefeitura, se seus indicados são muito capacitados para atender melhor a população como um todo. Se atender os fura filas amigos dos políticos já estará bom. Por isso que ainda estão no poder, pois formas como essa de tirar da maioria para beneficiar só o eleitorado de quem estar no poder; é o que ainda estagna Maracanaú, há quase duas décadas; Outra desgraça que acomete a Saúde Pública de Maracanaú é o grupo político que estar desde 2005 na gestão municipal nunca ter sido aliado do Estado, por causa da falta de empatia, antiética, incompetência, desumanidade e egocentrismo do chefe do grupo político que atrasa Maracanaú, desde a década retrasada.  Daí, percebemos que Maracanaú deixou de receber dezena de R $ milhões para concluir o Hospital Municipal e ter Postos de Saúde Padrão MS, que teria evitado muitas mortes e sofrimento de boa parte da população de Maracanaú, além da qualidade possível em uma cidade de grande poder de arrecadação, se tiver uma gestão municipal que preste  POR ISSO A SAÚDE PÚBLICA DE MARACANAÚ DEVE MELHORAR SÓ DAQUI A 21 MESES, QUANDO UM NOVO CICLO DEVE CHEGAR E SE INSTAURAR NA PREFEITURA DE MARACANAÚ? Então, levando em conta que um ciclo político tem duração de cerca de 20 anos, o atual ciclo em Maracanaú deve chegar ao fim no próximo ano e a Terceira Via irá mostrar como que se faz Saúde Pública como Maracanaú deve ter. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários