Ceará: Ar condicionado nos ônibus já tem definição de quando vai começar a ser religado na área urbana

Uma volta paulatina, porque tem que haver manutenção do ar-condicionado.  Toda a frota terá ar-condicionado, de forma a dar qualidade e garantir quantidade, na capital cearense


O uso do ar-condicionado nos ônibus de Fortaleza, interrompido há quase 3 anos, desde o início da pandemia, deve retornar em toda a frota até o início de agosto, segundo o prefeito Sarto Nogueira. A declaração foi dada nesta quarta-feira (8), um dia após o anúncio do aumento da tarifa no transporte público.


A utilização do equipamento nos cerca de 1.300 ônibus, conforme Sarto, é um dos termos da negociação entre a Prefeitura Municipal e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) para o reajuste, que subiu a passagem inteira de R$ 3,90 para R$ 4,50.


"Negociamos a instalação de imediato de toda a frota de ar-condicionado. Uma volta paulatina, porque tem que haver manutenção do ar-condicionado. Até o fim de julho, começo de agosto, toda a frota terá ar-condicionado, de forma a dar qualidade e garantir quantidade", disse Sarto em um evento público.


Nenhum ônibus roda com climatização desde 16 de março de 2020 para evitar a transmissão da Covid-19, conforme decisão do Sindiônibus. Na época, o Estado registrava os primeiros casos da doença. Mesmo com os índices em queda, o equipamento não foi reposto na frota.


Essa, então, se tornou uma demanda popular devido ao desconforto ampliado nos trajetos comumente lotados entre os bairros da cidade. A falta de climatização prejudica os passageiros não só em dias quentes, mas também no período chuvoso, quando as janelas são fechadas para proteger da água e geram um abafamento. 


AUMENTO CONTRADITÓRIO


O anúncio do aumento do preço da passagem de ônibus de Fortaleza foi anunciado na última terça-feira (7), 2 meses após o prefeito anunciar que não haveria reajuste neste ano.


Em entrevista à TV Verdes Mares, no dia 29 de dezembro de 2022, o gestor comentou que a tarifa de ônibus da capital cearense deveria permanecer em R$ 3,90. O valor estava em vigor desde janeiro do ano passado.


"Hoje, a Prefeitura aporta para o sistema R$ 3 milhões por mês para que a passagem fique em R$ 3,90. Ano que vem (2023) não deveremos ter aumento da passagem de ônibus", afirmou à época.


Porém, a Prefeitura anunciou que a passagem teve reajuste de 15%, aumentando a inteira de R$ 3,90 para R$ 4,50. Por outro lado, a meia, que era de R$ 1,80, vai cair para R$ 1,50. 


Os novos valores entrarão em vigor 10 dias depois da publicação da medida no Diário Oficial do Município (DOM).

(Com informações do Diário do Nordeste)



#Artigo_Semanal_em_06_03_2023 

MARACANAÚ 40 ANOS: SÓ DOIS GRUPOS NA GESTÃO EM 34 ANOS, SE QUER UM HOSPITAL MUNICIPAL AINDA FOI CONCLUÍDO, NEM ESCOLA MUNICIPAL NO MODELO PADRÃO E CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIA E ESPORTE TAMBÉM

Desculpa que não tem recursos não cola, numa cidade Polo Industrial e que estar entre as que mais arrecadam no Estado. Gestões que ainda deixam muito a desejar fez a geração de emprego nas indústrias despencar, por conta que as empresas estão preferindo instalar novas unidades em outras cidades da RMF, onde a gestão municipal é aliada ao Estado. Dessa forma, podendo ser ofertadas mais vantagens aos investidores. Sem, Maracanaú, ainda ter entrado na lista das cidades cearenses que estão no topo nacional de destaques na educação pública municipal. Os maracanauenses ainda não têm condições para se tornarem mão de obra especializada que atrairia as empresas modernas para Maracanaú. Não tem creches modelo padrão, permanece há décadas as crianças ocupando casas inadequadas, indicadas por políticos e profissionais sem a devida capacitação para potencializarem o desenvolvimento e socialização dos filhos (as) da Ótima Gente Maracanauense. Sem o devido cuidado a população idosa que se adoece seriamente e foi levada às Unidades de Saúde de Maracanaú, só uma parte consegue sobreviver. Sem um programa assistencial para evitar a evasão escolar. O TRANSPORTE GRATUITO PARA OS ESTUDANTES DEIXA MUITO A DESEJAR, COM A DEMORA DE QUASE UMA HORA PARA PASSAR UM ÔNIBUS NAS PARADAS E OS ESTUDANTES PREFEREM ANDAR KILOMETROS DO QUE A MONÓTONA ESPERA NAS PARADAS QUE POUCAS SÃO COBERTAS. A Mobilidade Urbana estar longe de ser digna de uma cidade industrial de centenas de milhares de habitantes, prejudicando a população e o comércio. Sem um Sistema de Integração no Transporte Coletivo, e uma frota de ônibus que atende da forma devida, numa cidade que tem muitos recursos públicos. ENTÃO, A APROXIMAÇÃO DE UM NOVO CICLO COM UMA TERCEIRA VIA COM UM COMANDO DE QUEM MORA HÁ DÉCADAS EM MARACANAÚ E NÃO INTEGROU AS OUTRAS VIAS, QUE TEM A PRETENSÃO DE FAZER O QUE NÃO FIZERAM EM 40 ANOS É O QUE TEM PARA SE COMEMORAR NESTE 6 DE MARÇO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários